produtividade nos négocios

Como atingir o máximo de produtividade nos negócios?

Muita gente tem o sonho de ter um negócio próprio, mas nem imagina como é difícil lidar com o universo corporativo depois que você entra nele. Um dos modos de abordar esse assunto é a questão da produtividade nos negócios, que precisa crescer.

De fato, existe uma lei universal sobre o mundo empresarial que diz que, depois de se estabelecer e começar a operação diária ou você está crescendo ou está encolhendo. 

Sendo dessa forma, a estabilidade é no fundo uma ilusão, algo muito perigoso.

Lembrando que essa estabilidade também indica a famosa questão da zona de conforto, que é quando um empresário ou gestor de empresas acaba se acomodando com o resultado que já tem e pensa que não precisa mais se esforçar, apenas manter.

Há vários motivos para afirmar que isso é ruim, o primeiro deles é muito simples de constatar. 

Consiste em abrir um motor de busca agora e pesquisar por algo como empresa de Dog Walker.

O que acontecerá é que em poucos segundos você encontrará centenas ou mesmo milhares de negócios prestando esse serviço. Se fizer a busca pelo celular, ainda virá a opção de ativar o GPS e ser levado até o estabelecimento mais próximo.

Estamos falando, naturalmente, da concorrência, já que hoje o mercado vive um dos momentos mais competitivos de que já se ouviu falar. Vários fatores corroboram isso, sendo um dos principais a própria internet, que popularizou tudo isso.

Afinal, hoje qualquer pessoa pode abrir um negócio próprio com poucos cliques, começando a vender algo ou prestar um serviço por meio das várias plataformas online que ajudam as marcas a encontrarem clientes e pessoas interessadas.

O que isso faz, além do aspecto positivo da popularização de meios e de oportunidades, é  abrir as portas para qualquer um entrar. Com o tempo o mercado filtra apenas os melhores, mas até isso ocorrer muitos sofrem para permanecer de pé.

É precisamente nesse sentido que surge a questão da produtividade, como um diferencial que pode ajudar uma empresa de treinamento cipa designado NR 5 a se destacar no meio da multidão, aumentando seus resultados.

Até porque, quando o que se tem é o cenário pintado acima, tudo o que resta é buscar maneiras de chamar mais atenção e de agradar mais que os outros. O que também mostra outra razão para tratar do assunto, que é a expectativa dos clientes.

Como se não bastasse a concorrência, as novas gerações de compradores têm surgido com exigências e ambições cada vez mais altas. O que é compreensível, se considerarmos as mudanças culturais que verificamos nas últimas décadas.

Trata-se de gente que já cresceu com acesso à informática, à telefonia móvel e à internet de modo geral. O que torna essa pessoa mais antenada e melhor informada, seja para resolver questões pessoais ou na hora de comprar e vender algo.

Também por isso, boa parte do aumento de produtividade que uma empresa precisa atingir diz respeito não tanto à quantidade de esforço, mas sim à qualidade dele. Algo que se for ignorado vai gerar apenas ruídos e desgaste, mas não resultado sólido.

Afinal, quando uma empresa de arquitetura e reforma amplia sua produção, isso vai ampliar também suas vendas e seus resultados gerais. Sendo que os clientes novos vão precisar de um suporte adequado e capaz de fidelizá-los.

Por esse motivo é que decidimos escrever este conteúdo especial sobre como exatamente atingir o máximo de produtividade empresarial nos negócios. O que implica trazer também a questão da importância de fazer isso no curto, médio e longo prazo.

Sem falar na necessidade de lidar também com conceitos e características que são imprescindíveis para entender o assunto, em vez de ficarmos apenas em afirmações genéricas que ajudam muito pouco quando a questão é produtividade.

Tanto que vamos utilizar vários exemplos concretos de segmentos e nichos de mercado realmente existentes, como modo de ilustrar muito bem o que pode ser feito no dia a dia, sem deixar de lado as boas práticas do setor.

De fato, um dos pontos mais bacanas de tudo isso é justamente o fato de que hoje a maximização de produtividade evoluiu tanto, que já pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio, seja para uma empresa de caçamba entulho ou para uma loja de roupas.

Isso quer dizer que o importante não é a marca atuar neste ou naquele nicho, ou mesmo o fato de ela procurar um público-alvo mais específico ou mais universal. Basta que haja um empresário e gestores interessados em crescer de verdade.

Desta forma, se você se enquadra nesse grupo e só o que deseja agora é compreender a fundo como dicas relativamente simples podem revolucionar o seu negócio de modo sério, sólido e sustentável, então basta que siga até a última linha deste texto.

Mas, o que é a produtividade?

Todo mundo já deve ter tido a experiência de fazer algo de que gostava muito, só que para isso acabava demorando muito tempo. Ou então, de fazer algo rapidamente e depois perceber que não ficou tão bom quanto deveria.

Pode não parecer, mas isso reflete as maiores dores de qualquer empresa. No fundo, todo negócio está focado em apresentar um produto ou serviço para o mercado, de modo que é preciso dominar essa realização com excelência.

Aí é que surge a questão do processo e das pessoas envolvidas. Quanto melhor o empreendimento for em amarrar todas as pontas da operação e colocar as pessoas certas nos postos-chave, melhor será o resultado final.

Isso é o que garante que uma empresa de portaria e vigilância seja melhor do que outra, bem como garante que surjam líderes de mercado, como referência máxima na área, ao passo que outras marcas nunca prosperam.

Ou seja, estamos falando de um dos principais fatores que decidem o destino de uma empresa, como algo ligado aos famosos pilares de missão, visão e valores. Assim, essa filosofia toda de trabalho precisa redundar em uma produtividade.

Os fatores mais diretamente envolvidos com isso podem ser os seguintes:

  • Máquinas e dispositivos;
  • Programas e softwares;
  • Equipes e colaboradores;
  • Manutenção e treinamento;
  • Planejamentos e metas;
  • Métricas e monitoramento;
  • Reuniões e feedbacks.

Enfim, tudo aquilo que envolve a comunicação interna de uma empresa vai acabar impactando a produtividade nos negócios, seja para o bem ou para o mal.

Desta forma, a produtividade nada mais é do que a racionalização de um processo ou operação que visa a concretizar determinada realização de manufatura ou de serviço.

Modernamente, ela se traduz em uma verdadeira automatização da esteira ou na máxima especialização da cadeia produtiva de uma firma.

A importância da produtividade

O papel da maximização da produtividade tem a ver com o que hoje se chama de sustentabilidade de um negócio, o que não está limitado à noção ecológica.

Pouca gente sabe, mas dizer que um negócio é sustentável inclui também seu aspecto financeiro e mais prática das operações do dia a dia. Além da qualidade de vida dos funcionários envolvidos e da comunidade impactada.

Assim, uma empresa de limpeza centro comercial precisa maximizar a produtividade para ganhar esse status de sustentabilidade. 

Um dos traços principais disso é a noção de escala, que é o que permite que um negócio seja replicado ou cresça satisfatoriamente.

Por exemplo, quando a matriz de um negócio decide abrir franquias e afins. É preciso ter um domínio muito grande da operação diária, ou corre-se o risco de ganhar em quantidade sem manter a qualidade, o que seria terrível para a marca.

Os vários modos de atingir

Se o segredo da maximização de produtividade é algo tão importante, não é difícil imaginar que hoje existam muitas dicas e conselhos sobre como fazê-lo.

Além dos que já elencamos acima, um indispensável é entender que a grande riqueza das empresas não está nos cofres ou na conta do banco, mas sim em seu capital humano.

Sendo assim, uma empresa jardinagem e paisagismo cresce conforme ela tenha talentos que sejam capazes de pensar e construir um futuro sustentável e escalável.

Isto é, são as pessoas que acabam permitindo isso, por meio das análises de conjuntura, das interpretações sobre o cenário, do estudo de mercado e da criatividade de trazer inovações que afastem a concorrência e aproximem os clientes.

Invista em tecnologia

Por fim, além de investir em recrutamento de bons talentos, é preciso pensar em quanto a tecnologia pode ajudar atualmente, seja em hardware ou software.

Isto é, tanto em termos de equipamentos e dispositivos físicos, quanto de máquinas e computadores. 

Isso ainda ajuda em frentes como a das empresas que realizam Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho).

Ou seja, com um único esforço você consegue automatizar processos, melhorar a qualidade do produto ou serviço, aumentar a segurança dos funcionários e maximizar a produtividade do seu negócio.

Considerações finais

Sendo assim, explicar a importância da produtividade em um negócio é o mesmo que falar sobre seu futuro e capacidade de crescimento sério e sólido.

Acima ainda listamos as principais dicas e conselhos sobre como atingir esse potencial máximo de produtividade de modo gradual e orgânico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: