A palavra perdão é a ação de se livrar de uma divida ou culpa, um processo espiritual e mental. É se esquecer por completo todo ressentimento de uma outra pessoa ou de si mesmo. Muito se fala e tão pouco se praticam. É o ensinamento mais pregado em qualquer religião, sua origem é mais antiga que a civilização e ainda não aprendemos a aprimorar sabiamente o que sentimos, agindo por impulso, tomados pela dor e raiva, levados ao desejo por Vingança não pensamos em sua consequência no futuro apenas no seu presente.
Podemos ver isso claramente nos dias de hoje, ao ligar a tv ou ler um jornal, pessoas com sede de vingança, decidem fazer justiça com as próprias mãos, na busca pela paz e tranquilidade, que tal ato possa proporciona-las, caso se vingue. Mas isso é psicológico, afinal, Como saber se estarei melhor com a vingança? Se toda a dor irá sumir. Pois a vingança é momento, terá que conviver com aquilo pelo resto da vida e o perdão é se livrar de tudo (passar uma borracha) e continuar em frente, como se nada nunca tivesse acontecido.
A busca do perdão é uma jornada difícil, custará lágrimas e noites de angústias. A alma será torturada, o orgulho será lançado ao chão e pisoteado até não restar nada. Mas, quando o perdão for liberado, trará alívio e libertação, para quem perdoar e para quem implorar o perdão.
“Quem receber o perdão sairá com a alma restaurada; Quem perdoar saíra com o espírito honrado e coração salvo do ódio e do rancor”. – Jerddeson Clayton