CNH: Fique por dentro do funcionamento das aulas práticas e prova teórica do DETRAN

Antes de pôr as mãos em uma CNH, você precisa passar por uma série de etapas, sendo uma delas a prova teórica do DETRAN. Depois disso, ainda é necessário fazer as aulas práticas de preparação para o exame de direção.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos em detalhes como é a prova de conhecimentos de trânsito e como são as aulas de rua com instrutores de autoescola. Confira!

Como funciona a prova teórica do DETRAN?

Ao entrar em uma autoescola, você deverá assistir a uma série de aulas teóricas, que servirão de preparação para o teste aplicado pelo DETRAN.

De acordo com a legislação vigente, os alunos de centros de formação de condutores devem ter, pelo menos, 45 horas/aula de formação para poder fazer a prova teórica.

Quanto à prova, ela possui 30 questões, que versam sobre diversos assuntos relacionados à condução de veículos. Entre eles podemos destacar os seguintes:

  • Normas do Código de Trânsito Brasileiro;
  • Direção defensiva;
  • Noções de mecânica;
  • Primeiros socorros;
  • Cidadania e meio ambiente.

As questões do teste do DETRAN são de múltipla escolha, contendo quatro alternativas das quais apenas uma é a correta.

Para ser aprovado nessa etapa, os candidatos devem acertar 70% do total de questões, no mínimo. Isso significa dizer que os alunos não podem errar mais do que 9 questões.

Quais os assuntos que mais caem na prova teórica do DETRAN?

Entre os assuntos que mais são abordados pelos testes do DETRAN, a legislação de trânsito é o mais explorado.

Por isso, o candidato que deseja se dar bem nessa etapa precisa estudar com cuidado o CTB.

Alguns tópicos do Código de Trânsito merecem atenção redobrada, como o que se refere a infrações, penalidades e as seções relativas à sinalização de trânsito.

Uma dica para quem vai tirar a primeira habilitação é resolver questões em sites sobre o assunto.

Você pode, também, fazer um simulado detran df (ou de qualquer outro estado), para testar seus conhecimentos antes da prova.

Como funcionam as aulas práticas para conseguir a CNH?

Conforme já mencionamos, depois de aprovados na prova teórica do DETRAN, os condutores em formação estão aptos a fazer as aulas práticas de direção.

Essas aulas são realizadas em veículos de autoescolas, com o acompanhamento de instrutores qualificados.

Ao todo, o aluno deve passar por, pelo menos, 25 horas/aula de direção (no caso da CNH B) antes de se submeter ao teste prático do DETRAN. Dessas horas, no mínimo 20 devem ser ministradas dentro de veículos.

Não podemos esquecer de dizer que do total de horas de aulas práticas, 4 horas devem ser destinadas à direção noturna e 5 horas às práticas em simuladores.

O que é ensinado no Curso Prático de Direção Veicular?

Mas, afinal, o que é ensinado nas aulas de direção oferecidas pelas autoescolas? Nessas aulas, os alunos aprendem tudo que precisarão para conduzir veículos com segurança e passar no teste prático do DETRAN.

Entre os fundamentos ensinados pelos instrutores nas aulas práticas, podemos destacar a utilização dos retrovisores, a postura ao dirigir e o uso dos acessórios dos veículos.

Também é ensinado o funcionamento do veículo e como se deve operá-lo (manejo da direção e uso dos pedais de aceleração, freio e embreagem).

Os instrutores devem ensinar os alunos a parar os veículos em desníveis, fazer curvas em vias e balizas.

Nas aulas práticas noturnas, os condutores em formação aprendem a utilizar os faróis e outros recursos que podem melhorar a visibilidade à noite.

O que é importante para fazer um bom Curso Prático de Direção Veicular?

Fazer boas aulas práticas é fundamental para que você consiga passar no teste final do DETRAN. Para isso, faz-se necessária a observação de alguns pontos essenciais, que explicaremos a seguir. Veja!

Qualificação dos instrutores

Os instrutores de autoescola devem ter concluído uma formação específica para desempenhar essa função. Ademais, devem possuir habilitação há pelo menos 2 anos.

Condição dos veículos

Para que as aulas práticas sejam bem aproveitadas, é fundamental que os veículos usados pelos alunos estejam bem conservados. Defeitos e problemas podem dificultar a aula e deixar os condutores em formação inseguros.

Cumprimento da carga horária

Os alunos devem se comprometer a cumprir toda a carga horária exigida para completar o curso de direção. Da mesma forma, as autoescolas são obrigadas a oferecer todas as horas-aula exigidas pela legislação.

Frequente todas as aulas e estude antes da prova teórica!

Para concluir, não podemos deixar de dizer que é fundamental que os condutores em formação vejam todas as aulas oferecidas pela autoescola e que estudem com dedicação.

Isso porque são muitos os candidatos que ficam conversando no whatsapp esperando o tempo passar, esses candidatos acabam por não dar a atenção necessária para essa fase e reprovam na prova teórica do DETRAN. Não seja um deles, foque no seu objetivo!

 

E você, ainda tem dúvidas sobre como funcionam as aulas práticas e o teste teórico do DETRAN? Comente!


TAG

Diga-nos o que achou do post: