Brasil vence Argentina e conquista título do Campeonato das Américas de Fut 5

    Com dois gols ainda na primeira etapa, Raimundo Nonato deu o título para a Seleção Brasileira;

    Os Hermanos chegavam à final invictos (três vitórias e dois empates em 0x0 – sendo um deles na estreia contra os próprios brasileiros, na abertura realizada na data de 04/06/2019) e com a melhor defesa da competição. Mas a data de 09/06/2019, em jogo realizado na arena do Centro de Treinamento Paralímpico (São Paulo), quebraria essa escrita da Argentina através dos pés do melhor jogador do campeonato: o pernambucano Raimundo Nonato.

    Logo no primeiro tempo, o gaúcho Ricardinho foi puxado dentro da área ainda aos 8 minutos. Coube ao pernambucano arrematar no canto esquerdo do goleiro para a bola ainda beliscar o pé da trave e morrer no fundo do gol, abrindo assim o placar para o Brasil. Já aos 13, Raimundo Nonato fez excelente jogada individual e tocou com categoria na saída do goleiro rival para fazer seu nono gol na competição em seis atuações. Tamanho desempenho ofensivo o levou a conquistar a artilharia da competição. O placar de 2×0 da final é o mesmo da última final (Mundial) disputada pelos arquirrivais em 2018, em que os brasileiros saíram vencedores naquela ocasião também, com tentos de Ricardinho e Raimundo Nonato.

    Com a campanha, a Seleção Brasileira de Futebol de 5 conquistou o título de Campeão das Américas pela sexta vez em nove edições disputadas. Além da dupla citada, chilenos, mexicanos, peruanos e colombianos disputaram o torneio. Cabe ressaltar ainda que esta final foi uma espécie de “revanche” entre os países, pois na última edição do Campeonato das Américas (2017), a equipe albiceleste impediu o tri consecutivo tupiniquim, ao bater-nos na disputa de penalidades máximas, após empate em 0x0 no tempo normal.

    Esta disputa credenciava o campeão a disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio (2020), mas a vaga ficou com os argentinos mesmo com o vice-campeonato. A Seleção canarinho já estava classificada para a competição porque é a atual campeã mundial (2018, como citado anteriormente). Ambas as equipes devem se reencontrar em breve, agora pelos Jogos Parapan-Americanos, que serão disputados em Lima (Peru). Em três edições, desde Rio-2007, o elenco brasileiro sempre tem conquistado o posto mais alto frente às demais seleções do continente.

Veja mais:

Atleta Paralímpico conquista o ouro na Bocha

Brasileiro faz história no tênis em Roland Garros

 



Graduado em Administração na UFRRJ, Apaixonado por Futebol, Flamenguista por Opção, Geek por Natureza, Carioca de Nascimento, Amante de Livros, Cinéfilo, Curte Contar/Apreciar Boas Histórias e Experiências de Vida, Autor do livro "Veredas da Vida: Poéticos Conselhos" (Chiado Books), Sempre em Busca de Novos Objetivos.

Diga-nos o que achou do post: