Brasileiro faz história no tênis em Roland Garros

    Ymanitu Silva foi o primeiro brasileiro a disputar o torneio de tênis em cadeira de rodas na tradicional competição francesa

    “Many” entrou como convidado na competição e disputou uma partida em 07/06/2019 contra o australiano Dylan Alcott (cabeça de chave número 1). O brasileiro perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2. Resultado àa parte, o brasileiro tem motivos de sobra para celebrar, pois sua participação na competição é um marco na história dos esportes paralímpicos brasileiros.

    Sendo o primeiro brasileiro a disputar a chave de um torneio de Grand Slam de tênis de cadeira de rodas, o atleta vem demonstrando uma ascendente em sua carreira. Atuando pelos tenistas quad – atletas com comprometimento em três ou mais extremidades do corpo, Ymanitu conheceu a modalidade durante a reabilitação de um acidente de carro que sofreu em 2007 e o deixou tetraplégico.

    Na categoria citada, os atletas têm de ser medicamente diagnosticado com alguma deficiência relacionada à locomoção. Para a prática da modalidade, as raquetes e as bolas são iguais à da prática habitual. Todavia, o atleta cadeirante deve rebater a bola para a quadra adversária antes que ela toque em sua quadra pela terceira vez. Cabe ressaltar que as cadeiras utilizadas são esportivas e oferecem maior resistência, mobilidade e equilíbrio.

    Após receber a primeira convocação para a Seleção Brasileira em 2014 e ficar em 5º lugar nas Paralímpiadas (Rio 2016) – melhor resultado de um brasileiro na competição, ele almeja participar dos Jogos Parapan Americanos (Lima 2019, em agosto) e também das Paralímpiadas (Tóquio 2020).

    Em seu currículo, já conta com os títulos da Copa Guga (maior torneio de cadeirantes da América Latina) e São Paulo Wheelchair Tennis Open. Conquistou ainda o título de duplas do Sardinia Open (Itália) e USB Bolton Arena (Inglaterra).

Veja mais:

Atleta Paralímpico conquista o ouro na Bocha

 



Graduado em Administração na UFRRJ, Apaixonado por Futebol, Flamenguista por Opção, Geek por Natureza, Carioca de Nascimento, Amante de Livros, Cinéfilo, Curte Contar/Apreciar Boas Histórias e Experiências de Vida, Autor do livro "Veredas da Vida: Poéticos Conselhos" (Chiado Books), Sempre em Busca de Novos Objetivos.

Diga-nos o que achou do post: