estratégia global de marketing

Como criar uma estratégia global de marketing?

Para muitos, uma boa estratégia de marketing pode ser a grande diferença para alavancar de vez um negócio. No entanto, a busca pela estratégia global de marketing ideal para colocar sua empresa no mapa de algum segmento pode ser um pouco mais difícil do que se espera.

Até porque são várias pessoas que podem oferecer os mesmos serviços com outras formas de atração do cliente, seja por pagamento, popularidade nas redes sociais, um networking mais vasto, e assim por diante

Ganhar o seu holofote em um mercado nacional é um longo caminho que pode dar certo, contudo, quando se trata de uma estratégia global para expandir além do seu local de atuação, isso pode tornar seu negócio ainda mais abrangente.

Então, como se destacar em meio a tanta concorrência existente? Como fazer que, por exemplo, uma empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial estrangeira se torne referência no mercado mundial, a ponto de servir como referência?

São essas e outras questões que fazem com que o marketing global seja ainda mais procurado.

O início do marketing global

Ainda que a internet tenha se tornado mais popular nas últimas décadas, com a introdução das redes sociais no cotidiano das pessoas, esse modelo de marketing ganhou força no fim do século XX, nos princípios do que seria conhecido como globalização.

Foi nessa época que costumes, hábitos e gostos de diferentes nacionalidades ou culturas foram ganhando destaque em territórios que não eram tão próximos uns dos outros.

Embora o empresário sueco Erik Elinder tenha questionado através de um artigo publicado na década de 1960 que os costumes europeus poderiam receber o mesmo tipo de publicidade, afinal, estão todos no mesmo continente.

Essa linha de pensamento se prolongou por alguns anos, até que em meados de 1990, autores rebateram este pensamento, alegando que as estratégias deveriam se adaptar ao local onde iriam ser inseridas, e não padronizá-las como se desejava.

A partir de então, o marketing mundial passou a ser visto com outros olhos e uma nova estratégia surgiu para se adaptar às novas localizações que se pretendiam alcançar, possibilitando até mesmo alguns cursos de vendas para auxiliar nesse sentido.

Mas, afinal, o que é marketing mundial?

O marketing mundial ou global é um segmento de estratégias de venda e captação de clientes tem como foco e prioridade transformar um produto ou serviço de forma que ele alcance e se solidifique no mercado internacional nas mais diferentes regiões.

Isso sem deixar de lado as culturas locais de onde se pretende estabelecer, sendo que esse deve ser um dos pontos mais importantes do planejamento da divulgação e comercialização.

Afinal, nenhum produto ou serviço irá ganhar destaque se os planos forem de impor a sua cultura em um lugar ou apagar a já existente nele.

O que leva muitas vezes a repensar tudo o que já se tem feito como marketing, posto que no mercado internacional de uma distribuidora de segurança eletrônica, por exemplo, deve haver uma adequação no que diz respeito à realidade local.

Por isso, o planejamento de marketing mundial deve ser bem estruturado durante a expansão até o outro país e após chegarem no mercado que já é existente lá, para assim manter-se consolidado.

Já que o público-alvo, canais de vendas, abordagens e táticas promocionais serão completamente diferentes do que aqueles já existentes no país de origem.

Nesse sentido, mesmo uma empresa de laudos de insalubridade que presta serviços em um país com determinadas checagens no documento pode fazer de uma forma completamente diferente em outro país que não tenha exigências, ou elas são maiores.

Razões e benefícios de adotar o marketing global

Quando se trata de comercializar um produto ou serviço, é normal que se pense a respeito do lucro que irá ter e a quantidade de clientes atraídos, o que é inevitável no ramo dos negócios.

Logo, na oportunidade de aumentar ainda mais o alcance dos clientes, saindo de uma pequena região para conquistar o estado, o país, e, por fim, o mundo, esta ação não precisa ser necessariamente feita por multinacionais, como estamos acostumados a imaginar.

Pequenos donos de uma empresa terceirizada de serviços gerais ou qualquer outro segmento, podem começar a colocar os planejamentos de expansão de marketing global, com os métodos certos para isso.

Além disso, a consolidação no mercado mundial pode ser algo que muitos negócios almejam e temem ao mesmo tempo, já que as responsabilidades para ter controle de um empreendimento que alcance esse porte pode ser de grandes proporções.

Contudo, as vantagens de se investir nessa tática são:

  • Conquista dos novos clientes;
  • Aumento de valor no mercado;
  • Diminuição dos riscos de ficar em um único mercado;
  • Proteger-se dos momentos de crise.

A expansão também possibilita que os serviços gerem, algumas vezes, vagas de emprego no país onde está sendo instalado.

Assim, se uma organização expande o seu serviço, a contratação de moradores da região pode facilitar a captação de novos clientes, pois o empreendimento pode ser divulgado através de redes sociais e do famoso “boca a boca”.

Como se preparar para atuar em um novo mercado?

Trata-se de uma dúvida que pode ser a mais persistente quando se trata da expansão dos negócios, afinal, ter hábitos de vender para o próprio país é bastante distinto de uma outra nação.

Por essa razão, se a sua empresa de segurança do trabalho de origem nacional possui planos para ampliar a atuação para outro país, estude o macroambiente do lugar onde pretende colocar uma filial.

Ou seja, como funciona a economia, o governo, a legislação, a população, o que tem de tecnologia, a cultura na cidade ou nos interiores das cidades, e assim por diante. Tudo isso deve ser levado em conta no planejamento.

Afinal, em boa parte dos casos, um cenário caótico na parte econômica ou governamental pode não ser o mais benéfico para o empreendimento.

Logo após estudar o país, veja os locais e as formas que se deve atuar nele. Caso haja a possibilidade de viajar até ele para fazer uma análise minuciosa, isso pode ser bastante útil. Se não houver, estude bastante e acompanhe notícias sobre o local.

Outro ponto que deve ser visto é se o produto irá ser vendido de modo online ou terá algum ponto de venda físico, posto que as maneiras distintas de estratégias, assim como nas vendas, há taxas de comercialização, o que reflete nos preços dos produtos.

Com a moeda diferente em cada nação, é inevitável que o preço sofra alterações para mais ou para menos, de acordo com o mercado. Se isso vier a acontecer, estabeleça um valor que não seja prejudicial para o que será vendido.

Caso o produto que será vendido seja algo que requer fabricação, um bom modo de investir ainda mais no mercado global local é priorizar as matérias-primas que já existem lá, outro fator que pode acabar facilitando em questões sociais e também de geração de emprego.

Pela questão de logística e transporte que serão necessários, independentemente se a venda dos produtos de sua empresa de limpeza de cozinha industrial serão feitas pela modalidade física ou online.

Além disso, uma aposta certeira para que seu negócio se adapte mais à cultura local é a aquisição de embaixadores ou digital influencers

Por serem pessoas com alguma visibilidade em redes sociais ou no meio cultural do local, a divulgação será ainda mais fácil de ser realizada.

Com os embaixadores, também é possível adaptar campanhas publicitárias para a língua e costume do local, de forma que seja atraente para quem não conhece e gere fidelização para os que já são clientes.

Desta maneira, o modo de ver a resposta do mercado será ainda mais fácil para se encontrar o feedback.

Tendo em vista que é em comentários do público que se pode estabelecer novas estratégias de venda e até mesmo a expansão para outros lugares que possam ficar no interior do país, por exemplo.

Se o produto for comercializado, uma boa dica é fazer com que as cores da identidade  alterem de país para país, dando assim uma importância ao local onde ele está sendo vendido.

Assim como a criação de uma rede social específica para aquele ambiente, com aspectos que motivam o cliente, tais como as postagens a serem feitas no idioma local. 

Considerações finais

O mercado mundial pode ser bastante receptivo aos mais diversos tipos de produtos ou serviços que acabam entrando nele, seja a venda de uma marca, negócios de pequeno porte ou empresas de injeção de plasticos.

Por haver inúmeras possibilidades de expansão e fidelização dos serviços em países distintos, isso pode resultar em um mercado bastante amplo nas regiões onde irá ser instalado.

Portanto, aposte em buscas e observação de como cada local funciona, até mesmo as empresas que já estão situadas na mesma área que tem como alvo.

Com o planejamento detalhista e o foco certo de público-alvo, o marketing global aplicado ao negócio pode ganhar novos e estáveis terrenos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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