AUTOR CAMPISTA NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA

Nilo Deyson Monteiro Pessanha, Campista, nascido em Campos dos Goytacazes, morador do bairro de Goytacazes. Foi criado no Complexo do Alemão no RJ, voltando para Campos já adulto.

Escritor, Poeta e Filósofo, também colunista, teve grande participação nas atividades culturais em Campos, sendo não só ativista cultural, como também uma peça importante para somar forças na luta pela Cultura da região. Com grande influência política, por ser vice presidente do Partido Republicanos, por ter sido candidato a vereador por algumas vezes, sempre esteve a disposição das instituições culturais e das escolas, onde sempre levou os problemas que lhes eram trazidos para a Câmara Municipal, onde na maioria das vezes, tratava direto no gabinete com o seu vereador, isto é, com o vereador de seu partido.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha é neto de Nilo Pessanha, ( Nilo Sardinha) apelido de seu avô, e leva o nome dele, muito conhecido na linha do limão, em Goytacazes, baixada campista.

Como poeta, escreveu muitas poesias, e muitas podem ser encontradas ao pesquisar no Google Nilo Deyson Monteiro Pessanha, lá encontram-se artigos e poesias de Nilo Deyson Monteiro Pessanha.

Também é grande sua influência com as grandes figuras da cultura em Campos dos Goytacazes, amigos de Nilo Deyson, como por exemplo: Carlos Augusto Souto Alencar, Sol Figueiredo, Hélio de Freitas Coelho, Marcelo Sampaio, Wellington Paes, Gleyde Costa, Ronaldo Júnior, Elias Rocha Gonçalves, Wilson Haindenfeuder, Edson Batista, Roberto Pinheiro Acruche, Wellington Cordeiro, entre muitos outros…

Nilo Deyson também participou de antologias, obras literárias como o ” Amo amar você”, entre outras publicações. Ele tem um canal no YouTube chamado Nilo Deyson Monteiro. Também é membro de diversas instituições, entre elas, é acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17. Como falamos, sua influência é grande, pois participa de diversas atividades em favor da  cultura de Campos. Participa do Café Literário Antônio Roberto Fernandes, bem como do café filosófico e do clube da Leitura.

É palestrante, onde por exemplo, fazia palestras na casa cultura José Cândido de Carvalho, e, em uma dessas palestras, falou sobre a vida e obras de Guimarães Rosa. Nilo Deyson é filósofo, e por sua inclinação aos estudos filosóficos, foi fazer faculdade de filosofia, e passou também a participar de debates filosóficos para construção das ideias que abrangem a educação.

Enfim, Nilo Deyson Monteiro é uma das figuras mais importantes da cultura de Campos nos últimos anos, com atuações diversas. Vocês podem pesquisar no Google artigos Nilo Deyson Monteiro Pessanha, até mesmo a biografia de Nilo Deyson, publicado no início de 2020, no entanto, ao passar do tempo as informações se alteram por conta de novas experiências vividas pelo campista criado no Complexo do Alemão.

Nilo Deyson é um escritor nato, gosta de escrever artigos, é colunista de diversos portais, entre eles, estão os portais (Eusemfronteiras), ( Portal Líderes), ( Portal Globalizado), entre outros… Como poeta ele é um poeta romantista, onde visa a manutenção do espírito romântico, no entanto, também é bem imparcial e provocador, onde utiliza a filosofia, a imparcialidade e a penetração no universo das emoções. Sua filosofia é a imparcialidade participativa, onde defende a liberdade de atuação sem culpa, no entanto, com responsabilidade e legalidade.

Enfim, o Campista Nilo Deyson é uma incógnita, um furacão a ser estudado.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha



FILÓSOFO, ESCRITOR, POETA, COLUNISTA & PALESTRANTE. Fundador da Filosofia da imparcialidade participativa. Autor do livro de Filosofia Todos os Corações do mundo, e do Livro O Teatro da vida e a interpretação das coisas, quem nos garante ser verdade das coisas. Membro de diversas instituições culturais como por exemplo, é imortal acadêmico da Academia de Letras do Brasil seccional Campos dos Goytacazes, é imortal Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 , Fundador do NAISLA, Núcleo Acadêmico Italiano di Scienze, Littere e Arti. Membro de diversas instituições. Nilo Deyson Monteiro participou de diversas antologias, periódicos e muitos de seus trabalhos acadêmicos estão no Google ao pesquisar Filósofo Nilo Deyson.

Diga-nos o que achou do post: