COMO É BOM TER NOVAS EXPERIÊNCIAS

Nos últimos meses tive o prazer de poder participar de encontros com outros escritores, ouvir o que eles têm a dizer, aprender muito com os mais experientes, coisa que até então ainda não tive a oportunidade de poder fazer. Posso dizer que está sendo muito bom esse momento, de arejamento intelectual e entrosamento com colegas aqui da cidade, estou crescendo muito.

De tão bom que está sendo essa experiência, resolvi escrever esse artigo como forma de estimular você a procurar associações ou outros grupos que tenham ligação com o que você faz profissionalmente ou que faz por hobbie, para estar entre pessoas com experiências diferentes, níveis diferentes na carreira e outras formas de ver o trabalho. Mas vá a esses encontros com o coração e a mente abertos, não tenha reservas, pois só assim se aprende e sai do pequeno mundo que montamos em torno de nós mesmos, achando que somos as melhores pessoas e sabemos tudo.

Você pode, e deve, também procurar participar de eventos totalmente alheios àquilo que você faz, somente para conhecer novas pessoas, ver e aprender coisas novas e abrir o leque de conhecimento e de conhecidos, sair do seu pequeno mundo para o grande mundo à sua volta, ter novas experiências de vida, oxigenar o cérebro para que ele se desenvolva. Essa prática ajuda muito em nossa criatividade, sair um pouco do nosso tema habitual e se inspirar em outras pessoas, outros conceitos profissionais e adquirir conhecimento, pois qualquer coisa nova que se aprende é importante em outro momento da sua vida.

Não perca tempo achando que algumas coisas são chatas, pois podem não ser, como estou vendo agora nas reuniões que vou, por isso recomendo que se você for a alguma reunião como as que falei, que vá de coração e mente abertas, não adianta estar lá pensando em estar em outro lugar, é preciso que esteja presente física e mentalmente, saber não ouvir, mas escutar o que os outros dizem e digerir aquilo tudo extraindo o melhor para você. O nome disso é enriquecer sua vida, pois todo conhecimento adquirido nos enriquece mais um pouco, lustra nossa existência e nos torna melhores pessoas. Trocar experiências, ouvir com atenção, ou seja, escutar, o que os outros dizem, fazer novas amizades, conhecer coisas novas. E olha que estou falando de uma coisa que já faço há muito tempo, que é escrever, pois nunca tinha me encontrado com outros escritores assim, trocando experiências, lado a lado e abrindo meus horizontes.

A vida é feita de aprendizados, ela é um conjunto de coisas que vamos aprendendo, alguns desses aprendizados absorvemos outros não, conforme nossa disponibilidade e interesse pessoal ou profissional. Nossos dias devem ser dedicados a, entre outras atividades importantes, fazer com que nossos conhecimentos sejam polidos, acrescidos de novidades e usados para o nosso bem e das outras pessoas, pois de nada adianta adquirir novos conhecimentos sem que eles sejam usados em seu benefício ou dos outros, sem uso imediato eles se perdem e são tempo perdido.

Procure estar cercado por pessoas que te puxem para cima, pois para baixo já tem muita gente puxando. Mas não espere que eles te puxem a troco de nada, é necessário que você tenha uma contrapartida, ou seja, que já chegue com alguma coisa a mostrar, que tenha conteúdo interessante, pois se não se interessarem por você, nada feito, será posto de lado e daí gera aquelas raivinhas do tipo “ninguém nem olhou para mim”, mas como olhariam se você não levou nada de interessante? Pense nisso antes de sair tentando se enturmar, procure saber por onde você vai andar e com quem estará e leve na sua bagagem coisas interessantes, desperte o interesse das pessoas, afinal elas não sabem quem você é e se você não disser, não mostrar porque está ali, não saberão nunca, isso é a coisa mais certa. Ninguém te descobre se você não se mostra, não se coloca na vitrine e se expõe, se tem medo de crítica, aprenda a filtrar a boa crítica da crítica ruim, pois isso existe e, se não for bem filtrada, pode fazer estragos. Já para quem puxa para baixo, quanto menos você levar melhor.

Saiba desde já que quando você se coloca no mundo esse mesmo mundo vai te testar ao máximo, para saber até onde você está disposto a ir, o quanto de coragem você tem, lembrando que coragem carrega um pouco de medo também, pois ninguém se joga de algum lugar sem primeiro verificar a segurança, mas não se exceda nessa busca por segurança ou você não realiza nada. Se deixe errar um pouco, o erro não faz mal a ninguém, a não ser que você permaneça nele, se cometer um erro procure corrigir o mais rápido possível, se não souber como fazer a correção procure ajuda, aprenda, corrija e tente novamente. Às vezes alguém que te cobra com mais firmeza não quer te destruir, pelo contrário, quer ver você fazer o melhor, pois talvez tenha visto talento em você, possibilidades que você desconhece e precisa ser duro para que você entenda o que deve ser feito, e você precisa entender isso, mas também precisa saber onde está o limite entre te fazer crescer e o assédio, nesse caso eles caminham numa linha bem fininha e qualquer passo errado pode levar de um lado a outro num momento e atrapalhar ao invés de ajudar.

O crescimento é doloroso, sair da zona de conforto é complicado, mas se você não quer ser sempre o mesmo é preciso estar disposto a sofrer essas dores, a aceitar as mudanças necessárias para se atingir um objetivo e, principalmente, ter um objetivo, sem um bem definido nenhum esforço terá serventia, você fará uma viagem para lugar nenhum, o famoso “perder tempo”. Então, se você mira seu crescimento pessoal ou profissional esteja disposto a enfrentar as dificuldades, a respirar novos ares, a procurar novas companhias, a sair da sua bolha protetora, a caminhar por caminhos nunca antes caminhados e mirar destinos nunca pensados. Pois tudo isso muda ou se cristaliza quando você busca os novos ares, você descobre outras possibilidades, aprende novos caminhos, aprende a passar pelos caminhos já trilhados e progride em sua vida, afinal estamos aqui para evoluir, ter uma vida mais rica de conhecimentos e aprender muito, pois se leva da vida a vida que tivemos.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: