As Festas e Danças Juninas

                                                       A importância dessas atividades no desenvolvimento do indivíduo.

Esse festejo é valioso, um espaço para o desenvolvimento de atividades lúdicas, uma verdadeira fonte para nós professores de Ed. Física, onde passamos a ensinar conteúdos relativos a disciplinas, diferentes culturas.
Aliás, é uma das mais tradicionais festas brasileiras, a festa junina e sua dança é uma manifestação cultural relativa à história social de diversas regiões do nosso País. Esse elemento é totalmente pedagógico auxiliando para a formação do indivíduo/estudante.
As características desta festa típica: danças, comidas, roupas tradicionais, costumes…contribuem para valorização de aspectos culturais do campo, como fator positivo, vivenciando a cultura popular Brasileira.
Nesse processo educacional poderemos realizar e desenvolver as atividades lúdicas do início/ planejamento ao termino do evento, até a apresentação final. A contribuição dessas atividades para a pessoa será, desenvolver praticar habilidades socioemocionais, pois, existe a integração entre eles, estimulando a sociabilização, a paciência, o respeito, a cooperação, a criatividade, desenvolve a empatia, tolerância, noção do que é distinto, a inclusão, a não competitividade, o prazer pelo aprendizado (divertimento).
Essa ação conjunta promove a união, ao trabalharem em equipe para concretizar as tarefas na elaboração de todas as etapas da festa. Interagindo favorecem a oportunidade de desenvolver as habilidades motoras e locomotoras; Capacidades físicas e psicomotoras (lateralidade, orientação espaço temporal, equilíbrio, imagem corporal, ritmo, os esquemas corporais etc.) Elementos que são desenvolvidos na pessoa através da iteração com o ambiente.
Essas atividades preparatórias exemplo na dança, círculo, todos de mãos dadas, com movimentos do corpo (a motricidade, postura corporal) conseguem simular uma expressão ou imagem representativa, estimulando efetivamente as sensibilidades proprioceptivas da pessoa/individuo, devido ao adquirir mais flexibilidade, coordenação motora, aumentando as posições, articulações, melhora a postura, constrói a consciência corporal pelo meio da dança. . Proporcionando ao indivíduo/pessoa uma exploração de suas potencialidades, pois, usa a metodologia diversificada, enfatizando a ludicidade.
Portanto, a pessoa terá uma melhor compreensão do potencial, preservador dos recursos naturais, culturais, pois estão construindo valores históricos característicos com motivações associadas as trajetórias culturais dos antepassados, cuja valorização é importante a ser perpetuada.
Envolvendo a família e comunidade há o desenvolvimento socioemocional de todos, fundamental para sua formação como pessoa. Finalizando o assunto: a dança, o festejo junino fortalece a coordenação motora (como citado antes), agilidade o ritmo, percepção espacial, melhora a autoestima, a concentração e explorando formas de locomoção, motivação, as relações interpessoais, o lazer saudável (como forma lúdica), potencializa a criatividade, , reduz os bloqueios psicológicos, é um evento que serve como uma rede de troca de experiências entre cultura e pessoas.

                                                                                   “O corpo dançante é um corpo pensante”.

                                                                                                 Autoria: Valdirena dos S. Ivankio

Bibliografia:

Festa Junina na Escola: Qual a importância e como realiza-la?

Escola da Inteligência _ Educação Socioemocional. 18/06/2019.

 

Disciplinas do semestre:

Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança

Fundamentos do movimento Humano

Metodologia do Ensino da Ginástica

Crescimento e Desenvolvimento Humanos

Metodologia do Ensino do Atletismo

Ed. Ciência, Tecnologia e Sociedade.

 



Diga-nos o que achou do post: