Calendário Fiscal, contábil e TOTVS de maio de 2021

Calendário TOTVS (+) Contábil (+) Fiscal de maio de 2021

Calendário TOTVS (+) Contábil (+) Fiscal

Saiba mais informações sobre os períodos de apuração e liberação dos documentos no calendário fiscal e contábil de maio de 2021.

Confira as datas do calendário de maio


Dia 1 – eSocial (simples nacional)

O eSocial, sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, é um projeto do Governo Federal para unificar a prestação de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outros.

Período de apuração: 1º de maio de 2021.


Dia 7 – GFIP

GFIP é a Guia de Recolhimento do FGTS, documento que substituiu a GRE (Guia de Recolhimento do FGTS) e oferece informações para montar um cadastro eficiente de remunerações dos segurados da Previdência Social.

Período de apuração: até o dia 7 de cada mês.

Dia 7 – Release 12.1.32 TOTVS Linha Datasul, TOTVS Linha Logix, TOTVS Linha RM, TOTVS Agro, PEP 2.0

Atualização do Release 12.1.32 do TOTVS Linha Datasul, TOTVS Linha Logix, TOTVS Linha RM, TOTVS Agro e PEP 2.0.

Período de liberação: liberado em 7 de maio de 2021.

Dia 7 – EXPIRAÇÃO Release 12.1.28 TOTVS Linha Logix

De acordo com o ciclo de vida de Software disponível no portal do cliente TOTVS, o release 12.1.28 da TOTVS Linha Logix será expirado.

Período de expiração: será expirado em 7 de maio de 2021.

Dia 7 – EXPIRAÇÃO da Tecnologia WebSpeed TOTVS Linha Datasul

A TOTVS não irá evoluir ou realizar suporte técnico e manutenção nos produtos que utilizem a tecnologia WebSpeed. Somente clientes que fazem uso dessa tecnologia e que precisem evoluir ou realizar alguma manutenção nos códigos fontes serão impactados, para os demais clientes, não há nenhum impacto ou ação a ser realizada.

Período de expiração: a descontinuação da tecnologia WebSpeed, utilizada no TOTVS Linha Datasul, está prevista para o dia 07 de maio de 2021.

Dia 7 – EXPIRAÇÃO Release 12.1.28 TOTVS Linha Datasul

De acordo com o ciclo de vida de Software disponível no portal do cliente TOTVS, o release 12.1.28 da TOTVS Linha Datasul será expirado.

Período de expiração: será expirado em 7 de maio de 2021.

Dia 10 – eSocial (3º Grupo)

O eSocial, sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, é um projeto do Governo Federal para unificar a prestação de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outros.

Período de apuração: 10 de maio de 2021.

Dia 14 – EFD Contribuições

Escrituração Fiscal Digital das Contribuições trata do arquivo digital instituído pelo SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins.

Período de apuração: 10º dia útil do 2º mês subsequente.

Dia 15 – DCTFWeb

Trata-se da obrigação tributária acessória por meio da qual o contribuinte confessa débitos de contribuições previdenciárias e de contribuições destinadas a terceiros.

Período de apuração: abril/2021 (mês anterior).

Dia 15 – EFD-Reinf

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações Fiscais é a escrituração de rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda e Contribuição Social do contribuinte.

Período de apuração: abril/2021 (mês anterior).

Dia 20 – DAS

DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Consiste em uma guia de pagamento que unifica todos os impostos (Federais, Municipais e Estaduais) que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional.

Período de apuração: 15º dia útil do 2º mês subsequente.

Dia 21 – DCTF Mensal

Na Declaração de Débitos e Créditos de Tributos Federais deve conter as informações relativas aos tributos e contribuições apurados pela Pessoa Jurídica no período correspondente à respectiva declaração.

Período de apuração: 15º dia útil do 2º mês subsequente.

Dia 31 – DME

A Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie é a declaração de valores em espécia recebidos para a Receita Federal.

Período de apuração: último dia útil do mês subsequente.

Dia 31 – DOI

A Declaração de Operações Imobiliárias é uma obrigação acessória em que os Cartórios de Ofício de Notas, Registro de Imóveis e de Títulos e Documentos apresentam as informações sobre operações imobiliárias realizadas por pessoas físicas e jurídicas.

Período de apuração: último dia útil do mês de maio de cada ano.

Dia 31 – DASN – SIMEI

Declaração Anual do Simples Nacional Microempreendedor Individual é a declaração que o MEI, que optou pelo SIMEI no ano-calendário anterior, tem a obrigação de apresentar anualmente à Receita Federal do Brasil.

Período de apuração: último dia útil do mês de maio de cada ano.

Por Icaro Queiroz

FIT Gestão



Icaro Queiroz (1983) é empresário sócio fundador de duas empresas. Cientista da computação bacharelado e atuante em negócios, passou por grandes empresas como TOTVS, Correios, TV Cultura, dentre tantas outras que permitiu ser o que é hoje e ter uma bagagem prática em diversos setores. Residente na cidade de Guarulhos em São Paulo, vive com sua esposa e dois filhos. Sua esposa Tay Queiroz é formada em contabilidade, também sócia de duas empresas e está oficializando a terceira empresa de "personal organizer". Seus filhos, o mais velho, Davi Queiroz com 17 anos completos em maio de 2021 está em fase pré-vestibular enquanto o mais novo, Lucas Queiroz com 11 anos cursa o sexto ano do ensino fundamental. Algo muito importante que quero deixar registrado é minha visão de mundo, no qual eu acredito e insisto na frase: "seja você a mudança que quer ver no mundo".

Diga-nos o que achou do post: