fotos

10 dicas para tirar boas fotos com seu celular

Tirar boas fotos com o celular está cada vez mais fácil, pois as câmeras evoluíram muito, nas mais variadas marcas e modelos. Os usuários podem fotografar de tudo, desde pessoas até projetos arquitetônicos históricos.

Até mesmo os modelos um pouco mais antigos garantem imagens de qualidade, e atualmente, a responsabilidade pela qualidade da foto é muito mais do fotógrafo do que do celular.

A evolução é tanta que é possível encontrar smartphones com câmeras de 12 megapixels ou até mais, além de várias lentes acopladas, e elas servem para tirar retratos, fotografar paisagens, entre outros tipos.

A câmera não tem tanta importância hoje em dia, mas, sim, a maneira como você a utiliza. Existem alguns segredos que podem te ajudar a fotografar maravilhosamente bem, sem precisar de câmeras profissionais que costumam ser bem caras.

É claro que o celular não terá a mesma potência, mesmo assim, a qualidade das imagens das câmeras modernas é inquestionável. Se você vai viajar ou quer tirar ótimas selfies, não deixe de ler este artigo.

Vamos dar algumas dicas para tirar excelentes fotos e mostrar o que influencia uma câmera na hora de fotografar.

Como tirar boas fotos com a câmera do celular?

Não existe nenhuma técnica mirabolante para tirar fotos incríveis com o celular, e algumas dicas para fazer isso são:

1.    Limpe a sua lente

A primeira dica é básica, pois a lente do celular pode ficar marcada por conta do manuseio. Antes de fotografar, utilize uma flanela macia, como essas de limpar lentes de óculos, para higienizar a lente.

Na hora de fotografar, por exemplo, um coquetel de inauguração, o acúmulo de sujeira pode deixar a fotografia embaçada, prejudicando a qualidade da foto.

2.    Ajustar o foco

Outro ponto importante para se atentar é verificar o objeto a ser fotografado, garantindo que ele esteja em foco, pois isso vai fazer com que a fotografia seja nítida e tenha boa qualidade.

Clique na tela em cima do objeto e logo vai aparecer um quadrado amarelo, mostrando a imagem nitidamente. Pode ser necessário fazer isso algumas vezes para ter certeza de que está focado.

3.    Garantir uma boa iluminação

Para garantir a qualidade do que está fotografando, é muito importante ter bastante luz, podendo ser natural ou artificial.

Se você estiver fotografando alguém ou algum lugar, veja de onde está vindo a luz. Ela não precisa estar diretamente no objeto, mas analise de que maneira ela se comporta perto dele.

Se a luz estiver na volta do objeto, a imagem terá boa qualidade, mas tenha cuidado com iluminação direta, pois o excesso pode prejudicar a nitidez da imagem, algo muito comum com a luz artificial.

4.    Segurar o celular com as duas mãos

Não importa se você está fotografando o procedimento de aplicação de botox na boca para colocar no Instagram ou uma paisagem, é fundamental segurar o celular com as duas mãos.

Se o aparelho não estiver firme, as fotos saíram tremidas, prejudicando o resultado, além de ser fundamental para enquadrar o elemento perfeitamente.

5.    Usar lente grande angular

Os últimos modelos de celulares possuem a lente grande ocular, fundamental para fazer belas fotos de arquiteturas e paisagens.

Antigamente, para ter acesso a essa função, era necessário adquirir uma câmera profissional, o que custava muito caro.

Mas a tecnologia dos smartphones evoluiu muito e ficou muito mais fácil ter acesso a esse recurso, e se seu celular tiver essa opção, utilize na hora de fotografar, por exemplo, os pontos turísticos da cidade que está visitando.

6.    Utilizar o modo manual

O modo manual é responsável por fotos de qualidade, visto que o usuário vai controlar as etapas da captura da imagem, sem depender do funcionamento automático. É assim que você vai:

  • Ajustar o foco;
  • Melhorar a exposição;
  • Ajustar o ISO;
  • Corrigir a iluminação.

Se for fotografar, por exemplo, o interior de um imóvel para aluguel de endereço comercial, conseguirá dar mais visibilidade a pontos específicos.

Para escolher o melhor foco, é possível fazer os ajustes manualmente, por meio de uma barra deslizável ou usar configurações predefinidas, que faz a captura dos objetos e mantém o fundo desfocado.

7.    Não utilize o zoom

A grande maioria de smartphones não possui uma boa definição em zoom, o que prejudica a qualidade da imagem.

A aproximação excessiva pode deixar a foto granulada, prejudicar sua definição ou borrar o objeto fotografado. Vale mais a pena se aproximar daquilo que você quer fotografar ou utilizar acessórios para essa tarefa.

8.    Usar um tripé

Durante uma viagem, é um pouco chato pedir para um desconhecido fotografar você e quem está te acompanhando, por isso, nada melhor do que usar um tripé e o temporizador da câmera.

Esses dois recursos, embora simples, são de grande ajuda quando você quer aparecer na foto e não perder o cenário atrás.

9.    Editar a imagem

Hoje em dia, as próprias câmeras possuem recursos que permitem editar a imagem, mas se você quiser que elas fiquem perfeitas, também pode usar alguns aplicativos.

Explore as diversas opções disponíveis, pois os resultados costumam ser surpreendentes. Se você tiver alguma dúvida sobre qual aplicativo usar, na internet, vai encontrar uma série de dicas sobre as opções.

10.  Usar o modo retrato

Nem todos os celulares disponibilizam essa função, mas a maioria deles contam com esse recurso. Quando for fotografar alguém, utilize o modo retrato, pois esse efeito desfoca o que está atrás e deixa o objeto em destaque.

Além disso, a foto fica com aspecto profissional, além de corrigir imperfeições naquilo que está sendo fotografado.

O que pode influenciar a câmera?

Não importa se você quer fotografar a vista de uma cortina de vidro varanda pequena ou aquele prato maravilhoso que está provando em um restaurante, pois existem alguns aspectos que podem influenciar na qualidade da imagem.

Ao contrário do que muitos pensam, a quantidade de megapixels não influencia tanto, e é justamente por isso que os fabricantes se preocupam mais com a qualidade das lentes, tamanho de abertura e ISO.

O ISO é um padrão que determina o grau de sensibilidade à luz do sensor digital do celular. Quanto menor for o seu valor, menor será a captação de luz.

Se você estiver fotografando em um ambiente escuro, é necessário aumentar o ISO, mas tome cuidado porque quanto maior for o valor, maior a quantidade de granulação na imagem.

Geralmente, as câmeras vêm com ISO 100 e em boas condições de iluminação, garantem uma imagem viva. Mas não deixe que a seleção do ISO seja automática, pois ele precisa se adaptar às condições do ambiente.

Definindo essa escala manualmente, procure analisar a iluminação, o uso de tripé e se há algum movimento. Faça alguns testes fotografando tudo o que puder, como mega hair cacheado em cabelo curto.

Ao fazer uma sequência de fotos com diferentes escalas, você vai perceber as diferenças e isso vai facilitar a escolha na próxima vez.

Outro ponto que interfere é a abertura, pois quanto maior ela for, mais luz é absorvida e mais clara será a imagem. Se o sensor tiver uma abertura maior, vai ficar mais fácil capturar imagens em ambientes escuros.

Procure um motoboy entrega para levar seu celular para assistência técnica,se perceber que não existe nenhum tipo de influência ao mudar o tamanho da abertura. Quando ela é menor, é possível aplicar o foco em objetos distantes e reduzir a nitidez no restante da imagem.

As lentes também interferem muito e é por meio delas que o sensor digital vai enxergar aquilo que você pretende registrar.

Como falamos anteriormente, a quantidade de megapixels não interfere muito se a qualidade da lente for inferior, ou seja, o celular não será capaz de produzir boas fotos.

Independentemente de estar fotografando um perfume importado calvin klein ou uma paisagem, as lentes de vidro sempre trarão resultados melhores.

Essas câmeras possuem não apenas uma, mas grandes quantidades de lentes embutidas no sensor, podendo ter até 6 peças de vidro sobrepostas.

Outro fator que precisa ser mencionado é o comprimento do foco das lentes, e quanto maior ele for, melhor será a câmera, garantindo a captura de imagens cristalinas.

Considerações finais

Hoje em dia, todo mundo tem uma câmera na mão e é por isso que ficou mais fácil registrar momentos importantes ou até mesmo uma selfie antes de sair para o trabalho.

As câmeras são tão importantes que as pessoas procuram assistência autorizada apple quando elas já não apresentam mais o mesmo funcionamento.

Se estiver tudo bem com a sua, basta seguir as dicas que passamos aqui para tirar fotos incríveis, seja no dia a dia ou durante suas viagens de férias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: