bancada de trabalho

Bancada de Trabalho: 5 dicas para escolher a sua

Escolher uma boa bancada de trabalho é uma questão muito importante para quem está trabalhando no modelo home office, uma realidade que entrou para a vida de muitas pessoas.

A qualidade do ambiente de trabalho em casa é fundamental para a rotina e a produtividade, visto que o lugar precisa ser confortável, ergonômico, organizado e prático.

Só que a maioria dos profissionais não tem a menor ideia de como escolher a mesa, um dos móveis mais importantes para compor o escritório em casa. É nela que realizamos as atividades do dia a dia, por isso precisa ser bem planejada.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário gastar rios de dinheiro para escolher uma boa bancada, pelo contrário, existem muitas possibilidades de criar o ambiente de trabalho ideal para você e de acordo com seu orçamento.

Embora seja tentador trabalhar na cama ou no sofá, a produtividade pode sofrer uma grande perda com isso, portanto, o ideal é se preparar.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como escolher uma boa bancada, a importância de trabalhar em uma mesa adequada e como ela pode inspirar a produtividade. Acompanhe.

Como escolher uma boa bancada de trabalho

Nos últimos anos, a maioria das empresas percebeu a grande vantagem em optar pelo home office, o que levou muitos profissionais a prepararem melhor o ambiente de trabalho, necessitando providenciar itens como:

  • Cadeira;
  • Armário;
  • Iluminação;
  • Mesa.

A mesa é um dos elementos mais importantes para a rotina de trabalho, mas algumas pessoas não sabem como escolher o móvel ideal.

Muitas procuram lojas de mvel planejado, o que, sem dúvidas, é uma excelente opção, mas se ele estiver fora de suas possibilidades, temos algumas dicas para escolher a sua mesa são:

1.    Escolher o formato adequado

Existem vários formatos de mesa, sendo as redondas mais adequadas para reuniões e ambientes menores. A mesa em L é perfeita para executar diferentes tarefas, principalmente quem precisa de um computador e espaço livre para outras atividades.

O que você precisa fazer é analisar o espaço que tem disponível e verificar o formato mais apropriado para ele, buscando manter o local em perfeita organização e sem atrapalhar o espaço de circulação.

2.    Boa funcionalidade

Outro ponto muito importante é pensar na funcionalidade da sua mesa, depois se você precisar colocar o computador, ela deve ter um local adequado para passar os fios.

Quem executa tarefas acumulativas deve preferir mesas com gaveteiros e prateleiras, de modo a facilitar a organização de documentos, objetos e otimizar o espaço.

3.    Pensar na harmonia do local

Quando se trata de um projeto de reforma ou construção, é fundamental garantir a harmonia e o conforto de todos os ambientes, como no caso do banheiro, por meio de uma cuba esculpida em porcelanato.

Da mesma forma, o escritório precisa dessas considerações, por isso, evite cores chamativas, como no caso do vermelho, pois costuma cansar a visão rapidamente, o que dificulta os resultados no dia a dia de trabalho.

Prefira tons neutros, como branco e bege, pois eles deixam o ambiente mais elegante, e no caso da madeira, é uma forma de trazer a natureza para perto de você.

4.    Cuidar da ergonomia

Uma boa bancada precisa de propriedades ergonômicas, garantindo a altura necessária, portanto, uma peça que não seja muito alta ou muito baixa.

Dependendo da altura, o profissional pode prejudicar a coluna e os braços, o que causa desconforto e prejudica a rotina.

5.    Analisar os tipos

Dentre todos os tipos disponíveis no mercado, os que mais se destacam são as mesas autoportantes e as plataformas. A mesa autoportante possui estrutura para suportar ela mesma e não precisa ser fixada no chão ou na parede.

A mesa plataforma, por sua vez, é fixa e se assemelha a uma estação de trabalho. Mas independentemente do modelo escolhido, ele precisa ser adequado ao tipo de tarefa que você realiza todos os dias.

Uma boa mesa para escritório planejado, por exemplo, considera os materiais de trabalho que a pessoa usa e o tipo de rotina que vivencia.

Importância de escolher uma mesa adequada

Assim como no caso da cadeira, a mesa de trabalho não é apenas protagonista da decoração do escritório, mas uma ferramenta fundamental para o seu desempenho como profissional.

Lembre-se de que você vai passar boa parte do dia sentado, por isso, é fundamental ter alguns cuidados essenciais e assim evitar que sua rotina se torne insegura e maçante.

No começo, quando as pessoas passaram a trabalhar em casa, a maioria improvisou o ambiente, usando a mesa da sala de jantar ou uma cadeira qualquer para poder trabalhar.

Mas a partir do momento em que o trabalho em casa é definitivo, não dá mais para adiar a construção de um espaço adequado, ou seja, os improvisos não devem ser para sempre.

Uma sala planejada apartamento, por exemplo, vai gerar impactos positivos na sua rotina de trabalho, e a mesma coisa acontece com a mesa.

Sabemos que trabalhar em casa permite algumas informalidades, ou seja, não é necessário construir um espaço tão rigoroso, como no caso de um escritório convencional.

Mas isso não significa abrir mão da segurança, saúde e ergonomia, e se você não tiver uma mesa adequada, sua rotina vai se transformar em dores nas costas, fadiga, rigidez muscular e outros problemas do tipo.

Ao longo do tempo, esses problemas se tornam doenças crônicas, que podem provocar estresse e desencadear síndrome de burnout, dentre outras situações ainda mais graves.

Como a mesa inspira a produtividade?

É muito diferente trabalhar em uma cadeira estofada giratória e trabalhar na cadeira da sala de jantar. A primeira opção foi pensada nas longas horas de trabalho, enquanto a segunda foi pensada apenas em alguns minutos por dia.

Ninguém vai passar 8 horas sentado em uma cadeira de sala de jantar, mas as pessoas passam esse tempo em uma cadeira de escritório, no dia a dia de trabalho.

As organizações sabem que existem muitos fatores que geram impactos na produtividade, e ao contrário do que a maioria acredita, esses fatores não são provenientes dos funcionários.

Situações externas e que fogem do controle dos profissionais podem afetar o andamento da equipe, e um exemplo disso é o local de trabalho.

Todo mundo sabe que muitas coisas mudaram nos últimos anos e os profissionais modernos valorizam o ambiente onde trabalham.

A procura por imóveis que facilitam o trabalho e ao mesmo tempo garantem conforto, beleza e funcionalidade, é cada vez maior.

As pessoas procuram soluções cada vez mais compatíveis com sua rotina e estilo de vida, como no caso de um painel tv sala planejado moderno, e todo esse cuidado é fundamental na hora de criar seu escritório.

Ele pode ser um pouco mais colorido, rústico ou sério, o que importa é que esteja de acordo com as tarefas que você realiza e com a sua personalidade. Com isso, o trabalho se torna muito mais prazeroso.

Os profissionais devem se preocupar com tranquilidade e conforto no ambiente onde passam mais tempo ao longo do dia. Se a mesa tiver uma altura errada, vai causar dores nas costas, indisposição e prejudicar o andamento das tarefas.

As companhias tomam muito cuidado com isso porque sabem que se o local não for bem pensado, pode prejudicar o sentimento dos profissionais, fazendo com que deixem de gostar da empresa.

As pessoas estão cada vez mais cientes disso, por isso procuram soluções variadas, como banheiro planejado apartamento, e da mesma forma, é possível planejar seu escritório.

Além de escolher uma boa mesa, tenha muito cuidado com a iluminação, pois caso esteja incorreta, pode cansar a vista, causa dores dos olhos e deixa as pessoas cansadas rapidamente.

A escolha adequada da mesa e outras mobílias é fundamental para que o projeto seja bem elaborado, garantindo um ambiente agradável e produtivo.

Você não precisa gastar uma fortuna para criar esse local. Uma boa mesa, uma cadeira confortável e uma persiana madeira branca já vão te ajudar a ter um dia a dia positivo enquanto estiver trabalhando.

Considerações finais

O home office faz parte da realidade de muitos profissionais, tendo em vista a grande quantidade de organizações que optaram por essa modalidade.

Mas é fundamental que ele seja bem planejado e conte com móveis adequados para a rotina, e a mesa entra como um dos principais pontos nesse sentido.

Neste artigo, você conheceu algumas dicas para encontrar a bancada perfeita para o seu trabalho remoto e pôde compreender um pouco mais sobre o quanto ela é importante para o seu desempenho e produtividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: