Após eleições conturbadas, Giammattei vence no 2º turno e assumirá presidência da Guatemala

    Candidato conservador, de 63 anos, ganhou com quase 60% dos votos;

    Na data de 11/08/2019, os guatemaltecos iriam às urnas para eleger seu novo presidente, em 2020. No segundo turno disputado entre o conservador Alejandro Giammattei e a ex-primeira-dama Sandra Torres, o candidato do partido “Vamos” levou a melhor (com 58,1% dos votos) e sucederá Jimmy Morales no cargo máximo do poder executivo no país.

    Tendo levado a melhor sobre a candidata do partido “União Nacional da Esperança” (que obteve apenas 41,8% do eleitorado), Giammattei assumirá o cargo em 14/01/2020, data em que acaba o mandato de Morales.

    Com mais de 8 milhões de pessoas aptas a votar, o Tribunal Supremo Eleitoral da Guatemala apontou que apenas 42% do eleitorado foi as urnas manifestar sua intenção de voto. 

     O ex-diretor do Sistema Penitenciário concorria pela quarta vez ao posto e é considerado o herdeiro político de Morales. O atual presidente é considerado como um dos detentores de menor índice de popularidade continental.

     Tendo seu programa com enfoque na segurança e recuperação econômica, ele propõe uma trajetória conservadora no aspecto social e liberal no âmbito econômico. Mas terá de lutar contra a desconfiança da sociedade, onde a abstenção foi a grande vitoriosa, ao contar com mais da metade da população.

     Os desafios do novo presidente serão contornar a corrupção, o desemprego e a violência na Guatemala. Em paralelo, ele contará com força mínima no Congresso, pois apenas 16 dos 160 deputados fazem parte da cúpula de Giammattei.

Veja mais:

Rosselló renuncia após escândalo em Porto Rico

Humorista de 41 anos é eleito presidente na Ucrânia

 



Graduado em Administração na UFRRJ, Apaixonado por Futebol, Flamenguista por Opção, Geek por Natureza, Carioca de Nascimento, Amante de Livros, Cinéfilo, Curte Contar/Apreciar Boas Histórias e Experiências de Vida, Autor do livro "Veredas da Vida: Poéticos Conselhos" (Chiado Books), Sempre em Busca de Novos Objetivos.

Diga-nos o que achou do post: