O que é cronograma capilar?

O que é cronograma capilar?

Cuidar dos cabelos é algo que exige muita atenção e dedicação, ainda mais quando o objetivo é deixá-los tão saudáveis quanto lindos. Na internet, temos disponíveis diversas receitas e técnicas que prometem levar hidratação e sedosidade aos fios, e uma das mais comentadas no momento é o cronograma capilar.

Nephertiti Monteiro, gerente de marketing da Skafe Cosméticos, empresa de produtos para cabelo, explica que “O cronograma capilar nada mais é do que uma agenda de cuidados, com a função de repor nutrientes e a massa capilar que se perdem diariamente toda vez que expomos nossas madeixas à água quente, com cloro ou salgada, ao sol e ao uso excessivo de secadores, babyliss e chapinhas”.

Existe um ciclo padrão para as iniciantes na técnica, mas depois que você se habituar, também poderá montar um de acordo com as suas necessidades.

Funcionamento do cronograma capilar

O cronograma oficial funciona da seguinte forma:

  • Semana 1: hidratação nas etapas 1 e 2 e nutrição na etapa 3.
  • Semana 2: hidratação nas etapas 1 e 2 e nutrição na etapa 3.
  • Semana 3: hidratação nas etapas 1 e 2 e reconstrução na etapa 3.
  • Semana 4: hidratação nas etapas 1 e 2 e nutrição na etapa 3.

Depois que você se acostuma com a rotina de cuidados, o processo se torna bem tranquilo, mas é necessário ficar atenta já que é preciso respeitar um período de 48 horas entre uma etapa e outra.

Montando sua agenda

Para que você consiga montar um cronograma exclusivo, você deve saber qual é o seu tipo de cabelo e do que ele precisa.

“No caso de cabelos oleosos, o melhor a fazer é investir em hidratação, já que a nutrição costuma vir acompanhada do uso de muitos óleos, de diversos tipos. Para os cabelos secos, é recomendado que haja um equilíbrio entre ambos, pois os dois são igualmente importantes. O mesmo acontece com os cabelos mistos, mas o cuidado deve ser redobrado, pois as máscaras e óleos vegetais não devem encostar no couro cabeludo”, ressalta Nephertiti.

Faça a preparação para o cronograma

É sempre bom fazer uma desintoxicação nos fios antes do cronograma, para prepará-los para o tratamento. O ideal é que se use um xampu antirresíduos para que o seu couro cabeludo e o comprimento dos cabelos se livrem das impurezas que os acometem.

0