Iluminação e produtividade. Saiba como iluminar o seu local de trabalho!

A harmonia de um local de trabalho depende de uma série de fatores como tamanho do espaço, quantidade de pessoas, temperatura e iluminação, que também tem um papel fundamental na qualidade do ambiente. O olho humano é a forma mais precisa de percepção, e é por ele que recebemos e processamos todas as informações que chegam a nós.

Uma iluminação ruim pode prejudicar a saúde física ou psicológica de um profissional, afetar seu rendimento e acabar provocando um acidente de trabalho.  Por isso, iluminação adequada também é uma questão trabalhista. De acordo com a NR17, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho que dispõe sobre ergonomia (otimização das condições de trabalho humano), em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.

Para falar sobre isso, pedimos o auxílio de Gabriella Tosto, lighting designer da PD LED , empresa especialista em  projeto de iluminação LED , que tem uma série de dicas sobre como iluminar o local de trabalho de forma correta. Ela também explica os benefícios da tecnologia LED na economia de empresas e residências.

Dicas da especialista

1) Explore ao máximo a iluminação natural. Se o espaço tem grandes janelas, aproveite a luz do sol e incorpore-a na decoração ou na funcionalidade do ambiente, mas sem que isso incomode as estações de trabalho.
2) Abuse da iluminação indireta. Muitas vezes, chamamos atenção para um corredor ou passagem sem necessidade, pois eles tiram o foco. Em casos assim, a iluminação indireta pode ser a mais apropriada.
3) É importante que a posição dos computadores não cause reflexo da iluminação, para que isso não se torne um problema para a visão dos funcionários.
4) Priorize a iluminação em LED. São lâmpadas que não esquentam o ambiente, além de serem super econômicas. A sua vida útil é altíssima, o que minimiza a necessidade de manutenção.
5) A temperatura de cor ideal para um escritório precisa ficar entre 4000 e 5000 Kelvin.
6) O IRC (Índice de Reprodução de Cor) mais alto possível, sem piscagem e sem radiação de calor e luz UV.
7) Luminárias pendentes são aconselhadas para iluminar estações de trabalho. A iluminação individual garante a claridade como um todo, principalmente para funções que precisam de muita luz.

Vale ressaltar a importância de uma consultoria de iluminação, pois um ambiente com luz adequada pode gerar mais produtividade. Além de trazer mais frescor a escritórios, um projeto correto para ambientes como galpões e indústrias pode economizar tempo com manutenção e ainda reduzir custos com a iluminação.

1