8 áreas da TI que você pode se especializar

Atualmente o mercado de tecnologia, vem crescendo todos os dias, e se você tem paixão por tecnologia, esse artigo é perfeito para você, que deseja fazer a junção dessa paixão e começar a ingressar no mercado de trabalho pelo TI. 

 

Aqui vamos te dar ideias de alguns cursos que você pode se especializar, caso você já tenha se formado em algum outro curso que tenha relação com a informática. Afinal conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Então acompanhe a gente que você vai ter muitas ideias de qual caminho seguir.

 

Você pode optar por cursos que sejam online e a distância, assim você pode ter um custo bem menor e ainda estudar de onde você quiser. Alguns cursos pela internet são gratuitos e ainda oferecem certificados.

 

Há também o treinamentos Business Intelligence, que vai ser muito útil para sua carreira na área da informática.

Cursos para você se especializar em TI

Para você ter um norte, para onde você deve ir, na sua especialização, vamos citar aqui alguns cursos que estão bem em alta, que você com certeza agregar muito valor ao seu currículo e se destacar em meio as pessoas, pois essa área está cada vez mais concorrida, porém, ainda faltam muitos profissionais qualificados, existem mais vagas do que candidatos.

 

Ciência de Dados e Big Data Analytics

Essa com certeza é uma das áreas mais valorizadas no mercado de trabalho, visto que, todas as decisões devem ser tomadas com base em dados. As grandes empresas que desejam aprimorar e crescer seus ganhos, fazem um forte investimento em Business Intelligence e em Business Analytics. 

 

Conhecimentos básicos para esse setor:

 

  • Linguagens de programação Python e R;
  • Inteligência Artificial (IA);
  • Machine Learning (Aprendizado de Máquina).

 

Administração de Banco de Dados

O profissional de Administração de Banco de Dados, se torna responsável por criar, instalar e fazer a manutenção, dos bancos de dados. Além disso, vai cuidar da integridade das informações. 

 

Ele também vai fazer o monitoramento dos servidores que fazem o armazenamento de milhões de dados, assim vai evitar as sobrecargas e perdas. Para que você possa seguir nessa profissão você precisa ser formado em Tecnologia da Informação (TI).

Engenharia de Software

Essa pós-graduação em Engenharia de Software, é ideal para aqueles que gostam de fazer planejamentos e também criar sistemas, como, por exemplo, portais de internet, aplicativos, jogos e celulares. 

 

A área de Engenharia de Software, tem uma grande variedade para atuar, além disso, esse setor pode te oferecer um futuro muito promissor. 

 

Você ainda vai ter contato com:

 

  • A Arquitetura da Informação;
  • O User Experience (Experiência do Usuário);
  • A Modelagem de Dados.

Segurança de Redes de Computadores

Nesse curso os alunos vão aprender a desenvolver ferramentas para proteger as redes corporativas. Onde se compartilha vários recursos e informações de diversas naturezas.

 

Através da tecnologia de software e de hardware, é capaz de fazer a criação de sistemas que são eficazes contra qualquer ameaça virtual, como, por exemplo, vírus, malwares, hansomwares.

 

Outros conhecimentos que vão ser agregados:

 

  • Criptografia;
  • Segurança em sistemas;
  • Análise de riscos e vulnerabilidade.

Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

O curso de Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação, forma profissionais para serem capacitados, para fazer o gerenciamento, do setor de TI, de uma instituição ou empresa. 

Desenvolvimento de Jogos Digitais

Atualmente os profissionais de Desenvolvimento de Jogos Digitais, estão sendo bem-valorizados. Em uma pesquisa feita no ano de 2021, apontou que a maioria dos brasileiros não fica sem jogar em seus smartphones.

 

A área de jogos digitais é algo que nunca para de crescer, por isso quem optar por essa carreira vai ter um bom futuro no mundo dos jogos.

Desenvolvimento Mobile

Na pós-graduação de Desenvolvimento Mobile, o aluno vai aprender como fazer a programação para dispositivos móveis, como, por exemplo, celulares, tablets, GPS e laptops.

 

Para quem optar a trabalhar com essa área também vai aprender a fazer planejamentos, implementar softwares para os mobile. E os sistemas que mais são usados nesses dispositivos móveis, é o Android, do Google e o sistema iOS, da Apple. 

Segurança da Informação

Com a tecnologia sempre em crescimento em nossas vidas, a segurança da informação, também está crescendo bastante. Durante a pandemia da covid-19, aconteceram muitos ataques cibernéticos, por exemplo, nas empresas de energia. 

 

E durante a pandemia muitas empresas tiverem que se adaptar com o home office, com isso elas tiveram que fazer um grande investimento na tecnologia da segurança dos dados, tendo em vista que os computadores em casa, são mais vulneráveis a esse tipo de ataque.

Qual é o tempo de uma pós-graduação?

O tempo de uma pós-graduação, vai depender muito de qual instituição você vai escolher. Caso você escolher entre mestrado ou doutorado, vai variar de 24 a 48 meses. E se for especialização ou MBA, é bem mais rápido, algo em torno de 6 e 18 meses.



Diga-nos o que achou do post: