Saiba como funciona o sistema de rastreamento de veículos

Para a sua segurança motoristas usam aparelhos de rastreamento para melhor se localizar

Diante da insegurança em que se vive atualmente, sobretudo nas grandes cidades, qualquer pessoa está sujeita a ações mal-intencionadas de criminosos, principalmente quando se trata de automóvel. Ter um serviço de proteção automotiva é essencial para isso. E se, aliado à proteção, você tiver um serviço de rastreamento, sua segurança ao dirigir será ainda maior.

E como com segurança não se brinca, nós convidamos o Sr. Ismael Paim, da Unibras Mais Proteção Automotiva , do Rio de Janeiro, para nos ajudar a explicar como funciona o sistema de rastreamento de veículos. Segundo ele, o sistema de rastreamento é extremamente seguro e confiável em relação à localização do automóvel. “Isso acontece devido ao avanço da tecnologia usada. Alguns modelos, inclusive, possuem antenas internas que são capazes de enviar sinais amplificados”, lembra o Sr. Ismael.

O que são e como funcionam os rastreadores automotivos

Os equipamentos de rastreamento de veículos são dispositivos de geolocalização, que devem ser instalados no automóvel para que, quando forem acionados, identifiquem o local por onde estão circulando. Esses equipamentos, em geral, são pequenos e emitem esses sinais graças a antenas instaladas.

Os aparelhos de rastreamento funcionam com o uso de duas tecnologias diferentes: uma baseada na radiofrequência e outra por meio de aparelhos que são integrados ao Sistema de Posicionamento Global ou Global Position System (GPS). Em ambos os casos há muita tecnologia aplicada, que garante muita precisão na localização de onde seu veículo se encontra.

Rastreadores por meio do radiofrequência

Os rastreadores que funcionam por meio da radiofrequência (RF) têm como base uma engenhosa triangulação de sinais, captados por redes formadas por grandes antenas que receptam os sinais enviados. Isso permite uma extensa cobertura de área, possibilitando a localização do objeto rastreado em qualquer lugar, inclusive em ambientes fechados ou cobertos.

Rastreadores por meio de GPS

A tecnologia por trás do GPS é muito sofisticada. Funciona por meio de uma grande rede formada por 24 satélites que circulam pelo planeta Terra, de uma forma que pelo menos quatro deles estejam sempre visíveis pelos sensores, de qualquer lugar do planeta.

Assim, esses receptores são codificados para a captação dos sinais de pelo menos quatro desses satélites. Com isso, eles decodificam as localizações enviadas por meio de coordenadas, como a latitude e longitude, por exemplo.

Por outro lado, o sistema envia a exata localização do automóvel para alguns pontos receptores que ficam localizados em terra, e são esses pontos que enviam as informações para as centrais que disponibilizam o serviço de rastreamento de veículos.

Uma interessante curiosidade é que, além dos rastreadores, os navegadores também são muito comuns para o uso civil. Aqueles populares aparelhinhos de localização utilizados por muitas pessoas em seus veículos, que todos chamam de GPS, na verdade são navegadores que usam o sistema GPS para funcionar.

Qual o melhor rastreador para meu carro?

Saber qual o melhor rastreador para o seu veículo vai depender muito de sua necessidade. Ou seja, a sua escolha vai depender de alguns fatores. Por exemplo, se você circula mais com seu veículo dentro de uma área de cobertura regional, com em grandes centros urbanos como o Rio de Janeiro e São Paulo, o ideal é o uso da radiofrequência, pois esta permite a localização e o rastreamento de seu automóvel até mesmo em áreas fechadas, além de ser imune a grande parte de interferências externas.

Porém, se o seu perímetro circular é fora de áreas regionais, como quem realiza constantes viagens, a melhor opção é optar pelos aparelhos que operam por sinais de GPS.

Valor dos rastreadores

Com o avanço da tecnologia, atualmente existem aparelhos que dispensam a necessidade do pagamento de mensalidades, mas que garantem a segurança necessária. Com eles, você faz todo o acompanhamento e manutenção pela internet, em computadores e celulares. Esses rastreadores possuem bloqueadores, alarmes e até mesmo a possibilidade de ativar algumas funções através de aparelhos celulares.

Em resumo, para a proteção de seu veículo, independentemente do tipo de rastreador pelo qual você opte, ele estar cercado de tecnologia e pronto para te auxiliar na busca por seu automóvel quando você precisar.

0