Como ter mais foco trabalhando em casa

Trabalhar em casa é mais difícil do que parece, não é verdade? Tem sempre algo para tirar nosso foco do trabalho, assim como distrações diversas.

Por causa da crise sanitária, muitos trabalhadores foram forçados a adotar essa modalidade de trabalho. Embora seja complicado no início — ainda mais com a família toda em casa —, a adaptação costuma ser rápida.

Existem alguns produtos farmacêuticos que podem te ajudar a ter mais foco, e indico a BioHigh como uma referência nesses suplementos.

Da mesma forma, há ótimas técnicas para facilitar a transição para o novo modelo de trabalho. Veja as 5 principais!

1. Monte um escritório

É importante montar um escritório, mesmo que pequeno, para trabalhar em casa.

A ideia é usar o mindset de produtividade no seu dia a dia. Vale lembrar que nossa mente reage ao ambiente ao nosso redor, e estar com elementos de trabalho é importante para aumentar a produtividade.

Além disso, fique atento às roupas que usa em casa, principalmente na hora de executar suas tarefas. Dê preferência por uma vestimenta formal, parecida — ou a mesma — que você usava para ir trabalhar na empresa.

Se for possível, seu escritório deve ficar separado dos demais cômodos; ter um banheiro próprio também ajuda bastante.

Deixe todos os itens que for precisar à sua disposição.  Evite levantar  muito da cadeira, olhar no celular e coisas do gênero. Aja como se estivesse na empresa.

Todos esses pequenos detalhes fazem muita diferença no final do dia.

2. Tenha foco em suas metas

As metas são fundamentais para que o trabalho renda. É por causa delas que sabemos exatamente o que precisamos fazer e como fazer. Dessa forma, procure ter metas de trabalho diárias.

Todas as empresas do mundo têm metas, isso não é novidade, mas algumas delas exageram na dose. Assim, nem sempre são metas razoáveis e, se esse for o caso, você não deve se abalar por isso.

Faça o seguinte: procure melhorar um pouco todos os dias, independentemente das metas que foram estabelecidas. Isso é um jogo de tentativa e erro, e nem sempre você terá um progresso linear.

No entanto, ao passo que for encontrando o caminho da produtividade, seus resultados vão se destacar, e você vai conseguir bater as metas exigidas pela empresa.

Estar em casa significa ter dificuldades extras, mas também contar com flexibilidade. A depender de sua função, você precisa entregar o trabalho com folga nos prazos.

Isso permite, por exemplo, quebrar sua rotina de trabalho em 4 sessões de 2 horas, o que pode acarretar aumento de produtividade.

3. Acompanhe seu rendimento

Acompanhar seu rendimento está relacionado com o quanto você consegue produzir em um dado período. Uma ótima forma para otimizar seu trabalho é ter foco nos resultados diários.

Nossa casa é um lugar de repouso e lazer, e isso pode ser um problema quando somos forçados a montar um escritório nela. No entanto, você pode adaptar algumas coisas e mensurar os resultados disso em seu desempenho.

Às vezes, o local onde seu escritório improvisado está montado não é silencioso o suficiente. Em outra ocasião, sua cadeira é dura demais quando comparada à do escritório.

Você deve alterar detalhes como esses e acompanhar seu rendimento diário — ou até semanal — para encontrar sua máxima produtividade.

O home office pode ser muito produtivo, mas requer tempo para adaptação.

4. Tenha horários definidos

A primeira coisa que você deve fazer é definir horários de trabalho. Aliás, defina o horário de tudo, desde o início de sua atividade, hora do almoço até o final do expediente.

Se você estiver com dificuldade para seguir seus cronogramas, aproveite a função “despertador” do seu celular. Assim fica mais fácil manter uma rotina produtiva, o que significa mais foco durante o serviço.

Uma característica de trabalhar em casa é sua alta eficiência. Não se sabe ao certo o motivo, mas os colaboradores que estão em home office tendem a ser mais eficientes do que os demais.

Dessa forma, eles terminam o trabalho mais cedo e, como não precisam ir e voltar da empresa, possuem mais tempo livre.

5. Avise sua família sobre o home office

Por fim, uma maneira simples de aumentar seu foco ao trabalhar em casa é avisar sua família sobre o home office.

Informe sobre o que isso significa, em quais períodos você estará ocupado, seus horários, etc. Peça para não ser incomodado durante os momentos separados para o trabalho.

É muito difícil para nossos familiares nos ver em casa e não poder interagir. Os filhos são os que mais sofrem com isso.

No entanto, esse sacrifício possui recompensas excelentes: mais tempo com a família.

Portanto, compense o tempo isolado no trabalho com alguma programação pós-expediente. Assista filmes, jogue jogos de tabuleiro ou qualquer outra atividade coletiva com sua família.

Assim fica fácil trabalhar em casa, não é mesmo? Compartilhe esse conteúdo com seus colegas em home office!



Diga-nos o que achou do post: