7 Dicas para fortalecer a musculatura para pedalar

Pedalar é um exercício muito querido entre os amantes de esportes. Para praticá-lo com disposição, fortalecer a musculatura é essencial.

Afinal, o fortalecimento muscular é essencial para desenvolver a resistência física, estabilidade e equilíbrio. Para isso, você pode fazer treinos funcionais, musculação e exercícios de resistência.

Além do mais, uma alimentação balanceada, descanso e consumo de água também ajudam a fortalecer a musculatura para pedalar.

Sendo assim, confira a seguir as principais dicas para se manter forte e disposto na prática do ciclismo.

Por que é importante fazer exercícios para fortalecer a musculatura para pedalar?

A musculação é uma grande aliada dos ciclistas. O ciclismo exige muito da musculatura das costas e abdômen. Assim, a musculação, além de aumentar sua capacidade cardiorespiratória fortalece essas regiões importantes.

Além disso, com o aumento da resistência desses grupos musculares você corre menos risco de lesões na prática desse esporte.


Como o fortalecimento muscular ajuda os ciclistas a pedalar mais? 

De fato, é comum ciclistas iniciantes se queixarem de fadiga e dor muscular durante e após a prática do ciclismo. 

Assim, o fortalecimento muscular aumenta a sua resistência, fazendo com que você consiga pedalar por mais tempo. Também lhe dá mais força e consciência corporal para realizar as manobras necessárias nas diversas modalidades desse esporte. 

Além disso, você experimentará um maior controle dos seus movimentos. Isso porque você terá mais estabilidade nas manobras com o fortalecimento dos músculos, ligamentos e tendões.


Dicas de fortalecimento muscular para ciclistas que querem pedalar mais 

Se você quer mais resistência para pedalar por mais tempo, o fortalecimento muscular é essencial.  Para isso, você pode investir uma quantidade do seu tempo em treinos funcionais, musculação e exercícios de resistência.

No entanto, lembre-se de que isso não basta. Para manter seus músculos resistentes e preparados você também deve se alimentar bem, beber bastante água e descansar. Confira a seguir.


Faça treinos funcionais 

Os treinos funcionais focam no fortalecimento da região do core, região considerada o centro de gravidade do corpo. Esse tipo de treino te ajuda a fortalecer grupos musculares de maneira integrada. 

Dessa forma, com os treinos funcionais, você também melhora sua postura, consciência corporal e coordenação motora.

Assim, confira alguns exemplos de treinos funcionais excelentes para ciclistas:

  • Agachamento Búlgaro;
  • Afundos com saltos alternados;
  • Elevação do quadril com bola;
  • Abdominal tradicional.

Ganhe massa muscular 

O ganho de massa muscular também é importante para você que quer conseguir pedalar mais. Afinal, o aumento de massa muscular acelera seu metabolismo e protege suas articulações. Consequentemente você terá maior estabilidade, força e disposição para pedalar.

Sendo assim, algumas opções de exercício para ganho de massa muscular são:

  • Levantamento de peso;
  • Natação;
  • Treinos funcionais.

Aumente a sua resistência 

Você é daqueles que pedala por dois minutos e já precisa parar para recuperar o fôlego? Saiba que isso é normal, mas se você aumentar sua resistência, vai conseguir pedalar por um período cada vez maior. 

Afinal, com os treinos de resistência você vai adquirir mais flexibilidade e demorar mais para se cansar.

Assim, você pode aumentar sua resistência com alguns exercícios simples, como por exemplo:

  • Pular corda;
  • Praticar agachamentos;
  • Fazer flexões;
  • Correr parado.


Pratique musculação 

A musculação é importante para quem quer evoluir no ciclismo. Isso porque a pratica da musculação ajuda fortalecer grupos musculares importantes. Assim, você vai ter mais firmeza e equilíbrio na hora de pedalar

Além do mais, outro benefício que a musculação traz para o ciclista é a redução das dores no corpo. Você vai conseguir pedalar mais e por mais tempo antes de começar a sentir dores musculares.

Contudo, para os ciclistas, o mais importante é fortalecer a região do abdômen. Essa região tem os grupos musculares mais importantes para a hora de pedalar. No entanto, se possível, faça treinamentos para fortalecer também pernas, costas, braços e ombros.


Alimente-se bem 

Isso não deve ser novidade para você, mas a alimentação balanceada não é apenas importante; é essencial. Alimentando-se bem você com certeza terá um desempenho melhor ao pedalar e sentirá menos cansaço.

Assim, com os alimentos corretos você terá a quantidade necessária de energia para praticar seu esporte favorito com bastante disposição.

Logo, antes de pedalar, opte por alimentos que tenham carboidratos complexos, fibras e proteínas, como por exemplo:

 

  • Pão integral;
  • Batata doce;
  • Queijo;
  • Ovos;
  • Frutas como banana e maçã.


Descanse 

O descanso é tão importante para o ciclista quanto o esforço e os exercícios físicos. Até os atletas mais resistentes e preparados precisam dele. 

Afinal, é durante o descanso que o seu corpo regenera os músculos, aumentando sua massa muscular e resistência.

Dessa forma, respeite seus limites e tire um bom período para descansar após os exercícios. Durante esse tempo, alimente-se, faça um alongamento e relaxe seu corpo.  


Beba água

Por fim, a água é a melhor amiga tanto dos ciclistas quanto de qualquer pessoa que pratique esportes. Você precisa consumi-la antes, durante e depois do treino. 

Afinal, além de te manter hidratado, a água vai ajudar a manter o seu metabolismo funcionando da forma correta. Sendo assim, nunca se esqueça de carregar consigo sua garrafa de água.

Agora que você já conhece as melhores formas de fortalecer a musculatura para pedalar, deixe nos comentários sua opinião. Quantas delas você já conhecia? Tem mais alguma sugestão?

Acima de tudo, não se esqueça de respeitar sempre seus limites e cuidar da sua saúde. E, principalmente, faça uma avaliação médica antes de começar a praticar qualquer esporte.



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