Como manter a relação saudável: 5 dicas essenciais

No Brasil, 1 em cada 3 casamentos termina em divórcio. A situação parece ruim para você? Se sim, lamentamos informar, mas ela ainda pode piorar bastante. Afinal, o índice de divórcios explodiu durante a pandemia, com números recordes de finalização de casamentos sendo registrados no final de 2020. Por isso, hoje mais do que nunca, é muito importante saber como manter uma relação saudável.

É verdade que a pandemia do novo coronavírus não criou o melhor dos cenários para os casais. Além da pressão constante do risco de contaminação, a pandemia ainda trouxe desemprego, perda de renda e cenários não-naturais de convívio: não é normal ficar 24 horas por dia em casa, um do lado do outro, sem espaço para ter uma vida própria. Por isso, já era esperado que muitos relacionamentos terminassem nesse período.

Portanto, se tornou mais importante do que nunca saber como manter uma relação saudável mesmo nesse ambiente não propício para isso. É possível? Com algumas dicas, sim. Quer ver quais? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como manter uma relação saudável em 5 dicas

1. Equilibre a rotina

“Não caia na rotina” é um dos primeiros conselhos populares quando se descreve um relacionamento bem-sucedido, mas o que é cair na rotina? É quando ambos se sentem confortáveis em não explorar o lado romântico do relacionamento. Passar todos os dias em casa vendo os mesmos filmes ou fazendo tarefas domésticas é uma forma de entrar na ‘zona de perigo’, mas isso não quer dizer que é preciso estar na rua o tempo todo para ficar na ‘zona segura’ do relacionamento. O mais importante é continuar explorando o tempo livre com algo que divirta as duas partes do casal, seja dentro ou fora de casa, e que traga sempre novas experiências e histórias para contar.

Isso vale nos momentos íntimos também. Vale a pena explorar algumas novidades, experimentar uma lingerie nova ou algo do tipo. Para os dois lados: tanto um, quanto o outro, precisam estar dispostos a experiências novas para que ambos fiquem satisfeitos no relacionamento.

2. Alterne entre falar e escutar

Dois erros comuns em um relacionamento de longo prazo: parar de escutar e parar de verbalizar. Quando a pessoa para de escutar o que a outra tem a dizer, ela está sinalizando que prefere viver com a versão idealizada de seu companheiro (ou sua companheira), do que com a realidade. Escutar as coisas positivas e as questões que trazem descontentamento traz evolução na vida do casal e amadurecimento de ambas as partes.

Falar é igualmente importante. Quando um indivíduo não fala, ele se anula dentro da relação, já que é impossível entender o que uma pessoa quer quando ela não expressa suas vontades e expectativas.

3. Cultive um tempo para si

Parece contraditório, mas a verdade é que ter espaço individual ajuda a expandir também o espaço a dois. O casal que vive uma vida única, compartilha as mesmas redes sociais, sem privacidade, acaba por desmoronar, já que a falta de individualidade começa a crescer e causar desconforto.

Ter tempo para cuidar de sua vida significa ter novidades para contar para o seu par, novas histórias engraçadas, novas dificuldades para superar juntos, novos hobbies e compartilhar a felicidade de viver ao lado de quem ama.

4. Respeite os seus desejos e os do outro

Não force situações que sejam desconfortáveis tanto para você quanto para a outra pessoa. Mesmo que sejam coisas que pareçam pequenas, impor sua vontade acima de seu parceiro ou sua parceira é um ato de falta de respeito para com o indivíduo. E a recíproca é verdadeira: respeite os seus limites e busque que eles sejam respeitados. Não faça nada que ultrapasse suas vontades e, caso seu par pressione e cruze a linha determinada por você, é hora de repensar o relacionamento.

5. Estimule momentos em que o amor possa florescer

Quanto mais o tempo passa em uma relação, mais fácil é cair em uma rotina. E isso é normal! O fato do relacionamento estar em uma rotina é sinal de estabilidade, o que é um ponto positivo.

No entanto, é normal que a rotina abafe um pouco aqueles momentos mais românticos do casal. Isso não quer dizer que o “amor morreu”. Apenas que os afazeres do dia a dia não permitem mais que esses momentos aconteçam com frequência.

Portanto, é importante estimular situações em que existem mais estímulos para isso. Sair para jantar ou em um encontro pode ser uma ótima ideia para esses momentos. Marcar férias juntas, também.

Prontinho! Se saber como manter uma relação saudável não é fácil em circunstâncias normais, se torna ainda mais complicado em um cenário improvável e hostil como é o da pandemia do novo coronavírus. Portanto, é importantíssimo ter muita paciência com o seu parceiro ou sua parceira, assim como é vital que ele ou ela também tenha paciência com você. Compreensão e compaixão é muito importante para que a relação siga um caminho positivo. Quando o casal começa a enxergar o outro como rival ou oponente, não há o que possa ser feito.

Gostou do conteúdo? Essas dicas falaram com você? Então deixe um comentário abaixo compartilhando a sua história com a gente!



Diga-nos o que achou do post: