Qual a função do calço da caixa?

Qual a função do calço da caixa?

Um carro possui várias peças de fixação das partes e o calço da caixa é um daqueles que fazem toda a diferença e que quando estão avariados é totalmente perceptível, tanto nos barulhos emitidos quanto na sensação de conduzir o carro. O calço tem a função de sustentar a caixa de marcha e todo o seu peso que, acoplado junto ao motor, precisam ter uma fixação equilibrada. Quando essa peça se rompe, a caixa de marcha tende a trepidar, a ter muitos barulhos na hora de sair com o carro e outros problemas relacionados.

A peça não costuma dar problemas prematuros, com a exceção do mau uso. O que isso significa? Arrancar dando trancos no carro, por exemplo, é algo que impede que essa peça tenha a sua vida útil protegida. Danilo Vasconcelos, da Dinamicar Pneus, centro automotivo no Rio de Janeiro, fala sobre importância do uso equilibrado do carro: “Quem tem a condução menos agressiva, tende a comprometer essa e outras peças da suspensão como a homocinética, por exemplo”, afirma o especialista.

Embreagem desgastada por gerar problemas

Muitas pessoas podem imaginar que a embreagem só prejudica na hora de engatar as marchas e na hora de fazer a saída com o carro, não deve ter passado pela situação incômoda que é andar com um carro que, ao sair da inércia, vibra muito. Essa situação ajuda a comprometer peças, desparafusar elementos e causar outros danos estruturais. Portanto, quando a embreagem começar a dar problemas, pense efetivamente em trocá-la para proteger também seu calço da caixa.

Além disso, o câmbio é sensível e quando exposto a problemas sucessivos reduzirá muito a sua vida útil se não for usado como deve. Cuidado com o seu carro reflete em economia significativa com manutenção corretiva, principalmente, que são as mais caras.

0