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5 técnicas para apresentar sua empresa e conquistar clientes

A primeira impressão tida por alguém sempre possui uma importância fundamental em todos os âmbitos sociais, neste sentido, a apresentação de uma empresa precisa ser desenvolvida com o máximo de excelência, para transmitir uma boa imagem.

Não há outra via para apresentar empresas no mercado da própria atuação do que o planejamento bem elaborado e o conhecimento profundo a respeito dos pilares da instituição. O apresentador precisa se preparar bastante para este momento.

Uma marca de entrega de salgados fritos delivery que almeja a assinatura de um contrato com uma firma precisa ter a consciência de que os esforços para tal conquista precisam ser maiores do que uma simples venda para uma festa pequena.

É por meio deste e de outros exemplos que se torna possível enxergar a importância de um método, bem como a adaptação da abordagem para os diferentes tipos de potenciais clientes.

Assim, uma fabricante de necessaire de plástico transparente personalizada deverá fazer a prospecção ou atração dos clientes, de formas distintas para um representante de uma revendedora e um simples visitante da loja.

Por esta razão, e para deixar ainda mais claro como fazer a construção de todos esses detalhes do planejamento, este artigo trará a exposição de alguns dos pontos mais importantes para uma apresentação comercial.

Será ilustrado um passo a passo de como apresentar uma empresa, por fim, orientações eficazes de como conquistar mais clientes neste processo, seja para uma firma de arqueação de tanques ou mesmo para uma agência de marketing.

O que é necessário em uma apresentação comercial?

Estar preparado para apresentar uma empresa, de maneira atraente e inovadora, faz parte do dia a dia de quase todos os empreendedores. 

E isso vale tanto para aqueles que fazem longos discursos quanto para quem apresenta um projeto em menos de meia hora.

Seja em uma conversa de sete minutos na frente de uma plateia ou em um diálogo de dois minutos com um cliente em potencial dentro do elevador do prédio, cada apresentação possui o poder de proporcionar oportunidades que talvez sejam únicas.

Esses momentos podem ser decisivos para os negócios, por esta razão, é muito bom saber como apresentar uma empresa de forma dinâmica, com desenvoltura e elegância, mas, ao mesmo tempo, de forma ágil e objetiva.

É por esta razão que é essencial treinar e estar bem preparado para quando as oportunidades aparecerem, uma vez que a forma como a empresa será apresentada afetará diretamente na percepção acerca dela.

Além do mais, o cliente que estiver sendo prospectado muito provavelmente prestará atenção na eloquência do apresentador, uma vez que a habilidade de comunicação é fundamental para qualquer negócio.

Da mesma forma, no caso de uma apresentação ruim, ele poderá até desejar comprar um kit de jardineiras com suculentas

Porém, não será incomum se ele pensar que, se o representante não é bem formado, a empresa provavelmente não tem crédito.

Apresentando pela primeira vez

Para um primeiro momento, o chamado discurso de elevador ou elevator pitch, como também é conhecido, pode vir bem a calhar.

Trata-se de uma apresentação de dois a três minutos de duração, feita de forma bem dinâmica, em formato de simulação de um encontro ligeiro onde o empreendedor precisa ser capaz de vender a própria ideia de modo claro e conciso.

Neste tipo de abordagem que, em geral, é muito feita às pressas, o essencial é chamar a atenção do cliente alvo. Por esta razão, o foco do diálogo deve permanecer na vantagem específica que a empresa pode oferecer.

Para isso, e para que o discurso combine de forma harmoniosa com a integralidade da companhia, até mesmo com aspectos físicos como o uniforme social para secretária, é necessário que o processo siga os passos dessas cinco técnicas: 

  1. Mostrar uma proposta para a solução de problemas;
  2. Apresentar as provas da solução;
  3. Realçar os diferenciais da companhia;
  4. Repetir a oferta da solução;
  5. Finalizar com um convite para uma reunião.

É sempre importante mostrar exemplos de como a proposta pode afetar positivamente a vida do prospecto. 

Assim, se faz muito útil a utilização de coisas concretas, como a aquisição de uma casa de veraneio ou uma viagem dos sonhos, por exemplo.

Logo em seguida, as provas devem ser apresentadas em formas de dados eficientes. Apontar tal e tal estatística que comprova que a solução de um suplemento é superior a dos outros. Mas, é interessante não citar apenas os números, mas mostrar como isso é real.

Depois, se a empresa dispõe de um diferencial no preço, na qualidade, na oferta, na entrega ou mesmo no atendimento, ele precisa ser exaustivamente realçado. 

Isto não deve ser feito de forma enfadonha e massante, mas visando passar a imagem de autoridade.

Por fim, a dita Call-To-Action, ou chamada para a ação, neste processo de apresentação deve ser, na grande maioria das vezes, um convite para uma reunião privada. A indução a essa finalização deve ser feita de uma forma que explore a curiosidade do ouvinte.

Passos para apresentar uma empresa

Agora que já foi definido o que é essencial, se faz necessário listar os pontos mais importantes na trajetória de uma apresentação.

Tal como um suporte expositor de maquiagem para loja, o profissional de vendas que pretender expor o interior de uma empresa, junto com as suas propostas e capacidades, precisa seguir uma linha dinâmica e um processo metódico.

O método se faz muito importante, por isso, o planejamento de todos esses itens deve ser considerado como passo precedente a todos esses outros sete.

Dessa forma, é possível começar a abordagem por meio desse passo a passo simples, que consiste em:

  1. Alinhar o discurso para no máximo 5 minutos;
  2. Começar com uma pergunta;
  3. Falar a respeito das oportunidades identificadas;
  4. Resumir o essencial, evitar obviedades;
  5. Expor as chaves do negócio;
  6. Adaptar a linguagem ao público;
  7. Deixar um material na mão para contatos futuros.

Antes mesmo de seguir essas dicas, é necessário fazer algo que possui uma importância tão grande quanto todos esses passos, e da qual todos eles dependem, que é estudar profundamente a empresa e conhecer na ponta da língua todas as particularidades dela.

Essa etapa consiste em um critério fundamental para qualquer apresentação empresarial lograr êxito em sua prática. 

Sem essas informações a respeito do negócio, não há como realizar a apresentação da companhia de forma séria.

Dessa forma, não há nada melhor do que apresentar uma empresa primeiro no papel, para poder sedimentar todos esses conceitos na própria cabeça.

Ainda que o apresentador não vá enviar esse texto de rascunho sobre a instituição para ninguém, essa é a forma ideal para pesquisar e agrupar as ideias de maneira lógica e direta no papel.

Conquistando clientes com a apresentação comercial

Por fim, como o objetivo é escalar cada vez mais o faturamento, seja vendendo móveis ou açaí pronto para revenda, cabem algumas notas de rodapé a respeito de como uma apresentação comercial pode atrair mais clientes para a empresa.

Para que o apresentador da companhia consiga conquistar mais compradores, é preciso que ele se atenha a:

  • Apresentar uma solução;
  • Produzir um bom design;
  • Estar pronto para objeções;
  • Ser claro e direto;
  • Personalizar a apresentação.

São muitos os empreendedores que ainda acreditam que o bom vendedor consiste em uma espécie de profissional malandro, cheio de lábia e conversa fácil. Mas, não existe nada mais distante da realidade, quando o assunto é o bom marketing e a boa estratégia de vendas.

Essas práticas amadoras são coisas do passado, de uma época em que havia mais pessoas querendo comprar do que empresas precisando vender.

Com o afunilamento da concorrência, o público passou a dispor de mais opções, e dessa forma, acabam comprando de quem prova que entende melhor as suas dores e desejos.

Pode parecer óbvio, mas é preciso dizer que muitos empresários não se interessam nem um pouco, e não pretendem mesmo demonstrar interesse pelos problemas dos clientes nunca.

Mas, ainda que se venda um serviço de remoção de terra e entulho, a atenção plena às necessidades do público-alvo é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio que deseje lucrar nos tempos atuais.

Ao fazer uma apresentação para um prospecto, o profissional não pode falar demais, nem mesmo deixar a conversa monopolizada e centrada nele mesmo. O contexto atual é bem claro quanto a isso quando afirma que o cliente é o centro.

Também não é eficaz sair ordenando a um possível comprador o que ele deve fazer antes mesmo de escutá-lo.

Por fim, para garantir a simpatia da pessoa, também é muito importante evitar interromper o diálogo para atender o celular ou fazer outra coisa. Dessa forma, é preciso ter em vista que o respeito é o princípio dominante.

Considerações finais

Sendo assim, por meio de uma apresentação comercial, pode-se abrir um universo de possibilidades e um horizonte para novos negócios e contratos fechados.

Por esta razão, a atenção às técnicas necessárias, às abordagens mais úteis e aos segredos para conquistar o prestígio dos diferentes clientes é essencial para ter sucesso durante uma primeira entrevista.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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