O que fazer quando vaza água do radiador?

Os vazamentos de água do radiador podem acontecer por motivos distintos, como desgaste do equipamento ou até mesmo por ruptura do sistema em uma colisão. Sempre que a água vaza, é importante saber que o carro deve ser desligado, sob pena de danificar o motor de maneira grave.

Phelipe Campos, especialista da Unibras Auto, associação de proteção automotiva, fala da importância de nunca forçar os sistemas vitais do carro: “O sistema de arrefecimento é importante pois evita que o motor venha a superaquecer, o que provocaria a fundição das partes. Quando há uma colisão ou vazamento por qualquer motivo, a melhor decisão é procurar local seguro, desligar o carro e solicitar a sua assistência 24h, como temos na Unibras. Assim, você evita que o custo do conserto seja exponencialmente maior”, avalia o profissional.

Verificar o nível da água ajuda a identificar problemas silenciosos

A diminuição do nível no reservatório sem nenhum motivo aparente pode esconder problemas silenciosos, como, por exemplo, a queima da junta do cabeçote. Ao passo que esse tipo de problema evolui, começa a provocar mau funcionamento do motor, e surge a necessidade de retífica. Além disso, o superaquecimento pode acontecer de uma hora para outra, interrompendo a sua viagem. Nesses casos, o superaquecimento pode ser decisivo para a quebra do motor, principalmente se este já não apresentava as condições ideais.

Em casos de aparecimento de qualquer anomalia, o ideal é procurar uma oficina especializada e avaliar o caso. Em muitos casos, o reparo preventivo significa uma economia muito grande na manutenção. Promova a troca de mangueiras ressecadas e nunca coloque água da torneira no reservatório do sistema de arrefecimento. Sempre use água desmineralizada com fluido de radiador, que é vendido em postos de combustível e lojas de autopeças. Proteger o seu carro é, sem sombra de dúvidas, proteger o seu bolso!

0