campanha publicitária

6 passos para fazer um planejamento de campanha publicitária

Uma campanha publicitária é baseada em princípios e existem diferentes tipos que uma marca pode trabalhar e alcançar o sucesso.

Como definição, trata-se de um conjunto de ações e recursos que buscam atingir um objetivo. Todo tipo de empresa precisa investir em publicidade, afinal, sem ela, não é possível impactar os consumidores e atrair pessoas para os negócios.

O mercado está cada vez mais competitivo e o mesmo cliente pode comprar seus produtos e serviços em diferentes estabelecimentos, independentemente de qual seja a sua necessidade.

Pare para pensar, você, como consumidor, se quiser comprar um celular, vai encontrar o modelo e a marca que deseja em várias lojas pelo país, dentro e fora da internet. Antes de fechar negócio, precisa avaliar algumas questões.

Você considera o preço, as condições de pagamento e a reputação do lugar que quer vender para você. Mas, mesmo que for considerar todos esses pontos fundamentais, as campanhas publicitárias de algumas empresas vão influenciar sua decisão.

Elas não atuam apenas quando você quer comprar, pois antes mesmo de tomar essa decisão, sua campanha publicitária já estava atuando. Neste artigo, você vai entender o que é uma campanha publicitária e como se deve planejar.

Entenda o que é campanha publicitária

Uma campanha publicitária nada mais é do que um conjunto de ações de marketing que são criadas para alcançar um objetivo específico.

Dentre os principais resultados que as organizações procuram alcançar estão informar o público sobre um produto ou serviço e tornar a marca conhecida. Na verdade, os objetivos variam de acordo com a estratégia definida durante o planejamento.

A campanha publicitária de uma loja que vende perfume la vie est belle tradicional conta com ações atuantes no ambiente online e offline, por meio de canais como:

  • TV;
  • Rádio;
  • Mídia impressa;
  • Canais digitais.

Mas, independentemente do meio que o seu negócio utilize, é fundamental que essas estratégias conversem entre elas e trabalhem com o tom de voz correto, transmitam a mensagem correta e utilizem a identidade visual da marca.

Também existem diferentes tipos de campanhas publicitárias, como no caso da campanha institucional. Seu propósito é aumentar o reconhecimento da marca e não tem como foco a venda do produto diretamente.

É necessário trabalhar com ela porque construir uma imagem positiva é a melhor forma de se conectar com o público, geralmente, apelando para o lado emocional.

Também existe a campanha promocional, conhecida como campanha de varejo e que tem como foco as vendas. Ela utiliza estratégias que chamam a atenção do consumidor, podendo ser realizada de diferentes formas, como chamadas pelo preço.

Uma empresa de conserto tela iPhone 7 pode trabalhar com uma campanha publicitária social e educativa, tendo como objetivo engajar o público em causas e ensinar tudo de maneira clara e simples.

Essas campanhas costumam ser realizadas por instituições e governos, a fim de orientar a população, como no caso das propagandas que ressaltam a importância do preservativo durante a época do Carnaval.

Todos esses tipos de campanhas podem ser realizados dentro e fora da internet, e o objetivo é impactar a maior quantidade de pessoas possível, sem abrir mão do direcionamento correto.

Na internet, encontramos canais que absorveram a evolução da comunicação e hábitos dos consumidores. Para que essas estratégias funcionem, elas precisam ser segmentadas, engajar o público e constantemente analisadas.

Nos canais tradicionais, por sua vez, as campanhas costumam impactar um público diferenciado, principalmente, pessoas que nasceram antes da era da internet.

Os canais offline trazem uma aproximação maior com o público e tem um poder maior de penetração. Tendo em vista essas características, é fundamental que as empresas invistam nas duas possibilidades.

Como planejar uma campanha publicitária

Agora que você já sabe o conceito de campanha publicitária, vamos mostrar de que maneira uma empresa de entrega expressa de documentos pode trabalhá-la. Algumas dicas são:

1.    Analisar a marca

Para analisar a marca, existem diversas ferramentas que podem ser trabalhadas, como a Análise SWOT e Matriz de Porter. Elas fornecem um diagnóstico adequado sobre a empresa e entender de que maneira ela está posicionada no mercado.

Também é importante acompanhar as estratégias dos concorrentes para pensar de que maneira a companhia vai se destacar entre eles.

Todas essas informações podem ser coletadas no briefing, tendo em vista que a própria empresa reúne as informações necessárias para analisar sua situação real.

A própria transformação digital ajuda a descobrir diversos fatores por meio de ferramentas inteligentes, como no caso do Google Trends.

Só para você entender, a Análise SWOT faz uma avaliação completa do negócio para apresentar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e ao cruzar essas informações, o gestor consegue uma análise completa do mercado.

2.    Definir as metas e objetivos

O marketing digital mudou a maneira como um fabricante de kit temperos cozinha estabelece a relação entre comunicação e faturamento.

Por meio de métricas concretas fica mais fácil monitorar as ações online e compreender de que maneira a publicidade interfere nos resultados.

Antes de criar uma campanha, a marca precisa entender a finalidade do planejamento desenvolvido, considerando 3 objetivos, que são: atração, intenção de compra e decisão.

As metas funcionam como o caminho que a empresa vai percorrer para alcançar seus objetivos, além de ajudarem a modelar o orçamento para a campanha.

Por exemplo, se você quer conquistar uma quantidade X de leads, precisa saber o prazo para conseguir isso, mas tudo depende do cenário em que o seu negócio se encontra e a verba disponível para a comunicação.

3.    Saber quem é seu público

Um fabricante de piso intertravado 16 faces precisa considerar o seu perfil de cliente ideal para criar suas campanhas. 

Depois que ele descobre a persona, consegue acertar pontos de comunicação, como os canais usados, linguagem e elementos gráficos.

Assim como é importante coletar dados demográficos sobre as pessoas, como classe social e faixa etária, é necessário avaliar aspectos subjetivos, como o que influencia esse público, como as pessoas se sentem, suas objeções e assim por diante.

Reúna todas essas informações e registre-as em um documento de fácil acesso para todos os membros da equipe. Desde o planejamento de mídia até a arte final, é muito importante saber com quem está falando para melhorar o relacionamento com a audiência.

4.    Desenvolver as estratégias

Atualmente, as empresas contam com uma grande quantidade de possibilidades para se comunicar e fazer marketing. O mais recomendável é encontrar um modelo que utilize várias estratégias e garanta a penetração de sua campanha.

Um fabricante de porta de enrolar com portinhola deve estar por dentro das novidades e tendências de seu mercado e assim saber quais são os veículos de comunicação e de que maneira pode construir um mídia kit.

Existem várias possibilidades de estratégias, como no caso do inbound marketing, marketing de performance, outbound marketing e marketing tradicional.

5.    Pensar nos aspectos criativos

Depois que você escolher as estratégias com as quais vai trabalhar, precisa pensar nos aspectos criativos, pois são eles que criam vínculos com os usuários.

Muitas campanhas de sucesso cuidaram muito bem do desenvolvimento criativo, apelando para estratégias que utilizam a relação com a audiência, trazem experiências personalizadas e capazes de criar identidade com o público.

Os direcionamentos das campanhas de marketing de um fabricante de persiana blecaute com guia podem ser identificados com antecedência, o que garante o alinhamento entre as ações.

Dessa forma, peças de uma mesma campanha conseguem conversar entre si e o cliente sabe em qual contexto está inserido.

Só que durante o desenvolvimento, é necessário criar marcos nas etapas de produção, pois é por meio deles que os clientes vão interagir com a equipe para confirmar ou solicitar alterações nas peças.

6.    Inspirar-se em cases de sucesso

Ao longo do tempo, nos deparamos com várias propagandas inesquecíveis, inclusive aquelas que ganharam premiações, como o Cannes e o prêmio Caboré.

Esses trabalhos devem ser utilizados como fontes de inspiração para os processos criativos de suas campanhas publicitárias. Mas, veja, isso não significa repeti-los, mas inspirar-se neles para ter boas ideias.

Um fabricante de mega hair liso loiro pode criar uma pasta na nuvem para que os profissionais possam reunir propagandas criativas, os planejamentos e outros cases que sejam relevantes para o projeto.

Trata-se de um exercício que pode se transformar em oportunidade e aumentar ainda mais a qualidade das campanhas publicitárias do negócio.

Considerações finais

Sendo assim, desenvolver uma boa campanha de publicidade é fundamental para atingir excelentes resultados e superar as expectativas dos clientes.

Portanto, para que o seu investimento realmente valha a pena, é imprescindível acompanhar as novidades do mercado e investir em inovações. Isso vai destacar a sua marca e melhorar a maneira como o público a enxerga.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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