ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOSOFIA E O FILÓSOFO NILO DEYSON

” Tudo quanto escrevi até aqui, foram exatamente aquilo ao qual meu espírito quis que fosse publicado para o bem comum das gerações futuras.  – Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha ”

ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOSOFIA

Templo dos Filósofos brasileiros, lugar onde se promove cultura e se preserva a história da Filosofia nacional e de toda história da Filosofia.

Seus imortais acadêmicos, são intelectuais que fizeram obras incríveis, onde seus trabalhos intelectuais contribuem para compor a ampla complexidade de uma academia de Filosofia.

A Academia Brasileira de Filosofia, fica no Rio de Janeiro, na rua Riachuelo. Ela esteve fechada por muitos anos. Sua fundação ocorreu no ano de 1989. Toda história da Academia Brasileira de Filosofia, seus membros, diretoria entre outros, podem ser encontradas no Google ao pesquisar sobre Academia Brasileira de Filosofia.

Eu, Nilo Deyson Monteiro Pessanha, como Filósofo, Escritor e Acadêmico da Academia de Letras do Brasil seccional Campos dos Goytacazes RJ, bem como membro da Academia Pedralva Letras e Artes, também do Núcleo Acadêmico Italiano di Scienze, Littere e Arti, entre outras instituições, sou parte deste templo da Academia Brasileira de Filosofia, não como membro efetivo, mas de alma, de espírito por pertencimento da ideologia pela Filosofia como modo de identificação, isto é, por me sentir pertencer como Filósofo e Acadêmico, ao infinito universo da Filosofia.

Todos podem pesquisar sobre minha Filosofia ao pesquisar no Google: Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha. Sou fundador da filosofia da imparcialidade participativa, autor do Livro Todos os Corações do mundo, bem como de outras obras e antologias. Tenho centenas de artigos publicados em diversos portais dos quais sou colunista, que também podem ser pesquisados no Google Artigos de Nilo Deyson Monteiro Pessanha.  Nasci em 23 de agosto de 1981 na cidade de Campos dos Goytacazes RJ, no entanto, fui criado no Complexo do Alemão, lugar que tanto amo, onde inclusive, na data de 23 de Julho de 2022, escrevia este artigo direto do Complexo do Alemão, no morro da Alvorada.

A Academia Brasileira de Filosofia, é para mim, um templo consagrado, assim como é a Academia Brasileira de Letras. Estamos certos de que um dia, eu possa ser lembrado na Academia Brasileira de Filosofia, como um humildade Filósofo Brasileiro, sem muitos recursos para chegar tão longe como chegou os membros da ABF, entretanto, sem me ocupar nos interstícios do vazio existencial, andei em ombros de gigantes e sendo eu, apenas um pequeno pelescópio sobre o oceano do social, me tornei o Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha, de Campos dos Goytacazes RJ.

Não miro baixo, tento alcançar as estrelas, sei que minha filosofia pode ajudar muitas pessoas que ainda não sabem que não sabem que são escravos, logo sou meio sonhador, afinal, a vida só se justifica se for repleta de heroísmos. Estamos esperando a simplicidade das instituições para elevar os talentos sem recursos. Todo talento precisa ser visto, estudado e posto como uma peça na história da instituição da qual ele ama. No meu caso, mesmo a ABF estando fechada em 2022, ainda assim, me sinto seguro e a vontade para expressar meu amor por uma instituição tão repleta e completa de conhecimentos e diversidades culturais do universo da Filosofia.

A Literatura transforma vidas, ela transformou a minha, pois fui criado na favela e só tinha a 4°série do ensino fundamental. Não podemos abandonar a esperança do reconhecimento pelas obras publicadas, mesmo porque, se não for em vida, que seja no porvir, apenas quero que a Academia de Filosofia estude tudo quanto publiquei. Queremos que os jovens leiam nossos artigos e livros, queremos diminuir os interstícios da mediocridade pondo nos hiatos, a possibilidade de leitura de conteúdos construtivos e educativos.

ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOSOFIA,

Não se trata ao meu ver, de uma simples instituição. Ao contrário, ela representa tanta coisa para mim, que a ABF não pode de forma alguma ser apenas uma simples instituição.

Seus acadêmicos são pessoas extremamente inteligentes, intelectuais fora da curva, além de seus tempos, que contribuíram muito para formação da Filosofia Brasileira e mundial. Sua biblioteca é repleta de clássicos da filosofia mundial e nacional, bem como de livros de seus membros e outros.

A minha filosofia é a imparcialidade participativa, onde entro e saio de qualquer caminho sem me fechar em nenhum, portanto, livre de ser isso ou aquilo, sou antes, consciência observadora. Fora da linguagem tudo é silêncio. Posso explicar a dimensão e o desenvolver de minha teoria quando me chamarem para expor. A Academia Brasileira de Filosofia, poderá um dia talvez, receber uma palestra minha onde eu possa expor minha teoria com profundidade. Antes do condicionamento existe a consciência livre de rótulos, cores e ruídos, mas que não anula a experiência, contudo, controla e educa o ser condicionamento através do despertar de quem é consciência, quem é o ser condicionado.

Li centenas de obras da Filosofia. Meus filósofos preferidos são: Sêneca, Nietzsche, Haidgger, Hegel, Kant, Espinoza, Sartre, Foucault, Marx, Bacon, Locker, Voltaire, Marco Aurélio, Epíteto ente outros. Aprecio bastante o existencialismo e o estoicismo, contudo, sou oficialmente o fundador da filosofia da imparcialidade participativa. Quem precisar entrar em contato comigo, podem acessar o Facebook ou Instagram Nilo Deyson Monteiro Pessanha, ou pelos contatos abaixo:

Email: dyson.11.monteiro@hotmail.com

Watzap 55- Brasil- (22) 999402903

Sigam a página Colunista Nilo Deyson Monteiro Pessanha, no Facebook. Também pesquisem no Google: Filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha.

Enfim, sou muitos em mim e todos se assentam à mesa comigo. A Filosofia é o melhor que há em mim, por onde passo, deixo o melhor que há para ser quem sou. Tenho uma imensa quantidade de conteúdos para serem ainda publicados, inclusive, na data presente deste artigo 25 de Julho de 2022, meu novo Livro de Filosofia chamado ” O Teatro da vida e a interpretação das coisas, quem nos garante ser verdade das coisas ”  – se encontra na Editora Filos, para ser publicado em breve, pois a minha nova obra contém mais de 620 páginas.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha



FILÓSOFO, ESCRITOR, POETA, COLUNISTA & PALESTRANTE. Fundador da Filosofia da imparcialidade participativa. Autor do livro de Filosofia Todos os Corações do mundo, e do Livro O Teatro da vida e a interpretação das coisas, quem nos garante ser verdade das coisas. Membro de diversas instituições culturais como por exemplo, é imortal acadêmico da Academia de Letras do Brasil seccional Campos dos Goytacazes, é imortal Acadêmico da Academia Pedralva Letras e Artes, ocupante da cadeira n°17 , Fundador do NAISLA, Núcleo Acadêmico Italiano di Scienze, Littere e Arti. Membro de diversas instituições. Nilo Deyson Monteiro participou de diversas antologias, periódicos e muitos de seus trabalhos acadêmicos estão no Google ao pesquisar Filósofo Nilo Deyson.

Diga-nos o que achou do post: