Artigo: A influência da cirurgia plástica na autoestima dos pacientes no século XXI

 

INTRODUÇÃO:

O conceito de belo, desde a clássica estética grega, é definido como algo que tenha uma aparência agradável, perfeita e harmoniosa aos olhos. Apesar de ser um termo subjetivo, observa-se que desde a Grécia antiga até os dias atuais a estética corporal esteve ligada à autoestima e formas de autoaceitação perante a sociedade. Dessa forma, a cirurgia plástica estética tornou-se a solução para o conflito do ser humano com o espelho, decorrente de desequilíbrios emocionais ligado à aparência.

 

OBJETIVO:

O objetivo do presente estudo é compreender a relação entre cirurgia plástica estética e a busca pela identidade pessoal e individual de cada pessoa.

 

METODOLOGIA:

Para a temática em pauta foi realizada uma revisão de literatura, tendo analisado aproximadamente 20 artigos, retirados de duas das maiores revistas científicas de cirurgia plástica, a Aesthetic Plastic Surgery e Revista Brasileira De Cirurgia Plástica, além das seguintes bases de dados: Scielo, PubMed, Lilacs e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

RESULTADOS:

Constatou-se que muitos pacientes que estavam insatisfeitos com a sua estética, aparência ou forma física chegavam a desenvolver doenças psicológicas graves, como depressão profunda, ansiedade e síndromes comportamentais significativas, devido ao impacto psíquico negativo da sua autoimagem. Assim, destacamos que as cirurgias plásticas são, em muitos casos, fundamentais para pessoas insatisfeitas com o seu corpo, apesar de possuírem riscos como qualquer outra cirurgia.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Nesse sentido, concluímos que a cirurgia plástica passa a assumir um papel significativo na sociedade, se tornando muito além de um tratamento apenas estético, más sim um procedimento de cura da autoestima e da alma.

 

PALAVRAS-CHAVE:  Autoimagem, Cirurgia plástica, Estética, Esthetic Surgery, Plastic-surgery

 

Artigo publicado em https://eventos.congresse.me/conbramed/resumos/10407.pdf

 

Gabriel Sousa F. Abreu – Acadêmico de Medicina

http://lattes.cnpq.br/3468812811157573



Graduando em Medicina, com diversos cursos e qualificações na área de saúde, estética e bem-estar. Fundador do Programa Plástica e Corpo, autor de artigos científicos e presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica.

Diga-nos o que achou do post: