O que é lesão por esforço repetitivo?

Lesão por esforço repetitivo é um conjunto de doenças que atingem os músculos e nervos de certas partes do corpo. Essas patologias incluem tendinites (tendão inflamado), mialgia (dor muscular) ou até bursite (dor nas articulações). Quem trabalha em frente a um computador e digita constantemente, por exemplo, está sujeito a sofrer de LER, porém as causas são diversas. Qualquer atividade física em que são feitos os mesmos movimentos repetidas vezes pode resultar nesse tipo de lesão.

Um trabalhador braçal que tenha uma má postura enquanto realiza suas funções ou um atleta que se esforce muito durante o treinamento são outros exemplos de prática de exercícios que podem provocar as dores e desconfortos relacionados com LER. Quando isso acontece, a pessoa tem dificuldade ao realizar algum movimento com o membro afetado, o qual pode ser uma perna, braço, costas ou até os dedos das mãos.

Já que a lesão pode se apresentar na forma de diversas patologias, seu diagnóstico deve ser feito considerando vários aspectos. O Dr. Renato Bastos, médico na OrtoCenter, clínica de ortopedia em Jacarepaguá, explica que para identificar uma lesão por esforço repetitivo é preciso realizar exames físicos e avaliar o histórico clínico, assim como os antecedentes pessoais e familiares. “Normalmente a LER não apresenta sintomas fortes no início, é por isso que quando os pacientes decidem receber atenção médica, a lesão já está em uma etapa avançada e a área está afetada consideravelmente”.

Como prevenir a lesão por esforço repetitivo?

Um ritmo excessivo de trabalho e uma postura inadequada são dois dos fatores mais comuns que causam o desenvolvimento de uma lesão. Por esse motivo, eles devem ser os pontos mais importantes a trabalhar como medidas de prevenção. Veja as seguintes dicas do Dr. Renato:

  • Ao sentar, os pés devem estar apoiados completamente no chão
  • A tela do computador deve estar no mesmo nível dos olhos e a uma boa distância
  • Faça pausas para descansar a cada 30 minutos ou 1 hora
  • Não carregue mais peso do que você aguenta nem faça o mesmo movimento repetitivamente

É sempre importante procurar ajuda médica ao suspeitar de uma lesão por esforço repetitivo para que o tratamento certo possa ser indicado.

1