Hidroterapia para idosos

Hidroterapia para idosos

Idosa praticando hidroterapia | Hidroterapia para idosos

Os benefícios da hidroterapia são inúmeros, mas você sabia que eles podem ser ainda maiores para pessoas na terceira idade?

A fisioterapia dentro d’água promove o relaxamento muscular, alívio da dor, ganho de força muscular e, de acordo com o Dr. Renato Bastos, ortopedista da Orto Center, clínica de ortopedia no rio de Janeiro, é responsável por diminuir consideravelmente o impacto nas articulação, sendo altamente aconselhável para pacientes idosos.

Benefícios da hidroterapia para pessoas da terceira idade

As atividades da hidroterapia acontecem em uma piscina aquecida, para ajudar o corpo a relaxar, e são muito indicadas para casos de artrite, condição que ataca principalmente a população idosa. Quando ficamos parados, as dores nas articulações pioram e a hidroterapia é bastante indicada para esses casos porque, mesmo que os exercícios causem certo desconforto no começo, a água vai diminuir a dor consideravelmente.

A hidroterapia também ajuda a melhorar a amplitude dos movimentos. Estudos confirmam que a pressão arterial, algo que preocupa nessa faixa etária, também tem uma significativa melhora graças à prática, com a diminuição da pressão nos vasos sanguíneos causada pela água.

Outros benefícios desse exercício, como a melhora na resistência cardiovascular, redução dos níveis de colesterol e perda de gordura abdominal podem ser ainda mais importantes para a população idosa, já que não são muitos os tipos de atividades que pessoas nessa faixa etária podem fazer. De qualquer forma, antes de começar essa ou qualquer outra atividade, é sempre recomendável ter liberação médica.

0