Max Weber

As principais obras de Max Weber

A ética protestante e o espirito do capitalismo

O capitalismo é a racionalização do mundo, da sociedade, então o capitalismo pressupõe coisas como a administração complexa, a busca pelo lucro. Usando a contabilidade que para ele é fundamental administrando a mão de obra que deve ser uma mão de obra livre utilizando elementos da ciências moderna, essas combinação de racionalização, seria o capitalismo para weber.

Para Weber o capitalismo surge a partir do espirito do capitalismo

Quando weber vai falar do capitalismo ele usa um texto de Benjamin Franklin chamado “Times Money”. Nesse famoso texto esta resumida o capitalismo e o espirito capitalista.

Quando e onde surgiu o espirito capitalista?

O weber nota uma relação entre os primeiros grandes países capitalistas: Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, eram predominantemente calvanistas protestantes. A tese de weber era “O calvanismo gera o espirito do capitalista que por sua vez gera o capitalismo”. Para os calvanistas, o nosso destino já esta predestinado, se isso já estava predestinado, como saber se você será escolhido por Deus. A resposta estava no sucesso do trabalho e a resistência ao pecado.

De que forma eles agem?

Buscando lucro e investindo. O calvanismo não ira gastar o seu dinheiro com musica, com dança e festas ele ira investir, a valorização do trabalho, onde naquela época a nobreza via o trabalho como ossil, a partir desse grupo eles negaram o ossil e valorizaram o negocio.

Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)

Weber analisou e comparou diversas religiões que existiram e que ainda existem no mundo, avaliando o papel que as crenças religiosas exercem na conduta dos indivíduos em sociedade. Num plano mais geral, o autor desvelou o potencial que a religião tem de provocar transformações na ordem social, sejam elas na esfera da economia, da política ou da cultura em geral.

Estudos de Metodologia (1922)

Baseia-se no estado de desenvolvimento dos conhecimentos, nas estruturas conceituais de que se dispõe e nas normas de pensamentos vigentes, o que irá permitir a obtenção de resultados válidos não apenas para si próprio.



Tenho 30 anos, sou de São Paulo Capital atualmente mora no interior de SP, Publicitária, especialização em MBA em Direito Público e Terceiro Setor. Empreendedora, mãe, concurseira, futura advogada, apaixonada em dividir experiências e contribuir para causas socias. "O passado nos ensina, mas é o presente que nos move".

Diga-nos o que achou do post: