Após estar perdendo por 2×1 na série melhor de 5, equipe rubro-negra conquista título na casa do adversário;
Os comandados de Gustavo de Conti, que era o atual campeão do NBB quando treinava o Paulistano, conseguiram bater a equipe do Franca no estádio “Pedrocão” lotado. A partida disputa na data de 08/06/2019 foi vencida por 81×72 e deu o hexacampeonato da competição para a equipe carioca. Ao lado do Mogi das Cruzes, qualificado em terceiro colocado, ambas as equipes disputarão a próxima edição da Liga das Américas.
Frente a um adversário que contava com o apoio da torcida em casa, o Flamengo conseguiu encerrar a série e garantiu o sétimo título nacional em sua história, sendo seis deles pelo atual formato.
Com atuações destacadas do argentino Balbi (6 assistências), os 9 rebotes do MVP das finais Olivinha e da pontaria aguçada de Marquinhos com 18 pontos (cestinha da partida ao lado do atleta americano David Jackson de Franca), a equipe rubro-negra conseguiu manter o controle da partida durante os dois primeiros quartos de partida e chegou a abrir 45 a 29 contra os donos da casa. A situação parecia menos consoladora ainda para o Franca, após a lesão de Didi, que era o maior pontuador da equipe naquele momento da partida.
No terceiro período, os atletas de Franca voltaram mais concentrados e conseguiram diminuir a diferença no placar frente a uma equipe do Flamengo, que errava suas jogadas ofensivas. Alexey acertou a primeira cesta de três dos comandados de Helinho para auxiliar na recuperação e inflamou não só o time, mas os torcedores que viram a diferença de pontos cair para apenas cinco.
Já no último quarto, Balbi voltou a distribuir bem as jogadas e foi a vez de Deryk desequilibrar a favor dos rubro-negros cariocas. Com a diferença caindo para apenas quatro pontos, Olivinha e Deryk se sobressaíram e deram o título para o Flamengo. Desta maneira, Balbi, Crescenzi, Anderson Varejão, Olivinha, Deryk, Marquinhos e seus companheiros puderam trazer o caneco nacional para a Gávea e permitir que, após 3 anos, os torcedores rubro-negros possam celebrar mais uma vez a conquista do NBB.
Veja mais:
Fenomenal Warriors tenta mais um título, agora contra os Raptors