A VIDA NÃO PODE FICAR TE ESPERANDO

A vida não te espera. Se você acha que ela vai ficar ali esperando você decidir por qualquer coisa está muito enganado, ela passa e você nem vê, ou melhor, quando vê já se acabou. Assim como também esse negócio de deixar a vida te levar só é legal na música e, talvez, quando estamos em férias, momento em que só queremos relaxar.

A vida passa tão rápido, estamos vivendo um momento em que ao mesmo tempo em que não temos tempo, sobra muito tempo para fazermos coisas que nos roubam o tempo, portanto a falta de tempo é fruto do que é chamado de ladrões de tempo, ou seja, as redes sociais e coisas sem sentido. E a vida não te espera, se você permanecer muito tempo em dúvida ela te atropela e você não resolve nada, fica do jeito que sempre esteve.

Você já deve ter notado que muitas vezes nem percebemos que a semana já passou e já é sexta-feira? Isso acontece porque quando focamos em nossas prioridades, tais como trabalho, esquecemos de nos preocupar com o tão desejado final de semana, nos ligamos ao que realmente interessa e quando percebemos tudo passou rapidamente, as tarefas estão feitas e, até que enfim, é sexta, sextou!! Mas quando você passa a semana toda pensando apenas na sexta-feira, ela parece estar mais longe do que está normalmente, isso porque seu foco está no lugar e na atividade errada, pode ser sinal de que seu trabalho já não o satisfaz e está na hora de mudar algumas coisas em sua vida. Se você estiver nessa, não espere mais, comece a se mexer para mudar isso ou sua vida vai virar um grande tédio, além de estacionar, na melhor das hipóteses, ou descer ladeira abaixo na pior hipótese.

Faça perguntas a você sobre sua vida, sempre que possível reserve um tempo na semana para se perguntar se está feliz onde está, se o seu trabalho está te empolgando ainda ou não, se você está onde queria estar nesse momento, caso as perguntas sejam todas positivas, ok, você está no caminho certo e vai conseguir conquistar muito mais, mas se suas respostas forem todas negativas, ou a maior parte delas forem, comece a se mexer para que encontre onde está o problema e faça algo para que as coisas melhorem para você, seu caminho pode estar errado e se demorar muito pode não ser possível mais retornar e encontrar o caminho certo, ou isso pode ficar muito mais complicado. Mas não se desespere, porque sempre haverá um jeito, basta estar ligado e não deixar que as coisas fiquem mais difíceis do que já estão, ao menor sinal de tédio ligue o seu radar e mude a rota, ou melhor, deixe seu radar sempre ligado, assim ficará mais fácil verificar quando a rota não estiver satisfatória e a mudança de rota será menos traumática.

Na vida nós temos vários papéis, em alguns momentos somos protagonistas, em outros coadjuvantes, depende da situação em que estamos, mas de uma coisa você não pode abrir mão: ser quem você é, isso nunca! Você tem sonhos, projetos pessoais, assim como todo mundo, mas quando abandona esses seus sonhos e projetos para se enfiar em sonhos e projetos dos outros achando que isso vai te levar aos seus, perde muito tempo e esse tempo não será recuperado lá na frente, o tempo perdido, já está perdido e o que vai valer é o tempo que ainda resta pela frente, por isso viva sempre seu hoje pavimentando o seu amanhã, o agora é o futuro de um segundo atrás, o futuro está mais próximo do que você imagina, você vive e faz suas coisas agora, não se esqueça disso. O que já passou é passado, virou experiência e o futuro ainda não existe, mas ele vai depender de tudo que você fizer agora, isso é certo.

Esse negócio de “viva como se não houvesse amanhã” é a maior bobagem, pergunte a um grupo de pessoas o que eles fariam se suas vidas fossem acabar em uma semana e só ouvirá besteiras, pois projetamos esse fim como se precisássemos fazer tudo o que não fizemos ou realizarmos os nossos piores desejos e tudo de forma estúpida e aloprada. Não precisamos disso, precisamos viver com intensidade o hoje, o agora para termos um amanhã condizente com nossos sonhos, as ações de hoje terão resultados no futuro, o mundo não vai acabar agora ou em uma semana, ele vai continuar aí por milhares de anos ainda, mas nós sim, um dia iremos partir e tudo o que fizemos ficará aqui como um legado, que pode ser bom ou ruim, depende de suas ações e o que não fizemos não mais poderá ser feito.

A vida é dinâmica vai passando e se você não embarcar nela e seguir seus sonhos vai apenas ser um cara sentado no meio fio vendo todo o trânsito para lá a para cá. A vida não vai no seu ritmo, mas no ritmo dela, mas se você colocar um ritmo em sua vida, o que ela te permite, ela assume esse ritmo para você e assim você vai realizando seus sonhos, concretizando projetos de vida, seguindo o trem da vida em seu vagão particular no qual você embarcou e escolheu, sabendo que pode mudar de vagão a qualquer momento, basta se decidir por isso. Mas ficar olhando esse trem passar, sentado na estação, esperando que ele te puxe é perder seu tempo sem viver sua vida, é deixar que ele se afaste de você e que suas possíveis realizações sejam apenas sonhos não realizados, frustrações. É melhor tentar e fracassar do que nem ao menos tentar.

“Quem espera sempre alcança”, essa frase não é verdade, quem espera fica esperando, alcança quem vai a luta, acredita e corre atrás do que deseja, leve o tempo que levar, mas está sempre lutando por suas realizações. A vida premia quem vai ao seu encontro de peito aberto, buscando suas coisas, ela gosta de gente assim, veja que todos os que se realizaram alguma coisa tentaram muitas vezes, erraram, corrigiram seus erros, caíram, levantaram e não desistiram, não ficaram ali sentados na estação vendo o trem da vida passar, escolheram seus vagões, trocaram de vagão algumas vezes, mas sempre estiveram ali, até que a vida os premiou com o que buscavam, e até mais, pois quando se consegue atingir um objetivo outros surgem. Esteja sempre preparado para a vida, ela gosta disso, desafie seus medos e mexa-se, pois a cada movimento que faz você fica mais próximo de seu sonho, não deixe sua vida passar!



Formado em Letras e pós-graduado em Marketing, membro convidado da Academia de Letras da Manchester Mineira. Com formação em Coaching, atua como treinador de vendedores e Palestrante Motivacional. Poeta, contista, cronista e articulista. Três vezes finalista do prêmio Top Blog, na categoria Política e colaborador no jornal Tribuna de Minas. Participação no projeto "Poesia na Escola" como autor de destaque na edição de 2022, você pode baixar o e-book do projeto acessando o link: https://online.fliphtml5.com/dozlr/ajdc/ Autor de dois livros "Conselhos Diários. Você Não Tem Limites!" e "Você Pode Mudar!", onde fala sobre aspectos de carreira e liderança. Você pode comprar no site: https://bio.uiclap.com/celsociampi

Diga-nos o que achou do post: