blog

A importância do Blog para o Marketing Digital

O blog é um dos canais mais utilizados pelas empresas atualmente e têm um papel muito importante dentro do marketing digital. Isso acontece porque o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes na internet.

Seu foco é levar informação, esclarecer dúvidas e resolver os problemas da audiência, posicionando a marca como autoridade naquilo que faz, e o melhor canal para divulgar esses conteúdos é o blog.

Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, a importância dele para o marketing digital e como utilizá-lo em suas estratégias. Confira.

O que é blog?

Blog nada mais é do que um conjunto de páginas online, muito semelhante a um site e que é atualizado frequentemente, podendo ser usado como diário pessoal, periódico ou um canal empresarial.

As pessoas podem compartilhar suas paixões e pensamentos e as empresas oferecem informações relevantes incompatíveis com os desejos, interesses e anseios do público.

Trata-se de um canal muito versátil e que pode se adaptar a diferentes necessidades. Uma clínica de fisioterapia para cães utiliza esse canal como um conjunto de páginas atualizadas constantemente e que operam na mesma base de seu site.

Por que ele é importante?

O blog é um canal importante para o marketing digital por conta de diferentes razões, dentre as principais estão:

  • Mais autoridade de marca;
  • Aumenta o número de visitantes;
  • Mais credibilidade;
  • Melhora o SEO.

Os conteúdos publicados no blog recebem muitas visitas, e isso aumenta a autoridade da marca perante o Google. Também favorece as estratégias nas redes sociais, uma vez que a marca sempre terá conteúdos para compartilhar em suas plataformas.

Também aumenta o número de visitantes no site, tendo em vista que ele está diretamente atrelado a este canal. Consequentemente, melhora as estratégias dentro do funil de vendas, aumentando o número de leads e de conversões.

Um professor particular de canto pode escrever sobre aquilo que acredita em seu mercado e se apresentar aos leitores. Com isso, consegue aumentar consideravelmente sua credibilidade perante o público.

Por fim, as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), também melhoram muito porque é necessário atualizar e otimizar as páginas constantemente. Isso faz com que a empresa ganhe visibilidade e se posicione entre os primeiros resultados de pesquisa.

Como utilizar o blog em suas estratégias digitais

Para utilizar o blog nas estratégias digitais, é necessário seguir algumas práticas importantes. São elas:

Definir a persona do blog

A primeira coisa que você precisa fazer é definir a persona do blog, que nada mais é do que a persona do seu negócio. Trata-se de um personagem semi fictício que reúne todas as características do seu cliente ideal.

Veja quais são os pontos dominantes, em relação ao gênero, poder aquisitivo, idade, hábitos de consumo, estado civil, profissão, entre outros. É assim que um fabricante de bancada de montagem industrial vai acertar na linguagem, assuntos e design.

Estabelecer os objetivos do blog

Assim como acontece com qualquer outra estratégia digital, é fundamental definir quais são os objetivos do blog, pois isso ajuda a conquistar mais relevância e melhora a presença digital do negócio.

Consequentemente, fica mais fácil atrair leads, melhorar o número de conversões e assim por diante. Essas metas precisam estar bem claras para que os conteúdos realmente consigam educar os visitantes.

Usar as palavras-chave certas

Para que os conteúdos possam ranquear entre os primeiros resultados de pesquisa, é fundamental saber usar as palavras-chave certas na composição dos materiais e das páginas do blog.

Selecione os termos que fazem sentido e que são usados pela sua audiência na hora de fazer pesquisas. Para uma empresa de serviço de motoboy 24 horas, fica muito mais fácil fazer isso quando ela conhece sua persona.

Veja o que a concorrência tem feito e observe os termos utilizados por outras empresas, e se quiser, pode usar algumas ferramentas que ajudam nesse sentido, como o Google Trends e o Keyword Planner.

Considerações finais

O blog se tornou um canal muito importante para as empresas que querem construir uma imagem positiva no mercado e conquistar seu espaço na internet.

O consumidor moderno quer saber muito mais do que o preço e a qualidade daquilo que você vende, por isso, não deixe de criar materiais ricos e relevantes para as necessidades deles e publicá-los nessa plataforma.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o blog e a importância dele para as estratégias digitais da sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: