Como um bom planejamento financeiro influencia no sucesso pessoal?

Muitas pessoas não dão a devida importância de se planejar financeiramente, o que acaba resultando em dívidas e, quando acontecem imprevistos, muitas vezes essas pessoas ficam um pouco perdidas e sem saber como solucionar os problemas que surgiram. 

 

Um bom planejamento financeiro é algo essencial na vida das pessoas, pois as ajuda a ficarem preparadas exatamente para possíveis situações inconvenientes e que não estavam nos planos que possam vir a acontecer. 

 

Além do mais, planejar-se financeiramente te ajuda a utilizar o seu dinheiro de forma mais sábia, organizada, disciplinada e totalmente consciente. O número de pessoas endividadas no Brasil cresce mais a cada ano, e isso acontece exatamente porque não possuem um bom planejamento financeiro.

 

E para que você não faça parte deste grupo de pessoas, neste artigo você irá saber mais sobre o planejamento financeiro pessoal, o que ele é, porque fazê-lo e como ele pode influenciar diretamente no seu sucesso pessoal. 

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro pessoal é uma organização de etapas financeiras para atingir uma meta ou objetivo pessoal. Com a elaboração de um bom planejamento financeiro, você consegue organizar suas finanças e fazer o seu dinheiro ser mais produtivo.

 

Ou seja, você consegue evitar dívidas e consegue alcançar as metas e objetivos pessoais que você estabeleceu para si, de forma mais rápida, eficiente e organizada. O que influencia diretamente no alcance do sucesso e da satisfação pessoal.

Por que fazer um planejamento financeiro?

É importante fazer um bom planejamento financeiro pessoal para poder realizar todos os objetivos e metas que você almeja. Além disso, você conseguirá estar sempre preparado para imprevistos e será capaz de evitar dívidas e fazer contas com coisas que não são realmente necessárias naquele momento. 

 

Afinal de contas, uma verdade universal é que muitas pessoas se deixam levar pelo capitalismo e pelo consumismo, fazendo com que elas comprem coisas em demasiada escala sem que todas elas sejam realmente necessárias naquele momento. 

 

Um planejamento financeiro é uma forma de se auto disciplinar e impedir a você mesmo de gastar dinheiro com coisas desnecessárias, a fim de guardá-lo para alcançar um objetivo auto estabelecido.

Como um bom planejamento financeiro influencia no sucesso pessoal?

Agora que você já sabe o que é um planejamento financeiro pessoal e porque é importante fazê-lo, você verá logo em seguida todos os benefícios que fazer um bom planejamento financeiro pode te conceder. 

 

Ainda assim, é importante ressaltar que não adianta apenas planejar, é preciso se disciplinar, e não se desviar da meta do seu planejamento financeiro pessoal. Isso é imprescindível para que ele funcione da maneira correta. 

Aquisição de bens e conquistas

Com o corte de gastos desnecessários você consegue adquirir novos bens e novas conquistas que tanto almeja e que são verdadeiramente necessárias em sua vida. Por exemplo, tirar sua CNH (ou renová-la), fazer aquela reforma na casa que você tanto deseja há tempos, comprar um carro 0 Km, adquirir uma casa própria, e muitas outras coisas.

Menos endividamentos

O maior causador de problemas financeiros é o acúmulo de dívidas. Muitas vezes, quando as dívidas são muitas e realmente altas, as pessoas costumam fazer empréstimos em bancos, o que só piora a situação toda. 

 

Com um planejamento financeiro bem organizado, você evitará acumular dívidas desnecessárias, pois pensará duas vezes antes de passar o cartão de crédito por motivos triviais.

 

E todos os meses terá o dinheiro exato para pagar todas as suas contas que são realmente necessárias, como as contas da casa, mercado do mês, faculdade, transporte e tudo que é realmente importante. 

Lazer

Quem nunca deixou de ir há algum passeio ou deixou de fazer aquela viagem dos sonhos por conta da falta de dinheiro que atire a primeira pedra. Com um planejamento financeiro pessoal adequado, isso nunca mais vai acontecer e você poderá se programar e organizar aquela viagem que sempre quis fazer.

 

Para isso, basta incluir a sua viagem ou o passeio que deseja realizar em seu planejamento financeiro, faça essa viagem ser como um dos seus objetivos, pesquise valores e comece a pagar. 

 

Assim, você aproveitará ao máximo essa viagem tão esperada sem dívidas e sem nenhuma preocupação a mais. 

Qualidade de vida

E claro, com um bom planejamento financeiro e podendo ir dormir todas as noites tranquilamente por não ter preocupações com dívidas e contas atrasadas, a sua qualidade de vida irá melhorar consideravelmente.

 

Problemas de ansiedade, estresse, pressão alta, insônia e outros problemas de saúde que costumam aparecer em pessoas que possuem um mau planejamento financeiro, são coisas que você não precisará mais se preocupar. 

 

Pois todas as suas contas estarão sempre em dia e você ainda poderá aproveitar as maravilhas que a vida tem a oferecer, como passeios e viagens com a família e amigos e claro, a satisfação de alcançar o sucesso pessoal.



Diga-nos o que achou do post: