Economize combustível calibrando seus pneus. Entenda!

Pneus vazios ou mal calibrados podem fazer o seu veículo consumir mais combustível. Você sabia que calibragem em dia pode até economizar seu dinheiro e fazer a gasolina render mais? A economia gira em torno de 25% se você cuidar do seu veículo de forma adequada. Consultamos um especialista para nos ajudar no assunto. De acordo com Danilo Vasconcelos, CEO da Dinamicar Pneus , a lógica é simples.

“Os pneus são criados para rodarem em uma área de contato específica, estipulada por uma calibragem pré-determinada de acordo com modelo e carga especificada pelo fabricante. Pneus vazios demandam mais do motor, pois aumentam a força de arrasto. É como se o carro andasse travado. A sobrecarga é imediata, e faz com que o automóvel gaste mais combustível”, afirmou Danilo. Dessa maneira, o resultado pode ser sentido na bomba de gasolina.

Reunimos aqui algumas dicas que para a manutenção de seus pneus que vão fazer você economizar. Primeiro, calibre seus pneus ainda frios e lembre sempre de encher o estepe. Se você andou mais de 10 mil km, passou por muitos buracos ou o volante estiver vibrando muito, é hora de revisar o alinhamento e o balanceamento da direção.

Faça o rodízio de pneus a cada 10 mil km e respeite a carga limitada pelo fabricante. Fique atento ao desgaste dos pneus, passe os dedos nos sulcos e ateste o nível de elevação da borracha. Consulte o manual do fabricante para saber a calibragem correta, pois cada modelo de carro tem uma capacidade diferente em libras.

0