home office

Como montar o Home Office sem fugir do orçamento

Home Office é uma modalidade de trabalho que ganhou muito espaço e destaque nos últimos anos. As pessoas passaram a trabalhar e estudar em casa, mas precisam de um espaço adequado para suas atividades diárias.

Esse crescimento se deve a vários fatores, tendo em vista que trabalhar em casa é muito mais benéfico e vantajoso para as empresas e para os próprios profissionais.

Para as empresas, é uma forma de economizar recursos com infraestrutura do espaço de trabalho e com deslocamento dos funcionários. Estes, por sua vez, trabalham no conforto de casa e conseguem economizar tempo de várias maneiras.

Trabalhar em casa traz mais privacidade, o profissional pode determinar em qual horário prefere trabalhar, tem mais autonomia para organizar a própria rotina, a qualidade das refeições melhora e não perde tempo no trânsito.

Também existe a possibilidade de ficar mais perto dos filhos, principalmente pais com crianças pequenas que conseguem reduzir os custos com creche em período integral e babás.

Mas o trabalho precisa de um local adequado, por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas de como montar o home office sem fugir do orçamento e de que maneira você pode planejá-lo com mais facilidade. Confira.

Montando o home office dentro do orçamento

Algumas pessoas decidem trabalhar em casa para aumentar o orçamento e outras precisam exercer suas atividades dessa forma por opção da empresa.

Independentemente de qual seja a sua realidade, precisa de um local adequado para garantir sua produtividade e um ambiente agradável para o dia a dia de trabalho.

Só que para muitas pessoas, investir em um espaço de trabalho remoto pode fugir um pouco do orçamento. Contudo, um apartamento pequeno planejado ou qualquer outro tipo de imóvel pode receber um espaço home office, sem gastar muito.

Ou seja, independentemente de qual seja a atividade que você exerce onde você mora, é possível criar o ambiente perfeito, e algumas dicas para isso são:

Utilizar objetos que você já tem

Existem alguns itens que podem ajudar a decorar o seu home office e você nem precisa ir até uma loja de decoração para escolhê-los. Dentro de casa, sempre existe alguma coisa que pode ser usada, como:

  • Canecas;
  • Vasos;
  • Porta-retratos;
  • Garrafas de vidro.

Uma caneca que você comprou em sua última viagem, mas que não tem utilidade no dia a dia, pode ser utilizada como porta-canetas. Da mesma forma, um vaso pequeno que está sendo ignorado, pode receber uma muda bonita e enfeitar sua mesa.

Se na sua casa tem um aparador cheio de porta-retratos, você pode separar um ou dois para colocar em sua mesa, e aproveite garrafas de vidro para transformá-las em vasos super charmosos e estilosos.

Criar uma agenda na parede

O funcionário do escritório de uma empresa de mudança lida com muitos prazos e atividades e não pode se esquecer deles. Todos os compromissos podem ficar diante dos seus olhos, sem gastar muito.

Uma forma de fazer isso é por meio do vinil adesivo, também conhecido como contact. São adesivos transparentes que podem criar um quadro branco, e com canetas apropriadas você pode anotar seus compromissos e apagá-los com facilidade.

Caixas organizadoras

A organização é fundamental no home office, pois ajuda a manter o foco e ainda cria um ambiente profissional dentro de casa.

Nas papelarias, as caixas costumam custar um pouco caro, mas você mesmo pode fazer suas caixas, reaproveitando alguns materiais. Por exemplo, uma caixa de sapato coberta com papel de presente se transforma em uma linda caixa organizadora.

Usar as paredes

Um dos maiores desafios enfrentados por quem começou a trabalhar em casa foi encontrar espaço suficiente para criar o escritório.

Os imóveis estão cada vez menores, mas com criatividade e inteligência, é possível aproveitar bem o espaço que você tem disponível. Uma das formas de fazer isso é usar as paredes.

Uma placa de eucatex combina muito bem com uma mesa de vime redonda ou qualquer outro tipo de mobília que você escolher. Ela vai te ajudar a organizar pequenos pertences e acessórios de escritório que costumam ficar espalhados na mesa.

Fazer uma mesa com cavalete

A principal peça de um escritório é a mesa, mas se não tiver dinheiro para comprar, você mesmo pode fazer uma mesa usando cavalete.

Tudo o que você precisa são 2 cavaletes e um tampo de madeira, materiais que podem ser encontrados em lojas de construção. Peça para cortar a madeira no tamanho que você precisa para encaixar perfeitamente no espaço disponível.

Se quiser ser ainda mais criativo e economizar, uma dica é usar uma folha de porta como apoio, o que ajuda a ter uma mesa maior, sem precisar gastar muito.

Reutilizar peças e móveis

Alguns itens são indispensáveis para certas profissões, como no caso de uma bancada de montagem industrial, mas se este não for o seu caso, é perfeitamente possível usar móveis e peças antigas que você tem em casa.

Alguns exemplos são as cadeiras da sala de jantar, poltronas antigas e até objetos decorativos que você pensa há um tempo em aposentar. Entretanto, se você tiver que passar muito tempo sentado, o melhor é investir em uma cadeira ergonômica.

Investir em prateleiras

As prateleiras são ótimas para a organização do espaço, além de deixarem tudo muito mais bonito e confortável. Às vezes, uma estante é um pouco mais cara ou simplesmente o lugar é muito pequeno para isso.

Uma forma de resolver essa questão é usar as prateleiras, que podem ser montadas da maneira como você preferir e ocupam bem menos espaço.

Como planejar o home office perfeito?

Você pode aproveitar uma sala planejada para apartamento pequeno, o seu quarto ou até mesmo aquele pequeno espaço embaixo da escada para criar seu local de trabalho.

Mas antes de sair comprando o que você precisa, é interessante planejar o ambiente, e algumas maneiras de fazer isso são:

Definir os horários e atividades

Antes de qualquer coisa, considere os horários em que você vai trabalhar e as atividades que vai realizar no dia a dia.

Essas questões são muito importantes na hora de definir o tipo de espaço ideal para o seu trabalho. Por exemplo, se uma pessoa precisa de isolamento sonoro, não pode fazer o home office na sala.

Por outro lado, se é alguém que recebe muitos clientes, também é desagradável criar o espaço no quarto ou muito próximo ao banheiro.

Usar móveis funcionais

Algumas peças precisam de cuidados específicos, como no caso de lavagem de sofá a domicilio, por outro lado, existem móveis funcionais que facilitam o dia a dia e economizam muito espaço.

Como mencionamos anteriormente, os imóveis estão cada vez menores, por isso, é crucial pensar de que maneira podemos otimizar o espaço e aproveitá-lo ao máximo.

Algumas das opções mais procuradas são armários sob medida e prateleiras logo acima do computador, opções funcionais e que não vão atrapalhar o seu dia a dia.

Priorizar a economia

Quem começa a trabalhar em casa vai passar muito mais tempo em determinado cômodo e, geralmente, sentado. Dependendo do tipo de cadeira e mobília que você usa, as dores nas costas podem aparecer.

Assim como uma cozinha planejada pequena traz mais funcionalidade para o dia a dia, os móveis planejados trazem mais conforto e preservam a produtividade e a saúde.

Além disso, ajudam a melhorar o isolamento sonoro, evitando distrações durante o horário de trabalho. Por falar em foco, evite espelhos próximos ao local, pois é muito comum que eles prejudiquem a atenção no trabalho.

Quanto aos eletrônicos, prefira aqueles com pouco ruído, uma vez que é desagradável trabalhar com o barulho do CPU ou com uma impressora que não funciona direito.

Tenha tudo o que precisa perto de você

Por fim, para que seu espaço de trabalho seja realmente perfeito, não se esqueça de manter por perto todas as ferramentas necessárias para suas atividades.

Independentemente de ter escolhido um closet planejado casal para decorar seu espaço de trabalho ou o quarto de hóspedes, procure entender que esse local deve ser usado apenas para o trabalho.

Além disso, quanto menos o profissional precisar sair dele enquanto estiver trabalhando, melhor, por isso, tenha todos os materiais e ferramentas necessárias próximos a você, pois isso vai otimizar o seu tempo.

Considerações finais

Trabalhar em casa é muito benéfico para os profissionais, pois é muito mais confortável, tranquilo e traz impactos positivos para a qualidade de vida.

Mas para que a rotina seja realmente prazerosa e produtiva, é indispensável que o local esteja preparado para colaborar com você e seus afazeres. Com as dicas que demos aqui, vai ficar muito mais fácil ter o home office ideal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: