O que é folha de pagamento?

O que é folha de pagamento?

O que é folha de pagamento?

Trata-se de um documento que relaciona informações sobre as remunerações, descontos ou abatimentos e o valor líquido referente a cada funcionário. Todas as empresas, independentemente do seu tamanho, precisam emitir mensalmente a folha de pagamento com a remuneração paga aos seus empregados e prestadores de serviço.

Por que a folha de pagamento é importante?

”A folha de pagamento desempenha um papel importante em uma empresa por várias razões, e adotar um bom sistema de software de gestão de RH é fundamental para manter a documentação organizada e evitar complicações futuras como processos trabalhistas”, explica Donato Mingarelli, responsável pela Cezanne RH no Brasil.

As informações contidas na folha de pagamento são uma espécie de histórico do funcionário dentro da empresa, e o documento tem função operacional, contábil e fiscal.

Quais informações devem constar na folha de pagamento?

A folha de pagamento é constituída pela soma de todos os registros financeiros de um funcionário: salários, vencimentos, descontos e bônus. No cálculo também devem entrar itens como as horas extras, descontos e benefícios como vale-transporte, alimentação e plano de saúde, além da incidência de impostos.

Existem ainda os valores adicionais que devem ser incluídos. Se a empresa expõe o funcionário a algum risco de saúde, ele pode receber de 10% a 40% a mais sobre o salário, dependendo do grau de insalubridade da atividade desempenhada.

Alguns descontos como valor do sindicato, faltas e atrasos, 13º salário, FGTS e INSS também são discriminados na folha de pagamento.

O cálculo da folha de pagamento exige conhecimentos específicos, e por isso deve ficar a cargo de uma equipe de gestão de recursos humanos .

0

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments