Recentemente, a garotinha espanhola Núria Cebrián Bernabé fez um pedido encarecido à editora Panini (em 29-03-2019), solicitando um álbum de figurinhas das atletas do futebol feminino do Campeonato Espanhol. Sua mãe usou de uma rede social para viralizar esta cartinha e chamou a atenção dos veículos de imprensa nacionais para a atitude de Núria.
Na carta, a garotinha explicita que é fã de futebol e coleciona os álbuns masculinos, mas que gostaria também de colecionar os álbuns femininos. A mãe, Pilar Barnabé, cita ainda que a menina sentia a diferença de tratamento de gênero dadao a modalidade esportiva e que foi estimulada a fazer uma carta para que fosse enviada a fabricante. Carta essa que Núria executou à risca!
No ano de 2018, María Vázques (residente em Badajoz) já foi alçada a mídia, pois chegou a criar mais de 250 figurinhas do campeonato nacional feminino para as filhas colecionarem.
A modalidade feminina de futebol tem crescido na Espanha e os jogos chegam inclusive a ser televisionados. Aqui no Brasil, ainda engatinhamos nesse aspecto porque o Campeonato Brasileiro está se estruturando ainda e a Série B foi recém criada. Fato inédito, e que pode colaborar com a modalidade, é que a Copa do Mundo de 2019 será exibida pela Rede Globo.
A CBF instaurou recentemente a obrigatoriedade dos clubes da Série A, em 2019, terem equipes femininas formadas para a disputa do Brasileirão Feminino e a modalidade tende a encorpar com o passar dos anos caso esta manutenção seja mantida. Esta obrigatoriedade foi endossada pela Conmebol, que não acatará times na Libertadores que não possuam planteis femininos.
Fato é que a Panini ainda não se manifestou sobre a produção de álbuns femininos com exceção dos da Copa do Mundo, que são produzidos desde a edição de 2011 e serão produzidos este ano mais uma vez. Tal lançamento promoverá o futebol praticado pelas mulheres em mais essa oportunidade, uma vez que já estão disponíveis desde o dia 26/04 nas bancas e no site da empresa. Poderia a Panini ampliar suas produções e abrigar os campeonatos da Espanha e Brasileiro também?
Veja mais:
Fujio se muda do Japão para o Brasil para realizar sonho de jogar em terras tupiniquins
https://globalizado.com.br/lyon-fatura-o-tetracampeonato-seguido-da-liga-dos-campeoes-feminina/
Internacional quebra invencibilidade do Santos no Brasileirão Feminino
Com sonora goleada, Brasil fatura o Grand Prix de Futsal Feminino
Francesas aplicam goleada nas Sul-Coreanas na abertura da Copa do Mundo
Com show de Cristiane, Seleção Brasileira começa com vitória na Copa do Mundo
Norte-americanas massacram equipe tailandesa pela Copa do Mundo Feminina