Como Enfermeiras Brasileiras podem conseguir o Green Card

Um oportunidade ainda pouco conhecida no Brasil por enfermeiras é que elas podem conseguir o Green Card para toda família e realizar o tão famoso sonho Americano.

Existem muitas agências de trabalho especializadas em encontrar trabalho para enfermeiras nos Estados Unidos que fazem todo o processo através do visto chamado de EB-3.

Poucos sabem, mas os EUA sofre em vários estados de uma escassez de mão de obra na área da saúde. O aumento do número de pessoas que entram na terceira idade traz consigo uma maior demanda por serviços na área da saúde, cuidados médicos e remédios. Sem contarmos que em alguns anos milhões de enfermeiros ainda ativos entrarão em idade de aposentadoria.

Para termos uma ideia dessa situação, vejamos abaixo alguns números.

  • O estado do Alaska tem 5400 enfermeiras a menos do que o necessário
  • O estado de South Carolina tem 10400 enfermeiras a menos do que o necessário
  • O estado de South Dakota tem 1900 enfermeiras a menos do que o necessário
  • O estado de New Jersey tem 11400 enfermeiras a menos do que o necessário

Estes são dados pré-pandemia, então após o Covid essa necessidade ficou ainda maior, o que acaba beneficiando ainda mais quem tem o sonho de morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

Através do visto EB-3 você consegue ir e levar toda sua família com você (esposo/esposa e filhos menores de 21 anos) e após alguns ano residindo lá com o Green Card é possível solicitar a cidadania americana.

Agora vamos aos passos que você irá precisar tomar para tornar esse sonho realidade.

Passo 1 

Você precisa passar em um teste de proficiência seja ele o TOEFL com 76 pontos , IELTS com 6.5 , OET com 300 pontos. Aqui é onde a maiores dos profissionais pecam, não fazendo um preparatório correto para prova por acreditar que por que sabem falar inglês isso é o bastante. Se não conseguir tirar o score em uma destas provas nem adianta procurar por agências e iniciar o processo pois ele ficará preso na etapa inicial.

Passo 2

Fazer a tradução juramentada de documentos que comprovam que você tem formação em enfermagem e se credenciar no órgão responsável no Estado Americano para o qual você deseja imigrar.

Passo 3

Você deve possuir uma qualificação equivalente a um registered nurse que será o mesmo aqui que um profissional com formação de nível superior e 2 anos de experiência mínima.

Passo 4

Fazer a prova da NCLEX que é uma prova do conselho de enfermagem americano. Ela tem 265 perguntas e você precisa acertar 75 questões.

Uma vez que você fez todo esse processo já pode começar a procurar por agências de emprego para enfermeiros e começar a enviar currículos.

Aí basta esperar ser aceito por algum hospital, empresa de saúde ou relacionado a área. Então o seu novo empregador será o seu sponsor no visto EB-3.

Agora o último passo é ir a uma entrevista no Consulado americano de sua cidade e aguardar.

OBS: Enquanto um enfermeiro no Brasil ganha em média 38 mil reais por ano, nos Estados Unidos a média anual seria de 381 mil reais, ou seja, 10 vezes mais.

Sobre a Autora: Renata Batista, trabalha na área de comunicação e educação do Curso para IELTS 14 anos, sendo responsável pelo desenvolvimento de materiais educacionais e conteúdo informativo.



Diga-nos o que achou do post: