4 dicas para lançar um livro na internet

Você passou meses (senão anos) escrevendo o seu livro e agora chegou a hora de fazer o seu lançamento. E agora, será que a internet é uma boa opção para fazer isso?

 

A criação do seu livro inclui escrever, editar e reescrever. Agora, é hora de clicar em “publicar” e apresentar seu livro ao público e sim, a internet é uma boa opção para fazer isso. 

 

No entanto, a publicação é apenas uma das muitas etapas envolvidas no lançamento de um livro. Para, de fato, vender seu livro, você precisa fazer muito mais do que simplesmente publicá-lo. 

 

Inclusive, é muito importante que você faça o registro de direitos autorais do seu livro para que, caso ocorra um caso de plágio, você possa defender a ideia como sua criação. 

 

Dito isso, não importa se você está trabalhando com uma editora tradicional ou se está publicando por conta própria, lançar um livro na internet é uma ótima maneira de divulgar o seu trabalho. 

 

Continue a leitura e confira algumas dicas para lançar o seu livro online! 

 

Dicas para fazer o lançamento do seu livro na internet

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a fazer o melhor lançamento possível do seu livro na internet. 

 

1. Faça o planejamento do seu lançamento

É vital planejar bem o seu lançamento e pensar cuidadosamente sobre o motivo pelo qual você o está realizando. 

 

A primeira coisa que você precisa fazer ao planejar o lançamento de um livro é definir um orçamento. Como um autor independente, você provavelmente não tem muito dinheiro para gastar, então esse é um passo muito importante.

 

Embora o lançar um livro na internet custe muito menos do que um lançamento presencial, existem alguns detalhes que você precisará ter atenção e demandam dinheiro. 

Por exemplo, é importante que você crie um site para o seu livro. Hoje em dia, existem plataformas de criação de sites que são gratuitas – ou custam pouco – e muito práticas de serem utilizadas. Então, é possível que você mesmo crie o seu site. 

 

No entanto, caso queira algo mais profissional, ou não tenha tempo de criar o site, é muito importante que contrate alguém que faça isso para você. 

 

Depois de descobrir o quanto você deseja e pode gastar no lançamento do seu livro, é hora de dividir seu orçamento. 

 

2. Faça o lançamento do livro

Você pode fazer o lançamento do seu livro de diferentes formas na internet. Pode ser que você faça isso por meio das redes sociais, do YouTube ou coloque o seu livro na Amazon

 

A questão aqui é que existem diversas possibilidades para que o seu trabalho seja divulgado de forma online. 

 

3. Divulgue o livro

O lançamento é uma ótima maneira de gerar interesse em seu livro. Você pode enviar um comunicado de mídia promovendo seu lançamento, por exemplo. 

 

Você pode até transformá-lo em um evento: se você escreveu um livro de receitas, faça uma demonstração de culinária online. Se você escreveu um livro sobre arquitetura, dê às pessoas um tour virtual por um edifício histórico.

 

Além disso, invista em marketing digital. Afinal, você estará lançando o livro no universo online e precisa que as pessoas consigam encontrá-lo. 

 

4. Defina quando realmente deve lançar seu livro

Pensar um pouco na data de publicação do seu livro também é importante. É possível encontrar uma data que seja relevante para o seu livro e que possa ajudá-lo a ganhar publicidade. Por exemplo:

 

  • Se o seu livro é um guia para construir um galpão que pode ser um ótimo presente para o dia dos pais, lance-o algumas semanas antes do dia dos pais.
  • Se o seu livro estiver cheio de atividades de férias para crianças, libere-o pouco antes do início das férias escolares.
  • Se o seu livro abrange aprender a surfar, lance-o no início do verão.

 

Tenha em mente que você precisa dar tempo para as pessoas comprarem o livro, então se for um bom livro para o dia dos pais, não o lance no dia dos pais, mas algumas semanas antes. 

 

Conclusão

Se você está com o seu livro pronto, ou está pensando em escrevê-lo, a internet é sem dúvida uma ótima opção para fazer o seu lançamento. 

 

No entanto, para que o seu livro seja disponibilizado para compra, é muito importante pensar em alguns passos para que o lançamento seja um sucesso. 

 

Esperamos que tenha gostado das dicas que citamos neste artigo e que elas possam te ajudar a planejar a fazer do lançamento do seu livro um grande sucesso! 

 



Diga-nos o que achou do post: