Com dois gols ainda na primeira etapa, Raimundo Nonato deu o título para a Seleção Brasileira;
Os Hermanos chegavam à final invictos (três vitórias e dois empates em 0x0 – sendo um deles na estreia contra os próprios brasileiros, na abertura realizada na data de 04/06/2019) e com a melhor defesa da competição. Mas a data de 09/06/2019, em jogo realizado na arena do Centro de Treinamento Paralímpico (São Paulo), quebraria essa escrita da Argentina através dos pés do melhor jogador do campeonato: o pernambucano Raimundo Nonato.
Logo no primeiro tempo, o gaúcho Ricardinho foi puxado dentro da área ainda aos 8 minutos. Coube ao pernambucano arrematar no canto esquerdo do goleiro para a bola ainda beliscar o pé da trave e morrer no fundo do gol, abrindo assim o placar para o Brasil. Já aos 13, Raimundo Nonato fez excelente jogada individual e tocou com categoria na saída do goleiro rival para fazer seu nono gol na competição em seis atuações. Tamanho desempenho ofensivo o levou a conquistar a artilharia da competição. O placar de 2×0 da final é o mesmo da última final (Mundial) disputada pelos arquirrivais em 2018, em que os brasileiros saíram vencedores naquela ocasião também, com tentos de Ricardinho e Raimundo Nonato.
Com a campanha, a Seleção Brasileira de Futebol de 5 conquistou o título de Campeão das Américas pela sexta vez em nove edições disputadas. Além da dupla citada, chilenos, mexicanos, peruanos e colombianos disputaram o torneio. Cabe ressaltar ainda que esta final foi uma espécie de “revanche” entre os países, pois na última edição do Campeonato das Américas (2017), a equipe albiceleste impediu o tri consecutivo tupiniquim, ao bater-nos na disputa de penalidades máximas, após empate em 0x0 no tempo normal.
Esta disputa credenciava o campeão a disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio (2020), mas a vaga ficou com os argentinos mesmo com o vice-campeonato. A Seleção canarinho já estava classificada para a competição porque é a atual campeã mundial (2018, como citado anteriormente). Ambas as equipes devem se reencontrar em breve, agora pelos Jogos Parapan-Americanos, que serão disputados em Lima (Peru). Em três edições, desde Rio-2007, o elenco brasileiro sempre tem conquistado o posto mais alto frente às demais seleções do continente.
Veja mais: