Carreira Profissional: Veja dicas de como começar e obter sucesso!

A carreira profissional é um termo muitas vezes mal compreendido. Alguns o confundem com profissão, que é o conjunto de atividades que você executa como profissional no mercado. A profissão é apenas uma experiência dentro do plano de carreira profissional.

Basicamente, a carreira profissional é o conjunto de todas as experiências de trabalho e acadêmicas, englobando até mesmo graduação, qualificação e especialização. Com isso, é uma soma que impacta no seu reconhecimento profissional dentro de uma área.

Por essa razão que é importante pensar no seu plano de desenvolvimento de carreira. Veja agora algumas dicas que vão ajudar nisso!

7 dicas para uma carreira profissional de sucesso

“O mercado de trabalho valoriza os profissionais que tem certeza do que querem. Essa certeza só se cria com um plano de desenvolvimento da carreira.”

As pessoas sempre querem ser um profissional de sucesso, mas nem todos sabem como manter o foco na carreira e alcançar isso. A verdade é que é necessário ter um plano de carreira profissional para obter esse status tão desejado.

O plano funciona de forma simples: você olha para as suas realizações no passado para definir o que vai querer no futuro. Um plano de carreira bem sucedida passa por essa racionalização, que vai permitir que se sinta mais realizado na vida profissional.

Porém, sabemos o quão difícil é alcançar essa situação. Por isso que trouxemos as melhores dicas para um profissional de sucesso!

Faça um plano de carreira profissional

A dica mais básica para o sucesso profissional é ter um plano bem montado. Você precisa definir um objetivo profissional, assim como as metas de curto, médio e longo prazo, sempre levando em conta as suas prioridades e valores.

Para conseguir planejar, faça o seguinte: imagine como é a sua vida ideal. A partir disso, você consegue montar um plano, realizando ajustes pontuais.

Esteja preparado para os altos e baixos

Mesmo uma carreira de sucesso é formada por baixos, pois isso é natural em qualquer situação. Para o seu plano de desenvolvimento da carreira dar certo, é importante estar pronto para os fracassos e o óbvio desânimo.

Porém, não confunda essa resiliência com teimosia – tem vezes que o fracasso é realmente um sinal para mudar os planos.

Escolha uma área de atuação que faça sentido

Ao querer participar do mercado de trabalho, é importante não se fixar apenas nas profissões mais lucrativas. Investir numa profissão porque paga bem é a maior causa para frustrações na vida profissional e pessoal.

E como definir a sua área? Estabeleça quais são os seus gostos pessoais e que habilidades e competências você apresenta. Ao final, você limita as suas escolhas a um grupo bem menor de opções.

Construa uma boa rede de contatos

Você nunca tem sucesso profissional sozinho – a carreira de sucesso é baseada na construção de contatos que lhe permitam crescer. Esses contatos podem ser construídos na faculdade ou nas suas experiências de trabalho.

Além de oferecerem informações e experiências, essas pessoas podem lhe indicar para novas oportunidades. Como elas lhe conhecem melhor, fica mais fácil de você ser indicado para uma atuação que faz sentido.

Seja proativo em diferentes situações

Quem é proativo, tem mais chances de obter uma melhor vida profissional. É necessário adotar uma postura de atitude, de alguém que está pronto para ajudar aos outros. Dessa forma, você constrói um perfil de liderança importante para a carreira.

E com isso, você não apenas evolui como pessoa, como também muda a percepção das pessoas ao seu redor.

Não esqueça da parte acadêmica

Apesar da desvalorização acadêmica, ter uma graduação ainda é importante para uma carreira profissional bem sucedida. Na faculdade, você aprende mais sobre a sua área de atuação e adquire habilidades fundamentais para as profissões.

Porém, não dá para ingressar em qualquer faculdade – escolha uma instituição que seja nome de referência na sua área de atuação.

Entenda que o desenvolvimento é contínuo

A preparação para o mercado profissional não acaba quando termina os estudos – o desenvolvimento progride em cursos, leituras, eventos, entre outros. Lembre-se: o mundo está constantemente mudando e você precisa mudar também.

Uma carreira profissional bem sucedida é o fruto da constante manutenção da sua qualidade profissional. Se você se mantém atualizado, se mantém como referência no mercado de forma mais perene.

Conclusão

Se você olhar ao redor, na sua faculdade ou área de trabalho, vai perceber facilmente o quanto o mercado profissional é complexo. Para sobreviver nele, é necessário ter muito foco e um bom planejamento no curto, médio e longo prazo.

A carreira profissional depende das escolhas que fez no passado, mas também das decisões que vai tomar para o agora. Siga essas dicas e tenha sucesso na sua área de atuação!



Diga-nos o que achou do post: