APENAS COMECE

Outro dia uma pessoa me perguntou o que era preciso fazer para que ela realizasse o sonho que tinha em sua vida, esse sonho era começar um negócio, minha resposta foi curta e um tanto grossa: “apenas comece”, mas é o que tinha a responder e acredito que não há outra resposta, pelo menos em um primeiro momento, pois se a pessoa ainda não começou, não fez nada, antes tem que começar para depois dar os próximos passos.

Essa pessoa disse que havia já um tempo em que se dedicava a se preparar para iniciar seu negócio, mas que ainda não achava que era o momento certo, eu perguntei quando seria esse momento e ela não soube me responder,  disse apenas que iria fazer novos cursos e se preparar um pouco mais para “não errar”, então eu disse que se ficasse estudando demais para fazer o que queria o tal do “momento certo” nunca ia chegar. Algumas pessoas acreditam que precisam ficar se “preparando” por muito tempo, perdem um tanto de tempo fazendo treinamentos repetitivos, gastando dinheiro e juntando apostilas em um canto como se isso fosse a tábua de salvação para tudo, ajuda, mas se você não puser em prática o mais rápido possível todo o esforço vai virar mais um certificado para pendurar na parede e todo o aprendizado vai se perder com o tempo e no “momento certo” não vai contribuir em nada.

Insegurança é o nome disso, e para empreender, seja em qualquer área é preciso estar seguro do que quer, pois nada é garantido que vai dar certo, não há meios de garantir que vai ser tudo uma maravilha, pois não será, problemas vão aparecer e precisarão ser corrigidos, e você só vai saber deles quando aparecerem e se aparecerem, o máximo que dá para fazer é tentar prever alguns desses problemas e ao fazer o seu planejamento deixar espaço para sua solução, já é um caminho caso apareçam, no mais é mão na massa mesmo, perder o medo e fazer acontecer. Não fantasie o tal do “momento certo”, porque ele é apenas isso mesmo, fantasia que inventam como as histórias de princesas e príncipes, onde tudo é perfeitinho, mas esquecem da bruxa que vem com uma maçã encantada ou outra magia qualquer para afastar o casalzinho perfeito, assim é com os negócios, só que a bruxa está em quem gerencia a coisa, qualquer erro que cometa pode fazer tudo ir por água abaixo.

Esteja seguro do que você faz, e essa segurança vem de um planejamento bem feito e, mais ainda, de uma execução bem feita, um bom plano só dá resultado se for bem executado, isso é fato. O papel aceita tudo, na real algumas coisas precisam ser acertadas e se o plano for bem construído vai dar espaço para essas mudanças, aliás vai até ter como prever algumas reviravoltas externas. O conhecimento prévio é importante para esse primeiro passo, o começo, muita coisa você só vai aprender no decorrer do processo, com ele em movimento, pois só acontecem quando ele está ativo e em andamento e nem todos passam pelos mesmos perrengues, então se disponha correr os riscos, viva na prática o que você aprende na teoria dos livros e adquira conhecimentos que você realmente precisa e esses você vai descobrir só na caminhada, cada situação exige uma providência, não que o conhecimento prévio não seja necessário, claro que é, por ele você vai ter mais facilidade de encontrar soluções. Mas se você ficar só se “preparando” eternamente e não colocar a mão na massa, você perde uma coisa muito importante que é a experiência de fazer, ela te leva adiante e fixa todo o conhecimento adquirido anteriormente.

Para começar a andar é necessário dar o primeiro passo. Quando criança, aprendendo a andar, tomamos alguns tombos, precisamos nos escorar em paredes, mesas e em outras pessoas para conseguir nos firmar e ganhar confiança. Nos negócios é assim também, você vai precisar primeiro se firmar nas próprias pernas, depois começar a andar devagar, ainda sem muita segurança, só que com uma vantagem sobre a criança que um dia estava começando a dar os primeiros passos: você terá um plano de negócios e esse será seu suporte por um tempo e por todo o restante do tempo será sua bússola. Não pense você que pessoas próximas vão te apoiar, porque não vão, muito raramente isso acontece, você vai estar sozinho a maior parte do tempo, mas não desista e nem dê ouvidos a quem nunca fez nada diferente do que ter uma carteira assinada e esperar que “algo aconteça” em sua vida, pois vai ficar esperando a vida toda e o máximo que vai acontecer é nada mesmo até a aposentadoria.

Parece fácil o que estou falando, mas claro que não é, o primeiro passo é importante, mas é, talvez, o mais difícil a ser dado, ele vem cercado de muitas incertezas, desconfianças, mas a única pessoa que precisa ter certeza de alguma coisa é você, certeza de onde quer chegar e de que está fazendo o que é certo, o mais só o tempo e suas ações vão dizer, pois são as suas ações diante dos desafios e problemas que vão te levar ao seu objetivo, boas ações, bons resultados, más ações, maus resultados, simples essa equação e fácil de aprender, não precisa de cursos.

Nós somos resultado de nossas ações do passado, tudo o que fazemos anteriormente tem um resultado depois, não importa o tempo, mas as ações do passado resultam em algo no futuro, que pode ser próximo ou mais longo. Seja consciente disso e faça com que suas ações de hoje estejam bem alinhadas com seus objetivos futuros, de nada adianta você querer um resultado e agir diferente do que você quer, claro, mas vemos muita gente agindo dessa forma por aí, parece que se deixam levar por algumas más influências ou acham que tendo resultados rápidos, com coisas paralelas, não vão passar por determinados problemas para alcançar o objetivo principal desejado, engano, esses problemas podem ser até potencializados. Não se deixe levar por nada que te desvie de seu objetivo, você não ganha nada com isso além de ficar muito mais distante de se realizar.

Portanto, se você está nessa de esperar o momento certo eu te digo que o momento é você quem faz, não importa o que esteja acontecendo externamente, é você que tem que agir em direção aos seus sonhos, o primeiro passo abre as portas de um novo mundo a ser desbravado e você só vai conhecer esse mundo se o der e não olhar para trás pensando em voltar, uma vez que depois dele é preciso dar o segundo passo e todos os outros necessários para chegar ao seu objetivo.



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: