Existe contraindicação para cirurgias plásticas?

A cirurgia plástica é um dos desejos de muitas pessoas que buscam melhorar sua autoestima através de mudanças no corpo. Com os avanços da Medicina, esse procedimento está a cada dia mais seguro. Porém, ainda assim ainda existem riscos, cuidados e precauções a serem tomadas. Confira as contraindicações da cirurgia plástica.

Cirurgia plástica é segura?

Todo procedimento cirúrgico tem riscos, mas alguns cuidados afastam possíveis complicações. Desde o momento da escolha do cirurgião até os cuidados pré-operatórios, é preciso muita atenção antes de fazer uma cirurgia plástica: “Além de referências de amigos e de outros médicos, é importante que você realize uma pesquisa e colete informações a respeito da formação e experiência do cirurgião escolhido”, sinaliza a Dra. Beatriz Medina, que realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro

. Por isso, cheque se o profissional tem registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, única entidade no Brasil que pode certificar médicos na área, atestando que foram cumpridos dois anos de residência em cirurgia geral e mais três na plástica.

Existe contraindicação para cirurgia plástica?

Toda cirurgia plástica deve ser executada por uma equipe médica qualificada, em ambiente hospitalar adequado onde os cuidados e protocolos de assepsia, antissepsia, suporte anestésico e outros sejam devidamente realizados. Há fatores que denotam contraindicações até mesmo para a cirurgia plástica. Problemas de coagulação, infecção de qualquer área afetada no dia da cirurgia, problemas de coração, pulmão, fígado ou em outros órgãos nobres aumentam bastante o risco cirúrgico: “Vale lembrar que o cirurgião plástico somente indicará a cirurgia se julgar o risco do procedimento mínimo e aceitável”, pontua Dra. Beatriz.

Cuidados no pós-operatório

Seguir as recomendações do cirurgião depois do procedimento é uma parte muito importante do processo. Alimentar-se corretamente, ingerindo alimentos saudáveis, frutas e legumes é imprescindível para a recuperação do corpo. Em cirurgia de mamas, o uso do sutiã cirúrgico é obrigatório durante 30 dias. Os exercícios físicos moderados podem ser iniciados após um mês, bem como a exposição solar.

0