preservação do meio ambiente

10 dicas importantes para a preservação do meio ambiente

A preservação do meio ambiente é um tópico que sempre ganha destaque nas mídias onlines ou as de grande massa, ainda mais quando especialistas alertam que a continuidade dos impactos ambientais causados podem ser irreversíveis em poucos anos.

Diferentemente do que se pensa, o termo preservar é o mais adequado quando se trata do meio ambiente, pois com ele refere que o ambiente natural e toda a biodiversidade existentes neles não deve sofrer nenhuma interferência humana. 

Já o termo de conservação do meio ambiente é ligado ao fato de que possa existir harmonia nas relações entre natureza e ser humano, esses utilizando os recursos naturais de uma maneira racional e sustentável.

Como a lavagem a seco de cadeiras estofadas é feita com água da chuva, o oposto do se é da preservação ambiental que não mexeria em áreas verdes ou em outras partes que possuíssem biodiversidade.

A importância da preservação do meio ambiente

Sendo um modo de manter a saúde do planeta em boas condições, a preservação do meio ambiente se torna cada vez mais importante pois a prática humana está gerando intervenções graves.

O que ocasiona o surgimento de problemas ambientais como as mudanças climáticas e o efeito estufa, algo que está chamando a atenção com o alto nível de poluentes lançados na atmosfera devido a queima de combustíveis fósseis e outros gases da industrialização.

Gerando uma poluição no ar que acaba acarretando, por sua vez, no aquecimento global, que com um efeito dominó afeta os outros sistemas existentes no planeta.

A importância da preservação da natureza também inclui o solo e a água. A poluição de rios e mares tem ganhado bastante visibilidade com os dejetos químicos que são jogados, tanto os industriais como os urbanos sem um tratamento adequado.

E por conta disso, o nível de qualidade da água em estado doce ou estado salgado acaba sendo alterado com a quantidade de reagentes químicos e lixo que são encontrados nos ambientes aquáticos, prejudicando também a vida que existe ali. 

Com pequenos atos de preservação, como a instalação de caixa dágua cisterna para colher água da chuva, torna-se algo que ajuda a natureza pois a quantidade de água consumida será menor e como resultado, não há consumo em excesso dos rios.

Já que a construção de uma usina de estação de tratamento de água muitas vezes acaba alterando o curso das águas, e provocando a desflorestação dos ambientes em torno por conta da falta de água ou pela construção em si.

Assim como as usinas hidrelétricas, contudo essa forma de energia pode ser substituída por um transformador de energia solar em elétrica, ainda que seja um investimento caro porém menos impactante.

Alguns motivos pelos quais a preservação do meio ambiente se torna importante para ser evitada são:

  • Destruição da camada de ozônio;
  • Desertificação;
  • Extinção das espécies;
  • Chuva ácida.

São atitudes de preservação que aos poucos e feitas de uma forma contínua, por um grande número de pessoas, se transformam em grandes efeitos positivos em um futuro mais próximo do que se é esperado.

Dicas de como preservar o meio ambiente

Pequenos atos humanitários podem servir de grande ajuda quando se trata de preservar a natureza, que podem ser praticados tanto pela sociedade em meio residencial quanto por uma empresa paisagismo e jardinagem.

Portanto, algumas delas podem ser:

  1. Preservar árvores;
  2. Não praticar pesca em época de reprodução;
  3. Cuidar do lixo;
  4. Não incentivar o tráfico de animais silvestres;
  5. Praticar os 3 R;
  6. Usar meios de transporte menos poluentes;
  7. Evitar compras em excesso;
  8. Implantar e respeitar leis ambientais;
  9. Usar menos plástico;
  10. Conscientizar futuras gerações.

A preservação de árvores deve ser feita para manter as áreas verdes, e com isso, a realização de podas ilegais e os desmatamentos devem ser considerados como crimes ambientais, assim como incêndios provocados pela ação humana.

Assim como a poluição de rios pode afetar a vida áquatica, a prática de pesca ilegal e em épocas proibidas também são ações que não preservam o ambiente, portanto devem ser evitadas.

E processos que envolvem água podem ser substituídos de diversos modos, desde utilizando água de reuso da chuva como a lavagem de tapetes a seco.

A alteração uma área ambiental pode ir além do desmatamento de árvores ou poluição dos rios, envolvendo muitas vezes a caça e a venda ilegal de animais selvagens que, com a realização em grandes excessos tornam a espécie ameaçada de extinção.

Portanto, incentivar as práticas de caça ilegal além de ser prejudicial também é considerado um crime ambiental, resultando em prisão de regime fechado e no pagamento de multas que podem ser de alto valor.

O acúmulo de lixo se tornou um grande fator de alerta ambiental nos últimos anos pelo modo como é descartado e liberando compostos químicos prejudiciais ao solo como metais pesados, medicamentos, solventes químicos e até mesmo o óleo. 

Para que isso seja evitado, pode-se pôr em prática o uso dos 3 R (reduzir, reciclar e reutilizar) para administrar melhor o lixo e o que se consome, reciclando os materiais que podem ser utilizados novamente e os que não podem.

Existem cooperativas que em comunhão com o governo ou iniciativas privadas, recolhem o lixo para dar um destino final certo sem afetar a natureza, principalmente, os materiais que contém o plástico de forma pura ou de forma indireta em sua composição.

Deste modo, algumas coisas como o conserto de bombas hidráulicas, por exemplo, vale a pena serem avaliadas antes de serem descartadas e caso isso ocorra, deve ser de um modo consciente.

O modo consciente do ser humano também deve estar presente na forma como ele se locomove.

O combustível a diesel é um dos principais poluentes atmosféricos quando se trata de meio de transporte por meio do escapamento de ônibus ou carros, o que em grandes níveis, se torna perceptível no horizonte por conta da camada cinza sob a cidade.

E com a comodidade e conforto que muitos veículos proporcionam, muitas pessoas não percebem que estão causando um impacto no meio ambiente com a grande circulação de carros.

Por isso, os governantes devem investir em transportes públicos de qualidade que não gere agressões ambientais, dando uma maneira da população deixar o automóvel em casa para usar o transporte coletivo.

Principalmente, se ele for movido a etanol ou energia elétrica, formas que são consideradas simples e limpas para serem utilizadas.

Outro incentivo que pode partir do governo em relação ao meio ambiente são as implantações de ciclofaixas em avenidas ou ruas, porque acaba se transformando em um meio de locomoção para quem possui bicicleta, patinete e até mesmo, patins.

O que torna-se uma forma alternativa para delivery ser explorada pelos comércios como restaurantes, farmácias e até lavagem de colchão box

A conscientização do meio ambiente deve ser feita ainda na infância por meio de atividades educativas em escola ou em casa, proporcionando aos mais novos o entendimento do porquê preservar a natureza é importante.

Tendo em vista que, além de educá-los para saber como preservar a natureza, é importante também ensinar que não se deve fazer o consumo em larga escala de coisas que serão descartadas.

Os pais ou responsáveis de uma criança também devem ser modelos no que se trata de preservar a natureza, porque muitas atitudes das crianças podem vir de um reflexo do cotidiano dos pais.

Assim como nas escolas podem ensinar a como reciclar ou cuidar da água, ações de reflorestamento e os cuidados com os animais por meio de aulas dinâmicas ou passeios que estimulem a criança a colocar o que foi visto em prática por um longo tempo.

Considerações finais 

Por ser a fonte principal de vida dos diversos seres existentes, o meio ambiente é uma parte da qual não deve ser ignorada quando se trata de sua preservação, porque é ele o responsável por manter a vida no planeta.

O que cabe ao ser humano ter a consciência de preservar os seus recursos, sendo eles renováveis ou não renováveis, porque utilizado em uma larga escala da qual a natureza não consegue se repor se torna algo perigoso de ser revertido.

A consultoria ambiental em São Paulo e em outros estados podem ajudar a população ou empresas sobre como manter projetos que não agridam o meio ambiente, ainda estando de acordo com as leis locais.

Porque a preservação do meio ambiente deve ser algo que não fique somente em discussões, e sim, algo que passe a ser praticado com vigor independentemente da idade, desta forma construindo um futuro que seja bom para todos os seres vivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Diga-nos o que achou do post: