Como tirar boas fotos com a câmera do celular?

Embora o serviço de foto profissional — tirada por fotógrafos com equipamentos profissionais — seja muito procurado, algumas pessoas se arriscam a tirar boas fotos com a câmera do celular. 

 

Nos últimos anos, vimos uma grande mudança do mercado em relação às fotos.

Hoje em dia podemos encontrar diversos modelos de câmeras compactas e smartphones que possuem câmeras com excelentes configurações. 

 

Com isso, cada vez mais a qualidade da câmera do smartphone se torna um requisito importante para a compra do produto. 

 

Não estamos dizendo que não há mais espaço para câmeras profissionais, não mesmo!

Porém, para o usuário comum, a câmera do smartphone se tornou a melhor escolha para o seu dia a dia. 

 

Neste artigo, reunimos algumas dicas importantes para garantir que você aproveite ao máximo a câmera do seu telefone.

Confira a seguir! 

 

Dicas para tirar boas fotos com o celular

Sem mais delongas, aqui estão algumas dicas importantes para que você tire ótimas fotos com o seu smartphone. 

 

1. Limpe a lente

Suas fotos estão parecendo um pouco “esbranquiçadas”? Este é um problema comum nas câmeras dos smartphones. 

 

Como você passa o dia utilizando o seu celular e a câmera dele é pequena, é comum que ela fique suja. Então, limpe-a antes de começar a tirar fotos. 

 

Também é importante que faça isso com a câmera frontal. Afinal de contas, você quer tirar selfies incríveis, não é mesmo? 

2. Cuidado com o foco 

O foco é responsável por fazer uma boa foto. As câmeras se tornaram muito melhores nos últimos anos quando o assunto é foco. Mas não basta apontar e pressionar o botão. Tire um tempo para ajustar o foco e ter uma boa foto. 

 

Muitos smartphones oferecem a função de foco apenas por toque. Basta tocar na tela do aparelho em cima do que você deseja focar. Na maioria das vezes, será muito simples conseguir o foco no local certo.

 

Caso isso não funcione, pode ser que você esteja muito perto do que deseja fotografar, principalmente se for algo pequeno. Então, tente ir um pouco para trás para conseguir a foto. 

 

3. Pense na composição

No momento de fotografar, é muito importante pensar sobre o que você está olhando e o que deseja que sua foto transmita. 

 

Você pode fazer alguns ajustes na sua foto posteriormente, em ferramentas de edição. No entanto, se ela estiver cheia de elementos no fundo, que são capazes de distrair, ou se não estiver claro o que está fotografando, a foto nunca ficará ótima. 

 

Pare e pense sobre a foto que você realmente quer mostrar às pessoas, além de também pensar sobre o que você quer que elas transmitam. 

 

Os fotógrafos costumam usar a regra dos terços para colocar o assunto em uma posição ideal. 

 

Imagine a cena com uma grade de jogo da velha por cima. As coisas importantes devem ser alinhadas ao longo dessas linhas, ou na interseção delas, para obter o maior impacto. É simples e funciona.

 

4. Considere usar o flash

Geralmente, o flash de um celular não é ótimo e, em muitos casos, você obterá resultados melhores se não utilizá-lo na parte de trás. Com o aumento do desempenho em condições de pouca luz, desligar o flash pode ser a melhor coisa a fazer. 

 

Você está filmando um show em condições escuras? O flash não vai atingir o palco de qualquer maneira, então desligue-o. Está em um zoológico tirando foto através de vidro? Você não está apenas tirando uma foto ruim, mas está assustando os animais ao utilizar flash. 

 

Entretanto, os flashes podem ser úteis. O flash traseiro pode ser mais eficaz quando você está fotografando à luz do dia. Já o flash frontal geralmente pode ajudá-lo a tirar uma selfie em condições escuras, onde você não conseguiria nada. 

 

Então, embora 90% das vezes você esteja melhor sem o flash do celular, lembre-se de que ele ainda está lá.

 

Conclusão

Cada vez mais o mercado de smartphones se preocupa em criar modelos que oferecem as melhores câmeras possíveis, o que chama a atenção dos consumidores. 

 

Hoje em dia, os celulares possuem inúmeras funcionalidades e, sem dúvida, ter uma câmera de alta qualidade é uma das características mais procuradas por consumidores. 

 

Embora os serviços de fotógrafos ainda sejam muito procurados, os smartphones estão na palma de nossas mãos e são utilizados para fotografias no dia a dia. 

 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a tirar as melhores fotos possíveis com a câmera do seu celular!



Diga-nos o que achou do post: