A queda de cabelo deve ser vista com atenção. A condição pode ser resultado de uma situação passageira, como um momento de estresse, ou reflexo de alguma doença.
Logo, para saber o que tem causado a queda de cabelo e como tratar, é fundamental procurar por aconselhamento médico junto a um dermatologista.
Exames diagnósticos colaboram na correta identificação das causas da queda capilar, tornando a indicação do tratamento mais assertiva.
Veja a seguir as possíveis causas para queda de cabelo e como tratá-las.
O que causa a queda de cabelo?
Diversas situações colaboram diretamente para a queda de cabelo. As mais corriqueiras são:
- Estresse;
- Má alimentação;
- Tabagismo;
- Incorrera higienização dos fios;
- Mantê-los preso o tempo todo;
- Uso inadequado de produtos;
- Secador e/ou chapinha;
- Procedimentos químicos;
- Pós-parto;
- Entre outras.
Todas fazem com que a queda se acentue, ultrapassando o limite diário da queda tido como normal — 100 fios ao dia.
Além dos fatores relacionados acima, doenças no couro cabeludo também ajudam na queda de cabelo, sendo essas doenças: alopecia androgênica; alopecia areata, eflúvio telógeno e o eflúvio anágeno.
Assim que identificada uma queda anormal dos fios, é importante o aconselhamento junto a um dermatologista, sendo ele o profissional de medicina que conseguirá avaliar o caso de forma individualizada e indicar o tratamento mais adequado.
Analisando a queda dos fios
A consulta com o dermatologista colabora no correto diagnóstico. Em consultório, além da análise clínica dos fios e do couro cabeludo, o profissional pode realizar o exame de tricoscopia.
Com ele, são analisados o couro cabeludo e a estrutura dos fios, dando uma percepção melhor da situação. O diagnóstico é complementado com a solicitação de um hemograma, para análise fisiológica do paciente.
Só com os resultados em mãos é que ocorre a indicação do tratamento para queda de cabelo. Sem todos esses cuidados, o diagnóstico pode ser incorreto e qualquer medida pode piorar o quadro de queda de cabelo.
Tratamentos para queda capilar
Com base na análise criteriosa do paciente, os tratamentos para queda de cabelo podem ser: indicação de medicamentos tópicos e/ou oral.
Entre os tratamentos tópicos está o uso de shampoos específicos de combate a queda, assim como a aplicação de tônicos capilares, sessões de LED e a mesoterapia capilar.
A mudança de alguns hábitos também faz parte do tratamento para queda de cabelo. O dermatologista explicará a forma correta de higienização dos fios, de aplicação de produtos, além de dar dicas de como manter os fios saudáveis.
Costuma ser solicitado a suspensão do uso de chapinhas e de tratamentos químicos enquanto a queda acentuada não sessar.
Já os medicamentos de uso oral são indicados quando a queda de cabelo é resultado de alguma disfunção hormonal, situação comum a homens e mulheres. Os pacientes com tendência genética a calvície, devem fazer acompanhamento periódico junto ao dermatologista.
Só assim será possível minimizar a queda de cabelo, tornando-se até possível retardar o surgimento da calvície.
Essas são apenas informações básicas acerca da queda de cabelo e seu tratamento. Caso esteja passando por essa situação, é primordial procurar ajuda médica para ter a correta indicação do que fazer.
Fonte: WSI