Como aprender a usar o AutoCad?

Todo aprendiz de arquiteto precisa saber como aprender a usar o AutoCad para negócios de arquitetura. Afinal, esse é o software padrão do segmento e é basicamente uma exigência mínima para o profissional que queira abrir um escritório e pegar projetos de clientes ou ser contratado para trabalhar em uma firma de arquitetura que já existe e opera no mercado.

Atualmente, é importante ter em mente que o setor de construção civil e de reformas está em alta. O número de obras aumentou nos últimos meses, impulsionado pela pandemia do novo coronavírus (as pessoas estão mais tempo em casa e percebem problemas ou defeitos no lar, por exemplo) e pelo patamar mínimo da Taxa Selic, que barateia o crédito e faz com que seja mais em conta construir ou reformar.

Por isso, a necessidade de profissionais que dominam essa ferramenta está maior do que nunca. E aí, quer ver como aprender a usar o AutoCad? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como aprender a usar o AutoCad?

O que é AutoCad?

O AutoCAD é um software criado pela empresa Autodesk Inc., mais ou menos em 1982. O programa foi criado para poder ajudar no desenvolvimento de projetos que exigem desenho técnico, como arquitetura, construção civil, indústria automobilística e muito mais. O “CAD” do nome vem da sigla Computer Aided Design, que designa o tipo de programas em que o computador renderiza a imagem por conta própria, com base em uma série de informações fornecidas pelo usuário.

Por ter sido um dos primeiros programas do tipo e por permitir a geração de imagens em 3D, com controle praticamente total do usuário, o AutoCAD se popularizou significativamente e ganhou várias novas versões desde os anos 80. Atualmente, ele é o programa considerado como base para profissionais de áreas que necessitam trabalhar com desenho técnico.

Aprenda desenho técnico

Se você prestou atenção na nossa explicação acima, deve ter percebido que falamos várias vezes de “desenho técnico”. Ou seja: é importantíssimo que você entenda o que é esse conceito e como utilizá-lo no seu negócio para poder explorar o AutoCAD ao máximo.

É como aprender a usar um software de desenho normal. Se você não souber como desenhar em primeiro lugar, terá dificuldades para explorar a ferramenta ao máximo. Portanto, é essencial aprender desenho técnico para conseguir tirar o máximo do AutoCAD.

Estude a documentação básica do AutoCad

Um erro muito comum de usuários com qualquer tipo de software do mercado é não ler a sua documentação, ou seja, não ler os tópicos de ajuda e de explicação de atalhos e de como usar as funções do programa.

Se o usuário ler essas informações com atenção, ele dominará vários detalhes do programa que não sabia antes. É por isso, por exemplo, que existem tantas pessoas dizendo que não sabiam que existiam “segredos” escondidos em vários programas tradicionais. Não são “segredos”, mas sim detalhes que ninguém se preocupou em ver na documentação.

Portanto, estude a documentação do AutoCAD para aprender o básico do programa e não ser pego de “surpresa” por alguma função conhecida.

Baixe trabalhos e projetos de AutoCad para ver como foram feitos

Há um limite de conhecimento que você pode obter na teoria. Depois de ler bastante, é hora de colocar os conteúdos em prática e ver como eles funcionam na realidade. Isso pode ser feito ao baixar alguns trabalhos e projetos de AutoCAD na Internet e analisar como eles foram criados.

Veja como os projetos funcionam e altere-os aos poucos para poder ver como o projeto funciona na prática. Isso permitirá que você se acostume a mexer com a interface do programa.

Veja tutoriais online

Por fim, entenda que eventualmente você precisará fazer algo no AutoCAD que você não sabe fazer no momento. A melhor solução para isso é assistir tutoriais no YouTube ou em outra plataforma de vídeo.

Existem canais que são especializados exatamente em tirar dúvidas e ensinar como os usuários do AutoCAD podem criar determinados objetos ou realizar ações específicas no programa.

Procure por esses canais para poder ver como solucionar o seu problema. Uma dica é tentar fazer a pesquisa em inglês, uma vez que existem muito mais vídeos sobre o assunto em inglês do que em português. Além disso, essa é uma boa maneira de testar o seu inglês, outra habilidade importante para quem trabalha com CAD.

O desafio de como aprender a usar AutoCAD é natural para todos os arquitetos e engenheiros. Esse é um programa extremamente útil para quem trabalha na área e, por isso, deve ser dominado pelos profissionais ainda na parte da educação na faculdade, antes de entrar no mercado de trabalho. Se você teve dificuldade com esse software, agora é a hora de resolver esse problema. As dicas acima ajudarão nisso, com certeza.

E aí, o que achou do conteúdo? Gostou? Então compartilhe-o no grupo da sua turma da faculdade no WhatsApp!



Diga-nos o que achou do post: