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5 ações para levar sua empresa ao mercado digital

Uma empresa atuante no mercado digital é aquela que consegue fazer negócios pela internet e obter retornos positivos com isso, como o aumento das oportunidades, mais competitividade e excelente retorno financeiro.

Atualmente, o que mais ouvimos falar é sobre o crescimento das lojas virtuais, lançamentos de aplicativos para diferentes finalidades, uso de internet das coisas (IoT), tecnologia 5G, dentre outras pautas da transformação digital.

Se a sua empresa ainda não está inserida nesse universo, nem que seja por meio de ações simples de marketing digital, pode perder boas oportunidades.

Isso porque o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, e tem preferido cada vez mais os canais digitais para se comunicar e comprar produtos e serviços.

Tanto é que, de acordo com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Economia Digital, houve um crescimento de 74% do e-commerce brasileiro em 2020.

Contudo, antes de mudar para o online permanentemente ou começar a vender pela internet, é necessário compreender de que maneira isso deve ser feito e a importância desse processo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar por que as empresas devem adotar os recursos digitais e mostrar algumas ações para adentrar esse mercado.

A importância de investir nos recursos digitais

Investir nos recursos digitais é importante para uma empresa por diversas razões. Em primeiro lugar, o meio digital ajuda a construir autoridade no segmento de atuação do negócio.

Em outras palavras, a empresa consegue se tornar uma referência respeitada no mercado em que atua. Ao criar conteúdos de qualidade sobre sua área de atuação e que sejam do interesse do público, passa a ser vista como autoridade.

Com isso, um fabricante de totem robô conquista a confiança dos consumidores. Isso é importante porque as pessoas costumam pesquisar informações sobre o que desejam comprar.

Se a marca fornece materiais que esclarecem suas dúvidas e os ajudam com alguma dificuldade, é natural que passem a confiar mais nela, e as vendas se tornam uma consequência.

Outra vantagem é que por meio da internet, é possível ampliar a atuação do negócio. É muito mais fácil superar os limites geográficos, sendo até mesmo possível conquistar clientes de outras partes do mundo, ao contrário do que acontece com uma loja física.

Tudo o que a empresa precisa fazer é estabelecer o tamanho de seu público-alvo, além de conhecer suas características.

Mais um ponto importante é que limitações como horário de funcionamento deixam de existir, permitindo que o público chegue até a marca a qualquer hora do dia ou da noite, nos 365 dias do ano.

Uma empresa de vigia noturno também pode mensurar facilmente seus resultados, uma das maiores preocupações entre as companhias atualmente. Mensurar resultados é fundamental para fazer as estratégias de marketing valerem a pena.

Na internet, é muito mais fácil medir os resultados das estratégias, por meio de diversas ferramentas, o que ajuda a dimensionar melhor o retorno sobre investimentos (ROI).

A organização também consegue filtrar melhor seu público para cada tipo de ação. O ambiente online ajuda a coletar dados importantes sobre a audiência, otimizando até mesmo os investimentos da corporação em relação ao público-alvo.

Em outras palavras, as campanhas de marketing serão muito mais eficientes e os resultados mais efetivos. Tudo o que a marca precisa fazer é considerar as características de seu público, como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Interesses;
  • Necessidades.

A partir disso, o negócio percebe um aumento considerável das vendas, conquista a posição de referência em seu segmento, expande o conhecimento da marca, atrai leads qualificados e destaca seus diferenciais.

Por outro lado, deixar de investir em recursos digitais dificulta ainda mais o enfrentamento de momentos de crise. Só que para aproveitar todos esses benefícios, é muito importante investir nas estratégias certas.

Como levar a empresa para o digital?

Uma empresa de blindagem de automóveis pode investir em diferentes estratégias para integrar o universo digital. São elas:

1.    Investir em marketing digital

As estratégias de marketing digital atraem as pessoas para os canais online da marca, e existem várias ações que podem ser colocadas em prática.

Uma delas é a presença no Facebook, Instagram e outras plataformas. A empresa deve conquistar seguidores, engajá-los, realizar vendas, expandir o atendimento ao cliente, dentre outras atividades nas redes sociais.

Outro ponto essencial é investir na produção de conteúdos valiosos que serão publicados no blog, em diferentes formatos, como textos, vídeos, imagens, infográficos, podcasts, entre outros.

As estratégias de marketing digital também ajudam a compreender melhor o mercado, por meio de ações importantes.

Uma lavanderia especializada em vestido de noiva pode construir sua persona, por uma representação do cliente ideal, que reúne as principais características de seu público.

Outra possibilidade é fazer análise de mercado para encontrar nichos que ainda não são explorados pelos concorrentes. Por falar nisso, seu negócio também faz uma análise da concorrência para descobrir as principais práticas do mercado.

Com base nessas informações, elabora estratégias de marketing personalizadas, por meio de anúncios pagos, SEO, dentre outras práticas.

2.    Investir em e-mail marketing

Outra estratégia importante é o e-mail marketing, um canal que permite a comunicação direta com os clientes, sem as interferências comuns de outras plataformas.

Ele pode ser usado para informar o público a respeito de vários assuntos, como lançamentos, descontos, novidades do mercado, promoções, e assim por diante.

3.    Ter um site institucional

O site institucional é a base para todas as estratégias de marketing, sendo mais importante até mesmo que as redes sociais.

Isso acontece porque o site é o canal oficial da marca na internet, como se fosse seu cartão de visita, transmitindo credibilidade e conquistando a confiança dos consumidores.

O site de uma empresa entregas expressas é controlado exclusivamente por ela, sob suas próprias regras, além de ser um espaço onde ela pode vender seus produtos e serviços.

Como se ele fosse uma vitrine de loja e a presença digital do estabelecimento na internet. É o local perfeito para expor soluções para os clientes e por onde a companhia consegue concretizar negócios.

Por ser a base das estratégias de marketing digital, o site deve ser o primeiro passo nesse processo, e ele deve ser atual e criado por meio das melhores tecnologias.

Também precisa garantir um ambiente seguro, e caso realize vendas por meio dele, é necessário implementar um sistema de pagamento confiável.

Outra dica importante é investir em design responsivo, pois assim o usuário pode acessar o site por meio de qualquer tipo de dispositivo, o que garante uma experiência positiva.

4.    Ter um perfil no Google Meu Negócio

Uma empresa de portaria de condomínio precisa criar seu perfil no Google Meu Negócio para oferecer informações completas aos usuários que utilizam o buscador e outras de suas ferramentas, como o Google Maps.

Quando uma pessoa procura por algum tipo de estabelecimento, como no caso de uma pizzaria, o Google oferece respostas com base em sua localização.

Para que o seu negócio esteja entre essas respostas, é necessário ter um perfil nesta ferramenta do Google, incluindo endereço, site, horário de funcionamento, telefone e ainda responder aos comentários e avaliações dos usuários.

5.    Administrar bem os leads

Antes de vender seus serviços, as empresas de hidrojateamento industrial precisam, primeiro, conquistar leads. São pessoas que demonstraram interesse em suas soluções e por isso têm mais chances de comprar alguma coisa.

Dentro do ambiente digital, a prospecção de clientes é conhecida como captação de leads, que nada mais são do que contatos gerados com o objetivo de aumentar as vendas.

Cada vez que o negócio conquista um lead, precisa começar a trabalhar em estratégias que vão nutri-lo, até que esteja totalmente pronto para consumir os produtos e serviços.

Mas também é fundamental organizar esses contatos, e uma das melhores maneiras de fazer isso é usando softwares de relacionamento com prospects.

Por meio do uso dessas tecnologias, a equipe de atendimento de uma empresa de refrigeração e climatização consegue automatizar seus processos e melhorar consideravelmente seus resultados.

6. Interagir nas redes sociais

Por fim, mas não menos importante, apesar de as redes sociais não substituírem o site, ainda são essenciais para os resultados no processo de digitalização do negócio.

Essas plataformas também facilitam a divulgação de promoções e a interação entre a marca e os clientes.

Considerações finais

Todas as empresas precisam estar presentes no ambiente digital se quiserem continuar relevantes para o seu público.

Os canais digitais aumentam a competitividade do negócio, ao mesmo tempo em que sua empresa sempre estará onde os clientes estão.

Por meio de estratégias simples, o negócio passa a fazer parte do ambiente digital e será facilmente encontrado por pessoas que tenham interesse em seus produtos e serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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