Biografia Ed Ribeiro quebra todos os paradigmas entre preconceito e arte

O artista plástico Ed Ribeiro, tem vida e obras eternizadas em biografia criada pelo escritor Daniel Marx.

Link para vendas:

https://clubedeautores.com.br/livro/biografia-de-ed-ribeiro

 

Ed Ribeiro é um dos mais conceituados artistas plásticos do mundo, e o precursor na criação da “técnica de derramamento de tintas”. Também é conhecido como o pintor dos Orixás, por ser um dos artistas que mais pintou a cultura africana e suas mitologias.

O brasileiro, também é um dos artistas mais premiados no mundo pela sua inovação e contribuição com a arte.

Com obras expostas e comercializadas em várias partes do mundo, Ed Ribeiro já levou suas criações artísticas para a ONU em Nova York, Unesco de Paris, além de Oslo, Genebra, Estados Unidos, Espanha e diversos outros lugares.

Ed Ribeiro foi laureado em Paris com a Medaille d’ARGENT pela Academie Arts Sciences Letttres de Paris. Já sua obra (A borboleta) foi o destaque na maior exposição Afro do mundo que aconteceu no Philadelphia Internacional Art Expo em 2008, na cidade da Filadélfia, Estados Unidos.

O Salão Internacional de Arte Contemporânea dos Países da América Latina, premiou o artista Ed Ribeiro, na modalidade “Técnica Inovadora” com a obra Xangô.

Já em Oslo, na Noruega, suas obras foram consideradas as melhores obras do salão e levou 41 dos 45 votos dos jurados.

Também esteve presente no “8ª edição do Montreux Art Gallery (MAG)”, onde teve uma brilhante participação.

E foi um dos destaques no “Centre Culturel Brésilie”, em Genebra, na Suíça, e no maior festival da Europa, o “Vera World Fine Art Festival”.

Artista plástico Ed Ribeiro- foto Risoleta Souza

A biografia de Ed Ribeiro, faz uma cronologia de suas criações, premiações, e homenagens, retratando com maestria o artista baiano que conquistou o mundo com os movimentos e cores que traz em suas obras.

O escritor, cineasta e jornalista Daniel Marx, que tem 11 livros publicados em autoria e coautoria, e entre suas obras estão os livros“ Último Degrau e Sou Adolescente e Minha Vida é Uma Merda”, desta vez se debruçou sobre a vida do artista plástico Ed Ribeiro.

Escritor Daniel Marx – Foto Divulgação

Foram meses mergulhado em pesquisas, conversas, entrevistas com artistas do ciclo de amizade de Ed Ribeiro, desde o cineasta Neville d’Almeida, aos músicos  Nil Lus e Charles Theone, e sua grande amizade com o multifacetado Carlinhos Brown e o seu amigo e escritor José Luiz Tejon, além de outros grandes nomes da arte e cultura do Brasil.

Ed Ribeiro também será homenageado no carnaval de São Paulo em 2022, na escola de samba Águia de Ouro, a convite do carnavalesco e amigo, Sidney França. Ele será destaque do carro principal da escola, o carro de Oxalá.

A biografia traz luz sobre um tema até então visto como muitos com certo preconceito, pois suas obras retratam de forma fenomenal a cultura africana, tão rica, colorida e cheia de mistérios.

A obra literária será lançada em uma edição especial em capa dura e colorida, que além de relatar a vida de Ed Ribeiro desde que esse enveredou pelo mundo das artes plásticas, ela traz diversas obras do artista, desde pinturas, a esculturas e os gigantescos mosaicos espalhados pelo Brasil

O lançamento acontecerá no dia 12 de março de 2022 às 17h na Odisseia, Casa de Cultura, um espaço conceitual que apoia os mais diversos tipos de artes.

Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 463 – Cerqueira César, São Paulo.

Além do lançamento do livro que contará com a presença do artista Ed Ribeiro, e do autor Daniel Marx, a Casa de Cultura Odisseia fará uma exposição com diversas obras do artista baiano, onde o público além de adquirir o livro autografado, também terão a honra de admirar as obras originais.



Escritor, jornalista, apresentador, roteirista e cineasta Membro da (AILB) Academia Internacional de Literatura Brasileira e Membro da (AIL) Academia Independente de Letras

Diga-nos o que achou do post: