Como fazer um empréstimo com garantia de imóvel

Uma parte essencial de conseguir empréstimo pessoal é oferecer uma boa garantia para os bancos e instituições financeiras. Um imóvel é uma excelente garantia, mas como fazer um empréstimo com garantia de imóvel?

A modalidade de empréstimo com garantia de imóvel é bastante popular nos EUA e Europa, permitindo elevado crédito e taxas de juros muito baixas. Ela pode ser usada para quitar dívidas, investir ou realizar projetos pessoais.

Mas como funciona empréstimo com garantia de imóvel de fato? É possível empréstimo com garantia de imóvel para negativado? Entenda agora mais sobre isso!

O que é e como funciona empréstimo com garantia de imóvel?

“A grande vantagem de ter o imóvel como garantia é que oferece benefícios de mão dupla: o banco tem uma excelente garantia, você tem os juros mais baixos do mercado.”

O empréstimo com garantia de imóvel é exatamente como o nome diz: um empréstimo obtido ao usar do imóvel como garantia para assegurar o pagamento de parcelas. Ao usar do imóvel, o banco entende que há menor risco de inadimplência da sua parte.

Pode ser utilizado tanto de imóvel residencial, como comercial, e se diferencia do empréstimo com veículo como garantia em:

  • Ser possível usar de imóvel ainda não quitado, diferente do empréstimo com veículo como garantia;
  • Ser possível vender o imóvel enquanto garantia, sendo necessário negociar com o comprador.

Como funciona empréstimo com garantia de imóvel?

Para ocorrer o empréstimo com garantia de imóvel, é necessário apresentar um imóvel registrado no nome do solicitante, seja residencial ou comercial. Durante o empréstimo, a operação fica registrada em um cartório.

O imóvel continua sob o nome do proprietário, que pode usufruir dele, alugar ele ou até mesmo vender. Isso tudo é permitido pela alienação fiduciária, descrita na Lei 9.514/97, que possibilita essa transferência de propriedade do imóvel.

Por que as taxas de juros são baixas?

Acontece que como a instituição financeira aceitou um empréstimo com imóvel como garantia, o risco de inadimplência cai consideravelmente. Afinal, o risco da instituição ou banco não receber seu dinheiro de volta é muito pequena.

É possível empréstimo com garantia de imóvel para negativado?

Sim, é possível empréstimo com garantia de imóvel para negativado. Contudo, é um processo mais complicado, pois uma das etapas desse empréstimo é a sua análise de crédito.

Como fazer um empréstimo com garantia de imóvel?

Como você pode receber o crédito com garantia de imóvel? Bem, esse processo de solicitação e aprovação é mais demorado que outras modalidades. Ele ocorre da seguinte forma:

  1. Antes de tudo, faça simulações de crédito nas principais instituições, de forma a avaliar a situação de empréstimo
  2. Após avaliar a situação de empréstimo, realize a solicitação na instituição, que pode ser feita de maneira online. Basta preencher alguns dados e enviar certos documentos.
  3. Depois da solicitação, é feita a sua análise de crédito, de forma a ver se tem condições de arcar com as parcelas.
  4. Caso seja aprovado, é feita a análise jurídica e avaliação do imóvel. Os documentos enviados passam por verificação e triagem aqui.
  5. Por fim, ocorre a assinatura do contrato, com a formalização sendo feita no documento CCB (Cédula de Crédito Bancário). O imóvel é cadastrado no cartório e o contrato é entregue ao banco.

Após isso, o crédito é rapidamente liberado em sua conta!

O que é necessário apresentar para obter crédito com garantia de imóvel?

É importante que tenha a documentação atualizada, tanto a sua, quanto a do imóvel como garantia. Os documentos pessoais que precisa apresentar são:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Certidão de nascimento, caso seja solteiro, ou certidão de casamento. Em caso de separação ou viuvez, apresente certidão de casamento com averbação da atual situação;
  • Certidão de Registro do Pacto Antenupcial (devidamente averbada) em caso de regime de casamento com Comunhão Universal ou Total de Bens;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de renda.

Quanto ao imóvel, apresente matrícula do imóvel, capa de IPTU (constando metragem do imóvel) e Declaração Negativa de Débitos de Condomínio (para unidade condominial).

É possível perder o imóvel?

Em caso de parcelas atrasadas, sim, mas saiba que essa é a última opção para o banco. Mesmo que venda o imóvel, parte do valor é usado para amortizar a dívida e o restante é devolvido ao proprietário. Enfim, não há lucro!

Há vantagens num empréstimo com imóvel como garantia?

Ao optar por um empréstimo tendo imóvel como garantia, você garante: juros baixíssimos, prazos longos (de 60 a 180 meses) e empréstimo alto, com valor de até 60% do imóvel.

É por isso que mais pessoas buscam aprender como fazer um empréstimo com garantia de imóvel. Agora que você sabe, já pode fazer uma simulação de crédito!



Diga-nos o que achou do post: