Como modernizar sua loja com pequenas ações

Uma loja física precisa passar por modernizações constantes para se manter competitiva no mercado. A modernização vai desde a parte física da loja, até equipamentos e processo de pagamento através do uso de máquina de cartão de crédito mais atual.

 

Neste artigo, vamos mostrar como modernizar sua loja com pequenas ações.

Fachada

A fachada é o primeiro contato que o seu cliente vai ter com a sua loja. Sendo assim, qual é o estado da fachada da sua loja atualmente? Há quanto tempo você não muda a fachada da loja? Como está a pintura? Que tipo de imagem a fachada da loja transmite a quem a vê?

 

Coloque-se no lugar do cliente e tente olhar para ela como o cliente olha. E então, gostou do resultado?

 

Se não, está na hora de modernizar a fachada. Pequenas ações como uma limpeza, uma pintura e até um projeto de iluminação para valorizar a vitrine vão transformar totalmente a cara da loja, deixando-a com um ar mais moderno.

Identidade Visual

Já que falamos em pintura, o ideal é optar por cores que fazem parte da identidade visual da loja, caso ela tenha uma. Também vale a pena revisar a identidade visual. Ela ainda reflete seus valores?

 

Sendo assim, vale a pena conversar com o designer e verificar se não está na hora de dar uma modernizada na sua identidade visual, na logo da loja.

 

Caso ainda não tenha uma identidade, está na hora de providenciar uma, pois ela ajuda a estabelecer a sua marca no mercado.

Reformas físicas

A modernização pode e deve ir além da fachada e da identidade visual. Faça uma análise crítica do espaço e veja o que falta e o que poderia acrescentar. Verifique o estado do piso e paredes internas. Na parte interna, aposte também em um projeto de iluminação e até som ambiente.

 

Equipamentos

Utilizar equipamentos mais modernos, além de gerar impacto nos clientes, agilizam o atendimento e as atividades administrativas. Sendo assim, invista em gôndolas, check-outs e móveis e máquina de cartão de crédito.

Informatizar

Uma loja moderna precisa ser informatizada, concorda? E, diferente do que você imagina, o custo para implantar um software não é tão alto e em alguns casos sai até de graça.

 

O custo será mensal referente a manutenção, atualização e suporte ao sistema. Ter um software para cadastro de clientes, de fornecedores, de estoque e outros coloca a sua loja em um outro patamar em relação aos concorrentes.

 

Além disso, o uso de um sistema contribui para uma melhor gestão e planejamento, já que você terá todas as informações de forma integrada, podendo acessar relatório e analisar os dados para ajudar a tomar decisões importantes quanto ao negócio.

Alternativas de checkout

Cada vez mais os clientes querem um atendimento mais ágil e opções práticas de pagamento. Portanto, invista na modernização do processo de check-out. Ofereça diferentes formas de pagamento, como PIX, QR Code, entre outros.

Presença digital

Outra forma de modernizar a sua loja é estar presente nas redes sociais, já que o seu público também está lá.

 

Através das redes, a loja ganha mais visibilidade e é possível atrair mais clientes. Além disso, você pode usar essas redes para divulgar a loja e seus produtos e realizar ações promocionais, como sorteios. Muitas lojas estão postando em um aplicativo próprio.

Site

Se a loja já possui um endereço físico, ela também precisa ter um endereço próprio na internet, ou seja, um site.

 

Apesar disso, há quem acredite que apenas ter um perfil nas redes sociais é suficiente. No entanto, o espaço nas redes sociais, não é seu de fato. 

 

Além disso, com um site, você pode criar um blog para compartilhar conteúdos para seus clientes e até ter um e-commerce.

Conclusão

Neste artigo mostramos os principais itens que você deve modernizar na sua loja para se manter competitivo no mercado.

 

A modernização da loja deve começar pela fachada, afinal ela é a primeira coisa que o cliente verá. Além disso, é sempre bom ter uma boa iluminação, decoração, oferecer um ambiente agradável para que o cliente tenha vontade de passar um tempo ali e voltar.

 

Ainda mais importante é oferecer facilidades ao cliente através de um sistema, opções de pagamento com máquina de cartão de crédito, PIX e Qr Code, que estão em alta.

 

E não podemos esquecer de que uma loja moderna tem que estar presente na internet, seja nas redes sociais ou através de site próprio e até um e-commerce.

 

Com esses pequenos ajustes, a sua loja estará modernizada e pronta para receber os clientes oferecendo a melhor experiência.



Diga-nos o que achou do post: